Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1777
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLavor, Sarah Roberta Santana de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9056447502772110por
dc.contributor.advisor1Baptista, Elisabeth Mary de Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5386103931112605por
dc.contributor.referee1Moura, Liége de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7237051390221644por
dc.contributor.referee2Baptista, Marcus Pierre de Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8835791668331783por
dc.date.accessioned2025-04-15T16:27:48Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationLAVOR, Sarah Roberta Santana de. A geografia cultural no curso de licenciatura em Geografia do campus Poeta Torquato Neto da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Teresina, Piauí. 2025. 64 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1777-
dc.description.resumoA abordagem geográfica da Geografia Cultural, considerando os aspectos culturais, sociais e ambientais, desempenha papel fundamental na compreensão das interações entre as sociedades humanas e seu entorno. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a abordagem da Geografia Cultural no Curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), especificamente no Campus “Poeta Torquato Neto”, em Teresina. Para tanto se partiu das seguintes questões norteadoras elencadas: Como ocorre a abordagem da Geografia Cultural no Curso de Licenciatura Plena em Geografia no Campus Torquato Neto? Qual a importância de inserir a disciplina na grade curricular do curso? Deste modo, os objetivos específicos delineados para a investigação foram: investigar se a Geografia Cultural está presente em alguma disciplina do curso em tela, analisar os conteúdos relacionados a Geografia Cultural nas demais disciplinas e compreender a relevância da Geografia Cultural na formação dos graduandos em Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Piauí, Campus “Poeta Torquato Neto”. Quanto à metodologia a presente pesquisa se configurou de natureza aplicada, sendo descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa, empregando procedimento técnicos da pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Para o estudo bibliográfico foram utilizados autores, como McDowell (1996), Cosgrove (1999), Rosendahl e Corrêa (1999), Corrêa e Rosendahl (2005), Claval (2012), Silva (2019), dentre outros. Ademais, foram aplicados questionários para os alunos entre os blocos 5 e 8, e realizadas entrevistas com professores do Curso de Geografia do referido campus, com o intuito de entender melhor como a disciplina é atualmente abordada e como poderia ser implementada de forma mais eficaz. Os resultados apontam que a Geografia Cultural é bem-vinda como disciplina do curso, pois, segundo alunos e professores, não é abordada de forma suficiente no currículo atual. Portanto, a pesquisa verificou a importância da abordagem cultural para a formação do licenciado em Geografia, além da relevância em se incluir a disciplina de Geografia Cultural na grade curricular do curso estudado.por
dc.description.abstractThe geographical approach of Cultural Geography, considering cultural, social, and environmental aspects, plays a fundamental role in understanding the interactions between human societies and their surroundings. This paper aims to analyze the approach to Cultural Geography in the Bachelor's Degree in Geography at the State University of Piauí (UESPI), specifically at the "Poeta Torquato Neto" Campus, in Teresina. To achieve this, the following guiding questions were listed: How is Cultural Geography addressed in the Bachelor's Degree in Geography at the Torquato Neto Campus? What is the importance of including this subject in the course curriculum? Thus, the specific objectives outlined for this investigation were: to investigate whether Cultural Geography is part of any subject in the course, to analyze the content related to Cultural Geography in other subjects, and to understand the relevance of Cultural Geography in the education of Geography undergraduate students at the State University of Piauí, "Poeta Torquato Neto" Campus. Regarding methodology, this research is applied in nature, being descriptive and exploratory, with a qualitative and quantitative approach, employing technical procedures such as bibliographic research, documental research, and field research. For the bibliographic study, authors such as McDowell (1996), Cosgrove (1999), Rosendahl and Corrêa (1999), Corrêa and Rosendahl (2005), Claval (2012), Silva (2019), among others, were used. Additionally, questionnaires were administered to students from the 5th to the 8th semesters, and interviews were conducted with professors from the Geography course at the aforementioned campus, aiming to better understand how the subject is currently addressed and how it could be more effectively implemented. The results indicate that Cultural Geography is well-received as a subject in the course, as students and professors believe it is not sufficiently covered in the current curriculum. Therefore, the research confirmed the importance of the cultural approach in the education of Geography graduates, as well as the relevance of including the subject of Cultural Geography in the course curriculum.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sarah Lavor (sarahbrito@aluno.uespi.br) on 2025-04-15T14:28:52Z No. of bitstreams: 2 monografia completa.pdf: 587235 bytes, checksum: cad5611d600efb7e4076d976784575c2 (MD5) termo de autorização para publicação.pdf: 142840 bytes, checksum: d0579377394ccd985efd6dc7b3fa296f (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-04-15T16:27:47Z (GMT) No. of bitstreams: 2 monografia completa.pdf: 587235 bytes, checksum: cad5611d600efb7e4076d976784575c2 (MD5) termo de autorização para publicação.pdf: 142840 bytes, checksum: d0579377394ccd985efd6dc7b3fa296f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-15T16:27:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 monografia completa.pdf: 587235 bytes, checksum: cad5611d600efb7e4076d976784575c2 (MD5) termo de autorização para publicação.pdf: 142840 bytes, checksum: d0579377394ccd985efd6dc7b3fa296f (MD5) Previous issue date: 2025-01-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGeografia Culturalpor
dc.subjectLicenciatura em Geografiapor
dc.subjectDisciplinapor
dc.subjectUniversidade Estadual do Piauí (UESPI)por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.titleA Geografia Cultural no curso de licenciatura em Geografia do campus Poeta Torquato Neto da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Teresina, Piauípor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Geografia (Poeta Torquato Neto – TERESINA)
CCHL - Licenciatura em Geografia (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf573,47 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.