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Tipo do documento: Monografia
Título: Práticas formativas no ensino e aprendizagem de matemática na educação básica
Autor: Carvalho, Joselita da Costa
Lopes, Raquel de Carvalho
Primeiro orientador: Sousa, Jefferson Brito de
Primeiro membro da banca: Sousa, Jefferson Brito de
Segundo membro da banca: Sousa, Gildo Jesus
Terceiro membro da banca: Filho, Pedro Manoel de Carvalho
Resumo: As práticas formativas são estratégias didáticas utilizadas para tornar os conteúdos abordados mais significativos no processo de ensino-aprendizagem. A interdisciplinaridade e a contextualização são práticas metodológicas capazes de orientar as finalidades do processo de ensino diante da inovação metodológica. Assim, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar as práticas formativas utilizadas pelos professores no ensino de Matemática no nível II do Ensino Fundamental. Já os objetivos específicos buscam identificar as principais práticas formativas utilizadas durante o processo de ensino-aprendizagem; listar os maiores desafios encontrados durante as aulas de Matemática; conhecer as metodologias ativas utilizadas para tornar o ensino de Matemática significativo; compreender as dificuldades encontradas ao utilizar estratégias didáticas inovadoras em sala de aula. Para isso, o estudo foi realizado por meio de levantamentos bibliográficos e pesquisa de campo com abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário semiestruturado aplicado para cinco professores de Matemática efetivos do ensino fundamental II do município de Massapê do Piauí-PI. O resultado desse estudo permite inferir que os docentes utilizam diversas práticas formativas (interdisciplinar, multidisciplinar, contextualização, entre outras) para tornar os conteúdos mais significativos, além disso, utilizam várias metodologias ativas, como sala de aula invertida, aulas expositivas, seminários e discussões, aulas baseadas em projetos, estudo de caso e jogos. O planejamento é fundamentado em vários recursos, como livros didáticos, paradidáticos e artigos científicos da área de ensino de Matemática. As práticas formativas são consideradas fundamentais para o processo de aprendizagem e, com ajustes às condições de infraestrutura de algumas instituições de ensino.
Abstract: Formative practices are didactic strategies used to make the content covered more meaningful in the teaching-learning process. Interdisciplinarity and contextualization are methodological practices capable of guiding the purposes of the teaching process in the face of methodological innovation. Thus, the present study has the general objective of analyzing the formative practices used by teachers in teaching Mathematics at level II of Elementary School. The specific objectives seek to identify the main formative practices used during the teaching-learning process; list the greatest challenges encountered during Mathematics classes; know the active methodologies used to make Mathematics teaching meaningful; understand the difficulties encountered when using innovative didactic strategies in the classroom. For this, the study was carried out through bibliographic surveys and field research with a qualitative approach, using as a data collection instrument the semi-structured questionnaire applied to five effective Mathematics teachers of Elementary School II in the municipality of Massapê do Piauí-PI. The results of this study allow us to infer that teachers use various training practices (interdisciplinary, multidisciplinary, contextualization, among others) to make the content more meaningful. In addition, they use various active methodologies, such as flipped classrooms, lectures, seminars and discussions, project-based classes, case studies and games. Planning is based on various resources, such as textbooks, supplementary materials and scientific articles in the area of Mathematics teaching. Training practices are considered fundamental to the learning process and, with adjustments to the infrastructure conditions of some educational institutions.
Palavras-chave: Contextualização
Interdisciplinaridade
Planejamento
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Matemática
Citação: CARVALHO, Joselita da Costa; LOPES, Raquel de Carvalho. Práticas formativas no ensino e aprendizagem de matemática na educação básica. 2025. 38 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Simões, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1780
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Matemática

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