| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1796| Tipo do documento: | Artigo |
| Título: | A importância dos jogos no ensino da matemática |
| Autor: | Carvalho, Tarcisia Gomes de Carvalho, Marcicleide Macedo de |
| Primeiro orientador: | Sousa, Paulo Alexandre Araújo |
| Resumo: | Neste trabalho, foca-se na importância dos jogos no aprendizagem da Matemática. Os jogos podem ser uma estratégia pedagógica para proporcionar motivação e interesse por parte dos alunos durante o processo de ensino-aprendizagem de Matemática. O objetivo Geral dessa pesquisa é: Discutir sobre o uso dos jogos como estratégias para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Específicos: Investigar a utilização dos jogos como práticas pedagógicas no processo de ensino aprendizagem da matemática; Analisar a importância dos jogos no ensino da matemática; Destacar o papel do professor como mediador no ensino da matemática. O método utilizado foi a revisão bibliográfica, adquiridas por meio de pesquisas em sites, livros, revistas, artigos. Foi realizado também uma pesquisa de campo, onde foi aplicado um questionário estruturado com questões abertas, e fechadas, tendo como publico alvo os professores de uma escola de rede publica, a Unidade escolar Jose Cicero de Morais, a mesma fica localizada na Avenida Boa Esperança, SN - Centro, Curral Novo Do Piauí – PI. Através deste estudo, foi possível identificar o uso dos jogos como estratégia de ensino e importância na aulas de matemáticas. |
| Abstract: | This work focuses on the importance of games in learning Mathematics. Games can be a pedagogical strategy to provide motivation and interest on the part of students during the teaching-learning process of Mathematics. The general objective of this research is: To discuss the use of games as strategies for the teaching and learning process of Mathematics. Specific: To investigate the use of games as pedagogical practices in the teaching-learning process of Mathematics; To analyze the importance of games in teaching Mathematics; To highlight the role of the teacher as a mediator in teaching Mathematics. The method used was the bibliographic review, acquired through research on websites, books, magazines, articles. A field research was also carried out, where a structured questionnaire with open and closed questions was applied, with the target audience being teachers of a public school, the Jose Cicero de Morais School Unit, which is located on Avenida Boa Esperança, SN - Centro, Curral Novo Do Piauí - PI. Through this study, it was possible to identify the use of games as a teaching strategy and their importance in mathematics classes. |
| Palavras-chave: | Ensino da Matematica Jogos Estrátegia de Ensino |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Matemática |
| Citação: | CARVALHO, Tarcisia Gomes de; CARVALHO, Marcicleide Macedo de. A importância dos jogos no ensino da matemática. 2025. 26 f. Artigo (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Simões, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1796 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato |
|---|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
