Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1750
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarros Filho, Francisco Furtado-
dc.contributor.advisor1Carvalho, Edilene Borges de-
dc.date.accessioned2025-04-07T11:34:28Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationBARROS FILHO, Francisco Furtado. A linguagem multifacetada nos meios de tecnologia da educação a distância. 2025. 36 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Castelo do Piauí, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1750-
dc.description.resumoA presente monografia mostra o resultado da pesquisa de cunho qualitativo que teve como objetivo geral analisar o papel da linguagem multifacetada nos meios tecnológicos da Educação a Distância, identificando suas implicações no processo de ensino-aprendizagem e propondo estratégias para aprimorar a comunicação educacional nesse contexto”.Buscou-se analisar as limitações tecnológicas no processo de ensino enfrentadas pelos professores e alunos diante do avanço no ensino em EAD, e quais as principais metodologias para o aprimoramento dessa modalidade de ensino para a dinamização de estudos e os benefícios para a melhoria da qualidade da prática pedagógica. Diante do objetivo geral estabelecemos como objetivos específicos: Identificar os principais tipos de linguagem utilizados nos ambientes virtuais de aprendizagem; examinar como diferentes formas de linguagem afetam a interação dos alunos com atividade e a plataforma; investigar os desafios enfrentados pelos estudantes diante da multiplicidade das linguagens nos meios tecnológicos educacionais.A necessidade da investigação deste estudo surgiu pela observação do crescimento da modalidade da Educação a Distância que exige adaptação constante das práticas pedagógicas às novas tecnologias. A comunicação é um fator determinante para o sucesso da aprendizagem nesse modelo de ensino, e a diversidade de linguagens empregadas pode impactar diretamente a compreensão e engajamento dos alunos. A metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica, qualitativa e exploratória, baseada pelas buscas eletrônicas nos sites da Scielo, Pubmed, e Periódicos definidos. Alguns teóricos que fundamentaram este trabalho, foram: Santos, Medeiros e Meroto (2024), Aureliano e Queiroz (2023), Souza e Cavalcante (2021), Oliveira e Dias (2024), entre outros que contribuíram para esta pesquisa.por
dc.description.abstractThis monograph shows the results of qualitative research that had as its general objective to analyze the role of multifaceted language in the technological means of Distance Education, identifying its implications in the teaching-learning process and proposing strategies to improve educational communication in this context. The aim was to analyze the technological limitations in the teaching process faced by teachers and students in view of the advances in distance education, and what are the main methodologies for improving this teaching modality to streamline studies and the benefits for improving the quality of pedagogical practice. In view of the general objective, we established the following specific objectives: To identify the main types of language used in virtual learning environments; to examine how different forms of language affect students' interaction with the activity and the platform; to investigate the challenges faced by students in view of the multiplicity of languages in educational technological means. The need for this study arose from the observation of the growth of the Distance Education modality, which requires constant adaptation of pedagogical practices to new technologies. Communication is a determining factor for successful learning in this teaching model, and the diversity of languages used can directly impact students' understanding and engagement. The methodology applied was bibliographic, qualitative and exploratory research, based on electronic searches on the websites of Scielo, Pubmed, and defined journals. Some theorists who supported this work were: Santos, Medeiros and Meroto (2024), Aureliano and Queiroz (2023), Souza and Cavalcante (2021), Oliveira and Dias (2024), among others.por
dc.description.provenanceSubmitted by Francisco Filho (franciscofurtadobarrosfilh002@gmail.com) on 2025-04-04T17:39:32Z No. of bitstreams: 2 TCC Final Francisco Furtado.pdf: 771357 bytes, checksum: b0e3c8a8ee8f3adb6c5f056fc03ec3c2 (MD5) TERMO.pdf: 186858 bytes, checksum: 08a39fdab041bb559fd41e5d6baaa2c0 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-04-07T11:34:28Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC Final Francisco Furtado.pdf: 771357 bytes, checksum: b0e3c8a8ee8f3adb6c5f056fc03ec3c2 (MD5) TERMO.pdf: 186858 bytes, checksum: 08a39fdab041bb559fd41e5d6baaa2c0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-07T11:34:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC Final Francisco Furtado.pdf: 771357 bytes, checksum: b0e3c8a8ee8f3adb6c5f056fc03ec3c2 (MD5) TERMO.pdf: 186858 bytes, checksum: 08a39fdab041bb559fd41e5d6baaa2c0 (MD5) Previous issue date: 2025-03-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Portuguêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLinguagem Multifacetadapor
dc.subjectEducação a Distância (EAD)por
dc.subjectPráticas Pedagógicaspor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleA linguagem multifacetada nos meios de tecnologia da educação a distânciapor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf753,28 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.