Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1759
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarros, Eurismar da Silva-
dc.contributor.advisor1Oliveira, Joaquim de Sousa-
dc.contributor.referee1Pinho, Vanderlan-
dc.contributor.referee2Brito, Maria do Carmo-
dc.date.accessioned2025-04-09T11:20:16Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationBARROS, Eurismar da Silva. Dificuldade no ensino da oralidade em aulas de língua inglesa. 2025. 38 f. Monografia (Licenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Piracuruca, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1759-
dc.description.resumoA oralidade é uma habilidade essencial no ensino de línguas estrangeiras, principalmente nas aulas de Língua Inglesa. No entanto, observa-se que nas aulas de Inglês em escolas públicas, há uma grande ênfase no ensino da gramática e da escrita, o que resulta em dificuldades no desenvolvimento da fluência oral dos alunos. Pensando nisso, a presente pesquisa tem como objetivos analisar as dificuldades do ensino da Língua Inglesa no Ensino Fundamental, assim como identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos no aprendizado da habilidade “speaking” de Língua Inglesa, além de verificar quais estratégias utilizadas pelos professores para ensinar a oralidade em Língua Inglesa e apresentar recursos auxiliares no aprendizado da oralidade em Língua Inglesa. Para alcançar tais objetivos, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Para fundamentação teórica foram utilizados autores tais como Penny Ur (1996) quando trata sobre as dificuldades no ensino da oralidade em Inglês, Harmer (1983) que aborda sobre a importância de criar oportunidades significativas para a prática oral, Silva (2011) quando trata sobre oralidade, Xavier (2012) que aborda sobre a metodologia do ensino de Língua Inglesa, entre outros. Os resultados desta pesquisa afirmam que o uso de estratégias de ensino voltadas para as práticas comunicativas melhora significativamente a oralidade dos alunos do ensino público. Essa conclusão responde à questão sobre como aprimorar o ensino da oralidade em escolas públicas, propondo uma abordagem prática e inovadora. Esse resultado da pesquisa é relevante, pois relata uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos professores de Língua Inglesa, proporcionando soluções viáveis para o contexto escolar brasileiro.por
dc.description.abstractSpeaking is an essential skill in foreign language teaching, especially in English classes. However, it has been observed that in English classes in public schools, there is a great emphasis on teaching grammar and writing, which results in difficulties in developing students' oral fluency. With this in mind, this research aims to analyze the difficulties of teaching English in elementary school, as well as to identify the main difficulties faced by students in learning the skill of “speaking” in English, in addition to verifying the strategies used by teachers to teach orality in English and to present auxiliary resources for learning orality in English. To achieve these objectives, a qualitative bibliographical study was carried out. Authors such as Penny Ur (1996), who deals with the difficulties of teaching orality in English, and Harmer (1983), who discusses the importance of creating meaningful opportunities for oral practice, Silva (2011) on orality, Xavier (2012) on English language teaching methodology, among other authors, were used as theoretical foundations. The results of this research affirm that the use of teaching strategies focused on communicative practices significantly improves the speaking skills of public school students. This conclusion answers the question of how to improve the teaching of orality in public schools, proposing a practical and innovative approach. This result of the research is relevant, as it reports on one of the greatest difficulties faced by English language teachers, providing viable solutions for the Brazilian school context.por
dc.description.provenanceSubmitted by Eurismar Barros (eurysmarbarros@gmail.com) on 2025-04-08T17:22:31Z No. of bitstreams: 2 Termo de Autorização Repositório.pdf: 534110 bytes, checksum: df6cb89aedc64e992c07230c2cc64163 (MD5) Projeto TCC EURISMAR DA SILVA BARROS..pdf: 428858 bytes, checksum: d0c0627181c7c656809f7d164f7be2e2 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-04-09T11:20:16Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo de Autorização Repositório.pdf: 534110 bytes, checksum: df6cb89aedc64e992c07230c2cc64163 (MD5) Projeto TCC EURISMAR DA SILVA BARROS..pdf: 428858 bytes, checksum: d0c0627181c7c656809f7d164f7be2e2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-09T11:20:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo de Autorização Repositório.pdf: 534110 bytes, checksum: df6cb89aedc64e992c07230c2cc64163 (MD5) Projeto TCC EURISMAR DA SILVA BARROS..pdf: 428858 bytes, checksum: d0c0627181c7c656809f7d164f7be2e2 (MD5) Previous issue date: 2025-01-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Inglêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectOralidadepor
dc.subjectEnsino de Inglêspor
dc.subjectEscola Públicapor
dc.subjectEnsino-Aprendizagempor
dc.subject.cnpqLETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.titleDificuldade no ensino da oralidade em aulas de língua inglesapor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf418,81 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.