Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1774
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraujo, Francisca Dionénia da Silva-
dc.creatorMorais, Janaína Feitosa-
dc.contributor.advisor1Sousa, Jefferson de Brito-
dc.date.accessioned2025-04-14T12:20:27Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationARAUJO. Francisca Dionéia da Silva; MORAIS Janaína Feitosa. Ensino aprendizagem da matemática com conexão entre teoria e prática. 2025. 43 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Simões, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1774-
dc.description.resumoAo longo da história, muitos alunos apresentam pouca afinidade com a Matemática, o que se deve, em grande parte, à percepção de que a disciplina é difícil, a aulas monótonas e à abstração dos conteúdos. Para reverter essa situação, é essencial que o professor torne as aulas dinâmicas, correlacionando teoria e prática para facilitar a aprendizagem e torná-la mais significativa. A motivação do aluno é um fator determinante nesse processo. Esta pesquisa busca demonstrar que a combinação de aulas teóricas e práticas em Matemática favorece a formação do estudante e melhora a assimilação dos conteúdos. Para isso, utilizou-se uma abordagem qualitativa, por meio de um estudo de campo com aplicação de questionário. Os resultados indicam que, embora as aulas práticas ainda sejam pouco exploradas, sua introdução é fundamental para o desenvolvimento dos alunos. Apesar dos desafios na implementação das práticas, é possível superá-los com uma formação docente voltada para competências pedagógicas, capacitações contínuas e estratégias que despertem o interesse dos estudantes. Métodos lúdicos, como jogos educativos, e a aplicação da Matemática no cotidiano, como em compras e uso da tecnologia, podem ser aliados nesse processo. Conclui-se que o ensino de Matemática deve investir em práticas que incentivem o uso de metodologias ativas, promovendo maior engajamento e permitindo que os alunos questionem e compreendam melhor os conceitos teóricos.por
dc.description.abstractThroughout history, many students have shown little affinity for Mathematics, largely due to the perception that the subject is difficult, the monotony of classes, and the abstraction of content. To reverse this situation, it is essential for teachers to make lessons more dynamic, correlating theory and practice to facilitate learning and make it more meaningful. Student motivation is a key factor in this process. This research aims to demonstrate that combining theoretical and practical Mathematics lessons benefits students’ education and enhances content assimilation. To achieve this, a qualitative approach was employed through a field study involving the application of a questionnaire. The results indicate that, although practical lessons are still underutilized, their introduction is crucial for students’ development. Despite challenges in implementing practical approaches, they can be overcome through teacher training focused on pedagogical skills, continuous professional development, and strategies that spark students’ interest. Playful methods, such as educational games, and the application of Mathematics in daily life, such as shopping and using technology, can serve as valuable tools in this process. It is concluded that Mathematics education should invest in practices that encourage the use of active methodologies, promoting greater student engagement and allowing them to question and better understand theoretical concepts.por
dc.description.provenanceSubmitted by Francisca, Janaína Dionéia da Silva Araujo, Feitosa Morais (franciscadioneia81@gmail.com) on 2025-04-11T14:50:32Z No. of bitstreams: 2 TCC - DIONEIA E JANAINA.pdf: 499607 bytes, checksum: d524cb4086d48853c6666a02ea7adef0 (MD5) Termo de autorização repositorio.pdf: 1311045 bytes, checksum: 6f8bfd3ef5cb6d965ef2b49b3c3bd0e7 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-04-14T12:20:27Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC - DIONEIA E JANAINA.pdf: 499607 bytes, checksum: d524cb4086d48853c6666a02ea7adef0 (MD5) Termo de autorização repositorio.pdf: 1311045 bytes, checksum: 6f8bfd3ef5cb6d965ef2b49b3c3bd0e7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-14T12:20:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC - DIONEIA E JANAINA.pdf: 499607 bytes, checksum: d524cb4086d48853c6666a02ea7adef0 (MD5) Termo de autorização repositorio.pdf: 1311045 bytes, checksum: 6f8bfd3ef5cb6d965ef2b49b3c3bd0e7 (MD5) Previous issue date: 2025-02-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectAulas Práticaspor
dc.subjectRelação Teoria Práticapor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleEnsino aprendizagem da matemática com conexão entre teoria e práticapor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.