Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1767
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Nubia Marcelina-
dc.contributor.advisor1Santos, Heráclito Júlio Carvalho dos-
dc.date.accessioned2025-04-10T12:25:15Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationALVES, Núbia Marcelina. A importância da literatura na formação de ensino nos anos iniciais e finais do ensino fundamental. 2024. 37 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Castelo do Piauí-PI, 2024.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1767-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo investigar o papel da literatura no ensino fundamental, abrangendo tanto os anos iniciais quanto os anos finais. A pesquisa busca compreender como a prática literária pode contribuir para a formação de leitores críticos e reflexivos, bem como promover o desenvolvimento de habilidades linguísticas e cognitivas. Diante da escassez de textos literários com função social em muitas salas de aula, o estudo questiona se a leitura de obras literárias está, de fato, formando futuros leitores que compreendem seu papel social, cultural e político. Através de uma análise crítica e teórica, fundamentada em autores brasileiros e estrangeiros, o trabalho aborda também os desafios enfrentados pelos professores no ensino de literatura, como a falta de incentivo à leitura e a ausência de metodologias eficazes para despertar o interesse dos alunos. Além disso, são apresentados métodos e práticas pedagógicas que visam tornar o ensino da literatura mais acessível e significativo, preparando os estudantes para interagir de forma crítica com os textos. A metodologia empregada foi de cunho qualitativo, com análise de fontes teóricas e observações em sala de aula, a fim de fornecer subsídios para uma reflexão sobre o ensino de literatura como uma ferramenta poderosa de formação de indivíduos conscientes e socialmente engajados. Palavras-chave: Literatura. Ensino Fundamental. Leitores Críticos. Prática Pedagógica. Função Social.por
dc.description.abstractThis study aims to investigate the role of literature in elementary education, covering both early and final years. The research seeks to understand how literary practice can contribute to the formation of critical and reflective readers, as well as promote the development of linguistic and cognitive skills. Given the scarcity of literary texts with social function in many classrooms, the study questions whether the reading of literary works is effectively shaping future readers who understand their social, cultural, and political roles. Through critical and theoretical analysis, grounded in Brazilian and foreign authors, the study also addresses the challenges faced by teachers in teaching literature, such as the lack of reading encouragement and the absence of effective methodologies to spark students' interest. Moreover, methods and pedagogical practices are presented to make literature teaching more accessible and meaningful, preparing students to interact critically with texts. The methodology employed was qualitative, with theoretical analysis and classroom observations, aiming to provide support for reflection on literature teaching as a powerful tool for shaping socially engaged and aware individuals. Keywords: Literature. Elementary Education. Critical Readers. Pedagogical Practice. Social Function.por
dc.description.provenanceSubmitted by Nubia Marcelina Alves Alves (nubiasmt2020@gmail.com) on 2025-04-10T01:06:24Z No. of bitstreams: 2 ilovepdf_merged_organized.pdf: 457155 bytes, checksum: bf69a8c2ecf3b5b4001257b2bcbd237b (MD5) Termo de Autorização para Publicação de Teses e Dissertações Eletrônicas no Repositório Institucional da UFLA - RIUFLA (3).pdf: 215707 bytes, checksum: ea6191f6d27c4cd1a6c501b72ebc5780 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-04-10T12:25:15Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ilovepdf_merged_organized.pdf: 457155 bytes, checksum: bf69a8c2ecf3b5b4001257b2bcbd237b (MD5) Termo de Autorização para Publicação de Teses e Dissertações Eletrônicas no Repositório Institucional da UFLA - RIUFLA (3).pdf: 215707 bytes, checksum: ea6191f6d27c4cd1a6c501b72ebc5780 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-10T12:25:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ilovepdf_merged_organized.pdf: 457155 bytes, checksum: bf69a8c2ecf3b5b4001257b2bcbd237b (MD5) Termo de Autorização para Publicação de Teses e Dissertações Eletrônicas no Repositório Institucional da UFLA - RIUFLA (3).pdf: 215707 bytes, checksum: ea6191f6d27c4cd1a6c501b72ebc5780 (MD5) Previous issue date: 2025-01-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Portuguêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectLeitores Críticospor
dc.subjectPrática Pedagógicapor
dc.subjectFunção Socialpor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleA importância da literatura na formação de ensino nos anos iniciais e finais do ensino fundamentalpor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf446,44 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.