Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1768
Tipo do documento: Monografia
Título: As dificuldades na leitura e interpretação de texto em sala de aula
Autor: Moura, Antonia Wanessa Fernandes de
Primeiro orientador: Santos, Heráclito Júlio Carvalho dos
Resumo: Este trabalho analisa os problemas enfrentados pelos alunos na leitura e interpretação de textos em sala de aula, competências essenciais para o desenvolvimento profissional e social. Partindo do pressuposto de que fatores como metodologia aplicada, falta de motivação e repertório linguístico limitado afetam a compreensão, este estudo tem como objetivo identificar os fatores que dificultam o desempenho dos alunos. Nesse sentido, este trabalho apresentará uma revisão bibliográfica de teóricos como Lajolo, Leffa, Solé e Kleiman, que discutem a importância da leitura como atividade significativa e a importância do papel do professor. Pode-se perceber que a falta de métodos comuns de leitura e a prevalência da falta de motivação indicam que há necessidade de métodos mais lúdicos e interativos que estimulem o interesse dos alunos e também tornem a leitura um método positivo e ativo. Dentre os métodos estão os recursos tecnológicos, debates e discussões em grupo, diversificação dos gêneros textuais, releitura e revisão textual, entre ostros métodos. A pesquisa propõe uma abordagem crítica e reflexiva, apresentando sugestões pedagógicas para melhorar a motivação e o entendimento dos estudantes em relação à leitura. Nos capítulos deste estudo serão discutidos: os principais problemas de interpretação; o papel do professor nesse processo; e estratégias de aprendizagem inovadoras para promover uma leitura independente e interessante. Portanto, este estudo contribui para o desenvolvimento de práticas docentes que enfatizem a interpretação de textos como habilidade fundamental no processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: This work analyzes the problems faced by students when reading and interpreting texts in the classroom, essential skills for professional and social development. Based on the assumption that factors such as applied methodology, lack of motivation and limited linguistic repertoire affect understanding, this study aims to identify the factors that hinder students' performance. In this sense, this work will present a bibliographical review of theorists such as Lajolo, Leffa, Solé and Kleiman, who discuss the importance of reading as a significant activity and the role of the teacher as an advertising assistant. It can be seen that the lack of common reading methods and the prevalence of lack of motivation indicate that there is a need for more playful and interactive methods that stimulate students' interest and also make reading a positive and active method. Among the methods are technological resources, debates and group discussions, diversification of textual genres, rereading and textual review, among other methods. The research proposes a critical and reflective approach, presenting pedagogical suggestions to improve students' motivation and understanding in relation to reading. The chapters of this study will discuss: the main problems of interpretation; the role of the teacher in this process; and innovative learning strategies to promote independent and interesting reading. Therefore, this study contributes to the development of teaching practices that emphasize text interpretation as a fundamental skill in the teaching-learning process.
Palavras-chave: Leitura
Interpretação de Texto
Dificuldades Escolares
Motivação
Práticas Pedagógicas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: MOURA, Antonia Wanessa Fernandes de. As dificuldades na leitura e interpretação de texto em sala de aula. 2024. 49 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Castelo do Piauí, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1768
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf768,36 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.