Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1771
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarlos, Thayla da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5083888915335756por
dc.contributor.advisor1Moura, Liége de Souza-
dc.date.accessioned2025-04-11T11:37:17Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCARLOS, Thayla da Silva. O conceito de espaço em livros didáticos de geografia em escolas públicas estaduais de tempo integral, Teresina-PI. Teresina PI. 2022. 46 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2022.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1771-
dc.description.resumoO presente trabalho analisa o conceito de espaço geográfico apresentado nos livros didáticos de Geografia da primeira série do Ensino Médio em escolas de tempo integral da rede estadual em Teresina-PI. Por se tratar de um conceito chave da Geografia, o espaço geográfico, por sua vez, ganhou centralidade nos estudos geográficos. A pesquisa tem como objetivo geral analisar o conceito de espaço geográfico nos livros didáticos em escolas de tempo integral da rede estadual de educação básica, definindo-se, então, como objetivos específicos: Levantar as concepções sobre o conceito de espaço geográfico nos livros didáticos; identificar as abordagens filosóficas do conceito de espaço geográfico presentes nos livros didáticos; apresentar um quadro comparativo referente às concepções de espaço geográfico dos livros analisados das escolas investigadas. A metodologia da pesquisa contou com a pesquisa bibliográfica, levantamento das escolas e análise dos livros didáticos. Por fim, foram elaborados quadros sínteses sobre os resultados obtidos por meio dos critérios estabelecidos para a análise. Os resultados apontam que as concepções de espaço nos livros estudados apresentam diferentes correntes filosóficas, como também os demais conceitos chave presentes nas obras e sua evolução dentro das correntes do pensamento geográfico.por
dc.description.abstractThe present work analyzes the concept of “space” presented in the Geography textbooks of the first year of high school in full-time schools of the state network in Teresina-PI. As it is a key concept in Geography, “space”, in turn, has gained centrality in geographical studies. The research has as general objective to analyze the conceptions and approaches worked on the concept of “space” in textbooks in full-time schools of the state basic education network, defining, then, as specific objectives: Make a survey on the conceptions about the concept of “space” in textbooks; identify the philosophical approaches to the concept of “space” present in textbooks; present a comparative picture referring to the conceptions of “space” of the analyzed books of the investigated schools. The research methodology included bibliographic research, survey of schools and textbooks analysis. Finally, summary tables were prepared on the results obtained through the criteria established for the analysis. The results indicate that the conceptions of space in the books studied present different philosophical currents, as well as other key concepts present in the works and their evolution within the currents of geographical thought.por
dc.description.provenanceSubmitted by Thayla Carlos (thaycalos98@gmail.com) on 2025-04-11T11:09:43Z No. of bitstreams: 2 Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI.pdf: 47997 bytes, checksum: 9b9e91eda51d02d5fae46680a5048d69 (MD5) Monografia _THAYLA (Final).pdf: 1249767 bytes, checksum: 0182fbaba16fb37f3932250a75e5ba88 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-04-11T11:37:17Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI.pdf: 47997 bytes, checksum: 9b9e91eda51d02d5fae46680a5048d69 (MD5) Monografia _THAYLA (Final).pdf: 1249767 bytes, checksum: 0182fbaba16fb37f3932250a75e5ba88 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-11T11:37:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI.pdf: 47997 bytes, checksum: 9b9e91eda51d02d5fae46680a5048d69 (MD5) Monografia _THAYLA (Final).pdf: 1249767 bytes, checksum: 0182fbaba16fb37f3932250a75e5ba88 (MD5) Previous issue date: 2022-06-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Geografiapor
dc.relation.referencesARAUJO, José Danilo Santos Cavalcanti. O espaço geográfico na confluência entre livro didático e os parâmetros curriculares nacionais. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES– ENDOFE, 11, 2018, Sergipe. Anais [...]. Sergipe: 2018, p. 1-13. BARBOSA, Aline Camilo. Currículo e contexto: a geografia nos documentos estaduais de educação do estado do Piauí. In: ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS, 18, 2016, São Luís. Anais [...]. São Luís: 2016, p. 1-11. BOGO, Jordana. Ler o mundo com a Geografia: o uso de conceitos geográficos como contribuição didática para o ensino nos anos iniciais. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, 5, 2010, Caxias do Sul. Anuais [...]. Caxias do Sul: 2010, p. 1-15. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2017. BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional do Livro Didático, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12391:pnld. Acesso em: 24, set 2021. CAVALCANTI, Agostinho Paula Brito. Abordagens geográficas no estudo da paisagem. Breves Contribuciones del I.E.G, n° 22, 2010/2011, p. 57-74. CAVALCANTI, Lana de Sousa. A Geografia e a realidade escolar contemporânea e avanços, caminhos, alternativas. In: SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO - Perspectivas Atuais, 1, 2010, Belo Horizonte. Anuais [...]. Belo Horizonte: 2010, p. 1-16. CARLOS, Ana Fani Carlos. O lugar no/do mundo. São Paulo: LABUR, 2007. CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço: um conceito-chave da geografia. In: CASTRO, Iná Elias; GOMES, Paulo César da Costa, CORRÊA, Roberto Lobato (org.). Geografia: conceitos e temas. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2000, p.15-47. CORRÊA, Roberto Lobato. Região: um conceito complexo. In: CORRÊA, Roberto Lobato. Região e organização espacial. 4. ed. São Paulo: Ática, 1991, p. 22-50. COSTA, Fábio Rodrigues da; ROCHA, Márcio Mendes. Geografia: conceito e paradigmas – apontamentos preliminares. Rev. GEOMAE, v. 1, n° 2, 2° sem 2010, p. 25-56. COSTA, Maria Helena de Carvalho; MACENA, Romildo Araújo; CRISPIM, Rafael Cândido; OLIVEIRA NETO, Olívio Medeiros de; SANTOS, José Ozildo dos. O papel do livro didático no processo educativo. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 4, 2017. Anais [...]. João Pessoa: 2017, p. 1-12. COSTA, Rita de Cássia Marques; MOREIRA, Cileya de Fátima Neves. Fundamentos metodológicos e prática do ensino de geografia. 1. ed. Sobral: INTA, 2016. PA GE 10 DUARTE, Aluizio Capdeville. Regionalização – considerações metodológicas. Boletim de geografia teorética, Rio Claro, 1980, p. 5-32. GOMES, Paulo Cesar. O conceito de região e sua discussão. In: CASTRO, Iná Elias; GOMES, Paulo César da Costa, CORRÊA, Roberto Lobato (org.) Geografia: conceitos e temas. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2000, p. 49-76. MORAES, Antônio Carlos Robert. Geografia: pequena histórica crítica. 20. ed. São Paulo: Annablume, 2005. PORTELA, Mugiany Oliveira Brito. A formação de professores de Geografia e os conceitos geográficos. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO – ENDIPE, 17, 2014, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: UECE, 2014, p. 1-5. SANTOS, Helison Elconides; COSTA, Fábio Rodrigues da; MALYSZ, Sandra Terezinha. O conceito de espaço e o ensino de geografia: estudo de caso com alunos da 9° ano do ensino fundamental. Revista de Geografia (Recife), Recife, v. 33, n. 1, p. 98-114, 2016. SANTOS, Milton. Paisagem e espaço. In: SANTOS, Milton Metamorfose do espaço habitado. São Paulo: Aucitec, 1988, p. 61-74. SAQUET, Marcos Aurélio. Abordagens e concepções do território. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2007. SCHIER, Raul Alfredo. Trajetórias do conceito de paisagem na Geografia. R. RA’E GA, Curitiba, n. 7, p. 79-85, 2003. SILVA, Érica Carla de Oliveira da; CORREA, Gabriel Duarte. Desafios e perspectivas da geografia escolar do século XXI. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOGRÁFOS “A AGB E A GEOGRAFIA BRASILEIRA NO CONTEXTO DAS LUTAS SOCIAIS FRTENTE AOS PROJETOS HEGEMÔNICOS”, 7, 2014, Vitória. Anais [...]. Vitória: 2014, p. 1-12. SILVA, Maria do Socorro Ferreira da; SILVA, Edimilson Gomes da. O ensino da geografia e a construção dos conceitos científicos geográficos. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL “EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE”, 4, 2012, São Cristóvão. Anais [...]. São Cristóvão: 2012, p. 1-15. SUERTEGARAY, Dirce Maria Antunes. Notas sobre a epistemologia da geografia. Cadernos geográficos, n° 11, maio/ 2005, p. 1-63.por
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectConceito de Espaçopor
dc.subjectLivro Didáticopor
dc.subjectEnsino de Geografiapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.titleO conceito de espaço em livros didáticos de geografia em escolas públicas estaduais de tempo integral, Teresina-PIpor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Geografia (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.