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dc.creatorLeal, Andressa Karen Silva-
dc.contributor.advisor1Silva Junior, João Vieira da-
dc.date.accessioned2025-04-22T12:06:03Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationLEAL, Andressa Karen Silva. Educação bilíngue para crianças: como as metodologias ativas podem transformar a aprendizagem. 2025. 35 f . Monografia (Licenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Monsenhor Gil, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1782-
dc.description.resumoEste trabalho aborda a educação bilíngue para crianças, com foco em como as metodologias ativas podem transformar a aprendizagem no ensino da Língua Inglesa durante a fase de alfabetização. Quanto ao problema de pesquisa buscou se entender como relacionar o ensino bilíngue e o processo de alfabetização com as metodologias ativas, afim de torna um processo dinâmico e participativo. Desse modo, observou-se que a utilização de metodologias ativas dentro do ensino de uma nova língua faz-se necessário no processo de ensino-aprendizagem da mesma. O estudo teve como objetivo geral desenvolver e implementar estratégias inovadoras de ensino que integrem a alfabetização e a aprendizagem de um segundo idioma, utilizando metodologias ativas que favoreçam a participação dos estudantes e a construção de um conhecimento significativo. Os objetivos específicos incluíram a identificação de desafios e limitações na aplicação dessas metodologias e a proposição de estratégias para superá-los, atualizando melhorias nas práticas pedagógicas. A pesquisa se baseou na leitura de obras de autores como Arthur Morais Albuquerque (2005), Megale e Liberalli (2021), Altino et al. (2012), Vilson Leffa (2016), Sonia Castellar (2016), Bacich et al. (2018), Ângelo Miranda (2024), Cardoso, Goldmeyer e Moura (2020), Kishimoto (1996) e Lev Vygotsky (2010). A abordagem metodológica adotada foi qualitativa, com natureza básica, objetivos explicativos e procedimentos bibliográficos. Diante disso, conclui-se que a educação bilíngue está cada vez mais presente e que é possível ter como base para esse ensino as metodologias ativas, nas quais favorecem a autonomia e participação dos educandos como seres construtores do conhecimento. Educação bilínguepor
dc.description.abstractThis paper addresses bilingual education for children, focusing on how active methodologies can transform learning in English language teaching during the literacy phase. Regarding the research problem, it sought to understand how to relate bilingual education and the literacy process with active methodologies, in order to make it a dynamic and participatory process. Thus, it was observed that the use of active methodologies within the teaching of a new language is necessary in the teaching-learning process of the same. The study had as its general objective to develop and implement innovative teaching strategies that integrate literacy and learning of a second language, using active methodologies that favor student participation and the construction of meaningful knowledge. The specific objectives included the identification of challenges and limitations in the application of these methodologies and the proposal of strategies to overcome them, updating improvements in pedagogical practices. The research was based on the reading of works by authors such as Arthur Morais Albuquerque (2005), Megale and Liberalli (2021), Altino et al. (2012), Vilson Leffa (2016), Sonia Castellar (2016), Bacich et al. (2018), Ângelo Miranda (2024), Cardoso, Goldmeyer and Moura (2020), Kishimoto (1996) and Lev Vygotsky (2010). The methodological approach adopted was qualitative, with a basic nature, explanatory objectives and bibliographic procedures. Therefore, it is concluded that bilingual education is increasingly present and that it is possible to have as a basis for this teaching active methodologies, in which they favor the autonomy and participation of students as beings who construct knowledge. Active methodologieseng
dc.description.abstractEste trabalho aborda a educação bilíngue para crianças, com foco em como as metodologias ativas podem transformar a aprendizagem no ensino da Língua Inglesa durante a fase de alfabetização. Quanto ao problema de pesquisa buscou se entender como relacionar o ensino bilíngue e o processo de alfabetização com as metodologias ativas, afim de torna um processo dinâmico e participativo. Desse modo, observou-se que a utilização de metodologias ativas dentro do ensino de uma nova língua faz-se necessário no processo de ensino-aprendizagem da mesma. O estudo teve como objetivo geral desenvolver e implementar estratégias inovadoras de ensino que integrem a alfabetização e a aprendizagem de um segundo idioma, utilizando metodologias ativas que favoreçam a participação dos estudantes e a construção de um conhecimento significativo. Os objetivos específicos incluíram a identificação de desafios e limitações na aplicação dessas metodologias e a proposição de estratégias para superá-los, atualizando melhorias nas práticas pedagógicas. A pesquisa se baseou na leitura de obras de autores como Arthur Morais Albuquerque (2005), Megale e Liberalli (2021), Altino et al. (2012), Vilson Leffa (2016), Sonia Castellar (2016), Bacich et al. (2018), Ângelo Miranda (2024), Cardoso, Goldmeyer e Moura (2020), Kishimoto (1996) e Lev Vygotsky (2010). A abordagem metodológica adotada foi qualitativa, com natureza básica, objetivos explicativos e procedimentos bibliográficos. Diante disso, conclui-se que a educação bilíngue está cada vez mais presente e que é possível ter como base para esse ensino as metodologias ativas, nas quais favorecem a autonomia e participação dos educandos como seres construtores do conhecimento. Educação bilínguepor
dc.description.provenanceSubmitted by Andressa Leal (karenandressa27@gmail.com) on 2025-04-21T20:15:31Z No. of bitstreams: 2 tcc-Andressa versão final.pdf: 584090 bytes, checksum: 1c3443ca96a06ad489dc9e44290fd876 (MD5) termo de autorização tcc- Andressa.pdf: 393340 bytes, checksum: 9bd361947c91fc3a429c437e50580937 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-04-22T12:06:03Z (GMT) No. of bitstreams: 2 tcc-Andressa versão final.pdf: 584090 bytes, checksum: 1c3443ca96a06ad489dc9e44290fd876 (MD5) termo de autorização tcc- Andressa.pdf: 393340 bytes, checksum: 9bd361947c91fc3a429c437e50580937 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-22T12:06:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 tcc-Andressa versão final.pdf: 584090 bytes, checksum: 1c3443ca96a06ad489dc9e44290fd876 (MD5) termo de autorização tcc- Andressa.pdf: 393340 bytes, checksum: 9bd361947c91fc3a429c437e50580937 (MD5) Previous issue date: 2025-02-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Inglêspor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectEducação Bilínguepor
dc.subjectMetodologias Ativaspor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectEnsino de Inglês-
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação bilíngue para crianças: como as metodologias ativas podem transformar a aprendizagempor
dc.typeMonografiapor
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