| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1793Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Francisco Júnior Santos | - |
| dc.creator | Carvalho, Maria Aparecida dos Santos | - |
| dc.contributor.advisor1 | Jesus Sousa, Gildo | - |
| dc.date.accessioned | 2025-05-06T14:19:04Z | - |
| dc.date.issued | 2024 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Francisco Júnior Santos; CARVALHO, Maria Aparecida dos Santos. O papel do lúdico no ensino da matemática. 2024. 24 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Simões, 2024. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1793 | - |
| dc.description.resumo | O uso de atividades lúdicas se mostra como instrumento importante no ensino da matemática que facilita a relação entre professor e aluno no desenvolvimento do raciocínio lógico, criatividade e facilidades na resolução de problemas do dia-a-dia de forma dinâmica. Objetivo geral dessa pesquisa foi: Analisar a importância dos jogos lúdico e como estes podem auxiliar no ensino de Matemática. Especificamente: Abordar as atividades lúdicas como recurso no ensino da matemática; Verificar as relevâncias dos jogos no ensino da matemática; e Analisar a contribuição dos jogos lúdicos no processo ensino e aprendizagem da Matemática. O método usado nessa pesquisa é a pesquisa bibliográfica baseada na leitura de artigos científicos, livros e revistas, teses, dissertações, e trabalho de conclusão de curso. Durante a leitura foram analisado 7 obras. De maneira geral, foi possível observar que as atividades lúdica a partir de jogos, quando aplicados em sala de aula, pude verificar que um dos principais resultados positivos alcançados foram o desenvolvimento do raciocínio lógico e a compreensão teórica do conteúdo pelos mesmos. Portanto, conclui-se que a lúdico no ensino da matemática é um recurso importante e eficaz como fixação de aprendizagem. | por |
| dc.description.abstract | The use of recreational activities has proven to be an important tool in teaching mathematics, facilitating the relationship between teacher and student in the development of logical reasoning, creativity and the ability to solve everyday problems in a dynamic way. The general objective of this research was: To analyze the importance of recreational games and how they can help in teaching mathematics. Specifically: To address recreational activities as a resource in teaching mathematics; To verify the relevance of games in teaching mathematics; and To analyze the contribution of recreational games in the teaching and learning process of mathematics. The method used in this research is bibliographic research based on the reading of scientific articles, books and magazines, theses, dissertations and course completion papers. During the reading, 7 works were analyzed. In general, it was possible to observe that recreational activities based on games, when applied in the classroom, I could verify that one of the main positive results achieved was the development of logical reasoning and theoretical understanding of the content by the students. Therefore, it is concluded that play in mathematics teaching is an important and effective resource for learning consolidation. | por |
| dc.description.provenance | Submitted by Maria Carvalho (mariaaparecidacattleya@gmail.com) on 2025-05-06T13:23:35Z No. of bitstreams: 2 TCC 2 - Aparecida e Francisco.pdf: 573444 bytes, checksum: 5f89d53a1caf4a89e4bd96cefe85b5f6 (MD5) Termo de autorização .pdf: 685984 bytes, checksum: e90a1746128783b0e3bfaf1b26b5f86d (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-05-06T14:19:04Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC 2 - Aparecida e Francisco.pdf: 573444 bytes, checksum: 5f89d53a1caf4a89e4bd96cefe85b5f6 (MD5) Termo de autorização .pdf: 685984 bytes, checksum: e90a1746128783b0e3bfaf1b26b5f86d (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-05-06T14:19:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC 2 - Aparecida e Francisco.pdf: 573444 bytes, checksum: 5f89d53a1caf4a89e4bd96cefe85b5f6 (MD5) Termo de autorização .pdf: 685984 bytes, checksum: e90a1746128783b0e3bfaf1b26b5f86d (MD5) Previous issue date: 2025-02-01 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Matemática | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Lúdico | por |
| dc.subject | Jogos | por |
| dc.subject | Ensino da Matemática. | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
| dc.title | O papel do ludico no ensino da matemática | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Matemática | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 560 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
