| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1764| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | As contribuições da literatura de um cordel para a desconstrução do preconceito linguístico na luz da sociolinguística |
| Autor: | Silva, Lucivânia Gonçalves da |
| Primeiro orientador: | Santos, Heráclito Júlio Carvalho dos |
| Segundo orientador: | Araújo, Marcos Paulo de Sousa |
| Primeiro coorientador: | Costa, Francisco da Cruz |
| Segundo coorientador: | Araújo, Marcos Paulo de Sousa |
| Primeiro membro da banca: | Santos, Heráclito Júlio Carvalho dos |
| Segundo membro da banca: | Costa, Nathanrildo Francisco da Cruz |
| Terceiro membro da banca: | Araújo, Marcos Paulo de Sousa |
| Resumo: | O textos literários de cordel, ou seja, a Literatura de Cordel são importantes para desmistificar a linguagem e são analisados em termos sociolinguisticos. Este trabalho discute a influência dos escritos de Cordell na promoção da consciência e compreensão da diversidade linguística regional e questiona a introdução de práticas linguisticas robustas no contexto educacional brasileiro. Além de analisar a prática docente de Cordell, este estudo considera a importância de uma abordagem pedagógica que leve em conta as diversas expressões linguísticas e culturais encontradas no Brasil. Para atingir esse objetivo, o estudo utiliza método qualitativo e abordagem descritivo-exploratória. Palavras-chave: Literatura de Cordel. Preconceito Linguístico. Sociolinguística. Diversidade Linguistica. Educação. |
| Abstract: | Cordel literary texts, that is, Cordel Literature, are important for demystifying language and are analyzed in sociolinguistic terms. This work discusses the influence of Cordell's writings in promoting awareness and understanding of regional linguistic diversity and questions the introduction of robust linguistic practices in the Brazilian educational context. In addition to analyzing Cordell's teaching practice, this study considers the importance of a pedagogical approach that takes into account the diverse linguistic and cultural expressions found in Brazil. To achieve this objective, the study uses a qualitative method and a descriptive-exploratory approach. Keywords: Cordel Literature. Linguistic Prejudice. Sociolinguistics. Linguistic Diversity. Education. |
| Palavras-chave: | Literatura de Cordel Preconceito Linguístico Sociolinguística Diversidade Linguística Educação |
| Área(s) do CNPq: | LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias Humanas e Letras |
| Programa: | Licenciatura em Letras Português |
| Citação: | SILVA, Lucivânia Gonçalves da. As contribuições da Literatura de cordel para desconstrução do preconceito linguístico á luz da sociolinguística. 2024. 48 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Castelo do Piauí-PI, 2024. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1764 |
| Data de defesa: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Português |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 472,29 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
