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Tipo do documento: Monografia
Título: O Ensino de Literatura no Livro Didático do Ciclo 2024 das escolas públicas de Floriano
Autor: Castro Sobrinho, Daiana Silva
Primeiro orientador: Carvalho, Lívia Maria da Costa
Resumo: Este trabalho investiga o ensino de literatura no livro didático Estações: Rotas de Atuação Social, de Fernanda Pinheiro Barros e colaboradores (2020), utilizado em 2024 nas escolas públicas de Floriano. De natureza qualitativa e documental, a pesquisa analisa como as propostas de leitura do texto literário são apresentadas no Livro Didático e de que maneira esses textos são trabalhados nas escolas, com destaque no desenvolvimento crítico e reflexivo dos alunos. Além disso, foi realizada uma avaliação da diversidade de autores e estilos literários, destacando suas contribuições para um ensino dinâmico e atrativo ao público piauiense. Observou-se, no entanto, a ausência de autores piauienses no material, o que levanta questões sobre a representatividade regional no ensino de literatura. O estudo baseia-se em teóricos como William Cereja, Antônio Cândido, Ingedore Koch e Rildo Cosson, e também considera documentos como os PCNs, o Currículo do Piauí e a BNCC para identificar as diretrizes que orientam o ensino literário. A pesquisa conclui que a inclusão de uma maior diversidade de autores regionais é fundamental para promover um ensino mais significativo, estimulando o pensamento crítico e a valorização da cultura local.
Abstract: This study investigates the teaching of literature in the textbook Estações: Rotas de Atuação Social [Estações: Rotas de Atuação Social], by Fernanda Pinheiro Barros and collaborators (2020), used in 2024 in public schools in Floriano. Qualitative and documentary in nature, the research analyzes how the reading proposals of the literary text are presented in the book and how these texts are worked on in schools, with an emphasis on the critical and reflective development of students. In addition, an assessment of the diversity of authors and literary styles was carried out, highlighting their contributions to a dynamic and attractive teaching for the public of Piauí. However, the absence of authors from Piauí in the material was observed, which raises questions about regional representation in the teaching of literature. The study is based on theorists such as William Cereja, Antônio Cândido, Ingedore Koch and Rildo Cosson, and also considers documents such as the PCNs, the Piauí Curriculum and the BNCC to identify the guidelines that guide literary teaching. The research concludes that the inclusion of a greater diversity of regional authors is essential to promote more meaningful teaching, stimulating critical thinking and the appreciation of local culture.
Palavras-chave: Ensino de Literatura
Livro Didático
Representatividade Regional
Desenvolvimento Crítico
Autores Piauienses
Área(s) do CNPq: LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: CASTRO SOBRINHO, Daiana Silvao. O ensino de literatura no livro didático do ciclo 2024 das escolas públicas de Floriano. 2025. 50 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Floriano, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1761
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Letras Português (Josefina Demes – FLORIANO)

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