Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1775
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Alexsandra Rodrigues da-
dc.creatorVenâncio, Maria da Conceição-
dc.contributor.advisor1Vieira, Sandoel de Brito-
dc.contributor.referee1Costa, José Diógenes-
dc.contributor.referee2Rodrigues, Pedro da Silva-
dc.date.accessioned2025-04-15T11:06:22Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationVENÂNCIO, Maria da Conceição; SILVA, Alexsandra Rodrigues da. A Importância dos jogos na aprendizagem de matemática no ensino fundamental I. 2025. 57 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Pio IX-PI, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1775-
dc.description.resumoO trabalho acadêmico tem por desígnio levar o educador a repensar sobre a Importância dos Jogos na Aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental I, assim, descrever a importância do lúdico para o aprendizado do aluno e ensinar a resolver problemas na educação matemática. Os jogos representam uma boa situação-problema, sendo o professor um mediador que cumpre a prática pedagógica com o exercício de avaliar os alunos e também propor boas questões, potencializado a capacidade de compreensão dos fatos e conceitos matemáticos. A metodologia utilizada baseou-se na pesquisa bibliográfica na qual alguns autores mostram que a aplicação dos jogos nas aulas de matemática é uma possibilidade que pode ajudar os alunos nas dificuldades apresentadas. Aplicar os jogos nas aulas de matemática é uma possibilidade que pode ajudar os alunos no bloqueio apresentado e que temem a matemática e se sentem incapacitados para interpretar problemas. Os jogos são um recurso pedagógico que estrutura o pensamento e o raciocínio são importantes para resolver problemas e cálculos, os alunos aprendem brincando, sendo um novo conceito de aprendizagem e interação entre professor e aluno. A ludicidade através dos jogos tem se contornado cada vez mais um dos utensílios que fomentam um ensino aprendizado de categoria para o educando, requerendo o desenvolvimento de várias desenvolturas fundamentais durante o artifício de crescimento do mesmo. Considera-se então, que os afazeres com o lúdico são cogentes ao desenvolvimento integral do educando.por
dc.description.abstractThe academic work aims to lead educators to rethink the importance of games in learning mathematics in elementary school I, thus describing the importance of play for student learning and teaching how to solve problems in mathematics education. Games represent a good problem situation, with the teacher acting as a mediator who fulfills the pedagogical practice by evaluating students and also proposing good questions, enhancing the ability to understand mathematical facts and concepts. The methodology used was ba- sed on bibliographic research in which some authors show that the application of games in mathematics classes is a possibility that can help students with the difficulties they present. Applying games in mathematics classes is a possibility that can help students with the blockage presented and who fear mathematics and feel unable to interpret pro- blems. Games are a pedagogical resource that structures thinking and reasoning, and are important for solving problems and calculations; students learn through play, being a new concept of learning and interaction between teacher and student. Playfulness th- rough games has increasingly become one of the tools that foster quality teaching and learning for students, requiring the development of several fundamental skills during the student’s growth process. It is therefore considered that playful activities are essential to the student’s integral development.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-04-15T11:05:58Z No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 759728 bytes, checksum: 4950e34a3ef5be09f9283f4f1f59e5c2 (MD5) Termo de Autorizacao-alexandra.pdf: 168217 bytes, checksum: e8017ed9385f456cb7bce5febd9fd880 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-04-15T11:06:22Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 759728 bytes, checksum: 4950e34a3ef5be09f9283f4f1f59e5c2 (MD5) Termo de Autorizacao-alexandra.pdf: 168217 bytes, checksum: e8017ed9385f456cb7bce5febd9fd880 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-15T11:06:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 759728 bytes, checksum: 4950e34a3ef5be09f9283f4f1f59e5c2 (MD5) Termo de Autorizacao-alexandra.pdf: 168217 bytes, checksum: e8017ed9385f456cb7bce5febd9fd880 (MD5) Previous issue date: 2025-04-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLudicidadepor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectAprendizagem Significativapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleA importância dos jogos na aprendizagem de matemática no ensino fundamental Ipor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf741,92 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.