Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1786
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFarias, Franciana de Sousa Silva-
dc.contributor.advisor1Júnior, João Vieira da Silva-
dc.date.accessioned2025-04-28T11:27:24Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationFARIAS, Franciana de Sousa Silva. Práticas pedagógicas no ensino de inglês para o público da EJA: metodologias e resultados. 2025. 47 f. Monografia (Licenciatura em Letras-Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1786-
dc.description.resumoEste trabalho tem como finalidade mostrar como o ensino de Língua Inglesa é fundamental para os alunos da EJA ( Educação de Jovens e Adultos), desenvolvendo neles a autonomia e o autoconhecimento, através de metodologias aliada às práticas de ensino diversificadas. Partindo dessa perspectiva podemos questionar se as práticas pedagógicas adotadas no ensino de inglês para os alunos da EJA estão contemplando a necessidade e a diversidade do público atendido? Tendo como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas aplicadas aos alunos da EJA, reconhecendo a importância dessa modalidade de ensino. Autores como Paulo Freire, Moacir Gadotti, Miguel Arroyo, entre outros, abordam sobre a importância desse tema, e as metodologias que podem ser aplicadas para que haja desenvolvimento coletivo e os alunos tenham determinação para aprender, e conhecer a importância que esse idioma pode ter para o seu crescimento. A proposta dessa pesquisa é qualitativa quanto à abordagem, pois tem como objetivo analisar o que vai ser observado ,quanto aos procedimentos é de caráter bibliográfica, pois foi utilizado como meios de pesquisas, livros, artigos publicados e internet analisando artigos online,quanto aos objetivos a pesquisa é de caráter exploratório, pois tem o objetivo de proporcionar maior familiaridade com o problema.Sabendo que os alunos da EJA carregam consigo toda uma bagagem de conhecimentos e aprendizados,o professor como mediador de conhecimentos é essencial para desenvolver no aluno todas as habilidades necessárias para alcançar resultados significativos de aprendizagem.por
dc.description.abstractThis work aims to show how teaching English is fundamental for EJA (Youth and Adult Education) students, developing autonomy and self-knowledge in them, through methodologies combined with diversified teaching practices. From this perspective, we can question whether the pedagogical practices adopted in teaching English to EJA students are taking into account the needs and diversity of the target audience? The general objective is to analyze the pedagogical practices applied to EJA students, supporting the importance of this teaching modality. Authors such as Paulo Freire, Moacir Gadotti, Miguel Arroyo, among others, address the importance of this topic, and the methodologies that can be applied so that there is collective development and students have the determination to learn, and know the importance that this language can have for their growth. The proposal for this research is qualitative in terms of approach, as it aims to analyze what will be observed, in terms of procedures, it is of a bibliographic nature, as it was used as means of research, books, published articles and the internet analyzing online articles, in terms of objectives, the research is exploratory in nature, as it aims to provide greater familiarity with the problem. Knowing that EJA students carry with them a wealth of knowledge and learning, the teacher as a knowledge mediator is essential to develop in the student all possible skills to achieve significant learning results.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Franciana Farias (francianasilvaem@gmail.com) on 2025-04-26T01:46:28Z No. of bitstreams: 2 FRANCIANA TCC_UESPI (1).pdf: 569648 bytes, checksum: c8fe98a4fc35845724efde21491d818e (MD5) CamScanner 25-04-2025 20.50.pdf: 386360 bytes, checksum: 40af8509992b5d16b2cda50e490cecf8 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-04-28T11:27:24Z (GMT) No. of bitstreams: 2 FRANCIANA TCC_UESPI (1).pdf: 569648 bytes, checksum: c8fe98a4fc35845724efde21491d818e (MD5) CamScanner 25-04-2025 20.50.pdf: 386360 bytes, checksum: 40af8509992b5d16b2cda50e490cecf8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-28T11:27:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 FRANCIANA TCC_UESPI (1).pdf: 569648 bytes, checksum: c8fe98a4fc35845724efde21491d818e (MD5) CamScanner 25-04-2025 20.50.pdf: 386360 bytes, checksum: 40af8509992b5d16b2cda50e490cecf8 (MD5) Previous issue date: 2025-02-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Inglêspor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectPráticas Pedagógicaspor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)por
dc.subjectEnsino de Inglêspor
dc.subjectMétodospor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePráticas pedagógicas no ensino de inglês para o público da EJA: metodologias e resultadospor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.