Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1755
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Onássis Henrique Nunes do-
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Mário Eduardo-
dc.date.accessioned2025-04-08T11:18:24Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Onássis Henrique Nunes do. A multimodalidade nas aulas de língua inglesa: revisão bibliográfica de 2018 a 2023. 2025. 32 f. Monografia (Licenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Piripiri, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1755-
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa seis estudos publicados entre 2018 e 2023, que abordam a integração de práticas multimodais no ensino de língua inglesa. Por meio de uma análise documental, investigamos as contribuições, desafios e impactos dessas práticas no contexto educacional contemporâneo, com ênfase na formação docente, infraestrutura tecnológica e estratégias pedagógicas que promovem o letramento crítico, a inclusão e o engajamento dos estudantes. Este estudo é fundamentado a partir do arcabouço teórico de Magalhães (2012), Rojo (20122015); Costa (2021); Ribeiro (2022); Peirce (1998) que trazem importantes contribuições sobre as práticas de ensino aliadas ao estudo da multimodalidade e semiótica. Os resultados apontam que, apesar dos desafios, como a formação insuficiente de professores e o acesso desigual as tecnologias, as práticas multimodais oferecem benefícios significativos. Entre eles destacam-se o desenvolvimento de habilidades comunicativas e interculturais, a ampliação do repertório linguístico. Concluímos que a adoção de abordagens multimodais no ensino de inglês é indispensável para responder às demandas de uma sociedade conectada, exigindo investimentos em formação docente, infraestrutura e uma mudança cultural no campo pedagógico. Sendo assim, este estudo busca contribuir com reflexões que potencializem o ensino de inglês, tornando-o mais significativo e alinhado às realidades dos estudantes.por
dc.description.abstractThis research analyzes six studies published between 2018 and 2023 that address the integration of multimodal practices in English language teaching. Through a documental analysis, we investigate the contributions, challenges, and impacts of these practices in the contemporary educational context, with an emphasis on teacher training, technological infrastructure, and pedagogical strategies that promote critical literacy, inclusion, and student engagement. This study is grounded in the theoretical framework of Magalhães (2012), Rojo (2012-2015), Costa (2021), Ribeiro (2022), and Peirce (1998), which provide significant contributions to teaching practices linked to the study of multimodality and semiotics. The results show that, despite challenges such as insufficient teacher training and unequal access to technology, multimodal practices offer significant benefits. These include the development of communicative and intercultural skills as well as the expansion of students' linguistic repertoire. We conclude that adopting multimodal approaches in English teaching is essential to meet the demands of a connected society, requiring investments in teacher training, infrastructure, and cultural shifts in the pedagogical field. Therefore, this study aims to contribute with reflections that enhance English teaching, making it more meaningful and aligned with students’ realities.por
dc.description.provenanceSubmitted by ONÁSSIS NASCIMENTO (onassish@hotmail.com) on 2025-04-07T22:33:33Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 702787 bytes, checksum: f229944db94a613bbaef04d0b612cc00 (MD5) repositorio_assinado.pdf: 568939 bytes, checksum: f9dd6bfb0d0d54b1777d13a001d5f6a1 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-04-08T11:18:24Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 702787 bytes, checksum: f229944db94a613bbaef04d0b612cc00 (MD5) repositorio_assinado.pdf: 568939 bytes, checksum: f9dd6bfb0d0d54b1777d13a001d5f6a1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-08T11:18:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 702787 bytes, checksum: f229944db94a613bbaef04d0b612cc00 (MD5) repositorio_assinado.pdf: 568939 bytes, checksum: f9dd6bfb0d0d54b1777d13a001d5f6a1 (MD5) Previous issue date: 2025-02-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Inglêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMultimodalidadepor
dc.subjectEnsino de Inglêspor
dc.subjectFormação Docentepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA multimodalidade nas aulas de língua inglesa: revisão bibliográfica de 2018 a 2023por
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf686,32 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.