Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1751
Tipo do documento: Monografia
Título: Alfabetização e letramento digital: o impacto da tecnologia no desenvolvimento da leitura e escrita em crianças e adolescentes.
Autor: Sirqueira, Claudeth Miranda
Primeiro orientador: Queiroz, Lya Rakel Elouf
Resumo: Este trabalho propõe-se a examinar o impacto das tecnologias digitais no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita em crianças e adolescentes, destacando a alfabetização e o letramento digital como competências essenciais para a formação integral no mundo contemporâneo. Diante da presença crescente da tecnologia na educação, buscou-se compreender a maneira como as ferramentas digitais influenciam o aprendizado, bem como os desafios enfrentados por docentes ao incorporar esses recursos e as práticas pedagógicas eficazes para promover leitura e escrita em ambientes digitais. Com uma abordagem bibliográfica, o referencial teórico explora o papel das tecnologias no contexto educacional, as dificuldades estruturais e de formação que professores encontram e as metodologias inovadoras que facilitam o engajamento dos alunos. Esta pesquisa está embasada nos estudos de Xavier (2011), Temóteo (2020) e Souza (2024), enfatizam que embora existam muitos desafios, o letramento digital é uma realidade, onde é necessário analinhar as estratégias pedagógicas às demandas contemporâneas. A pesquisa pretetendeu contribuir para o entendimento das práticas de ensino adaptadas à era digital, oferecendo uma base teórica para práticas pedagógicas inclusivas que desenvolvam o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes no contexto digital.
Abstract: This work aims to examine the impact of digital technologies on the development of reading and writing skills in children and adolescents, highlighting literacy and digital literacy as essential competencies for holistic education in the contemporary world. In light of the growing presence of technology in education, the study seeks to understand how digital tools influence learning, as well as the challenges faced by educators when incorporating these resources and effective pedagogical practices to promote reading and writing in digital environments. With a bibliographic approach, the theoretical framework explores the role of technologies in the educational context, the structural and training difficulties that teachers encounter, and the innovative methodologies that facilitate student engagement. This research is based on the studies of Xavier (2011), Temóteo (2020), and Souza (2024), emphasizing that although there are many challenges, digital literacy is a reality, where it is necessary to align pedagogical strategies with contemporary demands. The research aims to contribute to the understanding of teaching practices adapted to the digital age, providing a theoretical foundation for inclusive pedagogical practices that develop critical thinking and student autonomy in the digital context.
Palavras-chave: Tecnologias Digitais
Leitura e Escrita
Letramento Digital
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: SIRQUEIRA, Claudeth Miranda. Alfabetização e letramento digital: o impacto da tecnologia no desenvolvimento da leitura e escrita em crianças e adolescentes. 2025. 29 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Gilbués, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1751
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf311,56 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.