Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1800
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNonato, Raila de Lima-
dc.creatorCarvalho, Fábio Manoel de-
dc.contributor.advisor1Martins, Janiel Neves-
dc.date.accessioned2025-05-09T10:38:58Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationNONATO, Raila de Lima; CARVALHO, Fábio Manoel de. O uso dos jogos matemáticos como ferramentas na educação infantil. 2025. 21 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Simões, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1800-
dc.description.resumoO uso de jogos para o ensino da matemática na educação infantil tem-se encontrado resistência nas escolas para aplicar novas práticas em sala de aula, pois muitos desconhecem os benefícios que os jogos propiciam à aprendizagem. Esse estudo tem como objetivo geral: Verificar a importância do uso de jogos matemáticos no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil. Especificamente, destacar o ensino infantil na atualidade; analisar como o uso de jogos matemáticos refletem positivamente no processo de Ensino-aprendizagem; e analisar a importância dos jogos matemáticos na educação infantil e refletir sobre o uso dos jogos como elemento facilitador da aprendizagem. O interesse pelo tema justifica-se pela necessidade de uma maior reflexão no que tange aos jogos matemáticos na educação infantil e o papel da escola em relação a nova prática educativa. A metodologia usada neste trabalho baseou-se em uma pesquisa bibliografica na base de dados Google Acadêmico, no periodo de 2017 a 2024. Contudo, de acordo com a pesquisa, percebe-se que o jogo é um precioso recurso pedagógico, tornando a aprendizagem mais concreta e prazerosa. No ensino da matemática, o jogo é importância no processo de aprendizagem, pois transforma a sala de aula em um espaço gerador de conhecimentos.por
dc.description.abstractThe use of games for teaching mathematics in early childhood education has been met with resistance in schools to implement new practices in the classroom, as many are unaware of the benefits that games provide for learning. This study has the general objective of: Verifying the importance of using mathematical games in the teaching-learning process of early childhood education. Specifically, highlighting early childhood education today; analyzing how the use of mathematical games positively reflects on the teaching-learning process; and analyzing the importance of mathematical games in early childhood education and reflecting on the use of games as an element that facilitates learning. The interest in the topic is justified by the need for greater reflection regarding mathematical games in early childhood education and the role of the school in relation to the new educational practice. The methodology used in this work was based on a bibliographic search in the Google Scholar database, from 2017 to 2024. However, according to the research, it is clear that the game is a valuable pedagogical resource, making learning more concrete and enjoyable. In teaching mathematics, games are important in the learning process, as they transform the classroom into a space that generates knowledge.por
dc.description.provenanceSubmitted by Raila Nonato (raylalima38179@gmail.com) on 2025-05-06T15:58:55Z No. of bitstreams: 2 Monografia completa.pdf: 295904 bytes, checksum: 3ff801bf5ff6720cae0177775f1ff547 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_3333_assinado 2.pdf: 1472327 bytes, checksum: eda6f9106411fd76ec07e1d01239fab9 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADOS, O NOME DO ORIENTADOR (ASSINATURA) QUE CONSTA NO TERMO DE AUTORIZAÇÃO ESTÁ DIVERGENTE DO QUE FOI INFORMADO NO TCC. APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES, ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-05-07T10:48:13Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Raila Nonato (raylalima38179@gmail.com) on 2025-05-08T00:37:57Z No. of bitstreams: 2 Monografia completa (1).pdf: 252202 bytes, checksum: 2adecedc0f9da66e31feaca5979fcb6b (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_assinado[1] (2).pdf: 741637 bytes, checksum: 9a5d06cd7c9b1d8df39cbd40beec0a84 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREENCHER O TERMO DE AUTORIZAÇÃO. on 2025-05-08T11:17:13Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Raila Nonato (raylalima38179@gmail.com) on 2025-05-08T15:41:56Z No. of bitstreams: 2 Monografia completa (1).pdf: 252202 bytes, checksum: 2adecedc0f9da66e31feaca5979fcb6b (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_3333_assinado 2 (1).pdf: 1472327 bytes, checksum: eda6f9106411fd76ec07e1d01239fab9 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-05-09T10:38:58Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monografia completa (1).pdf: 252202 bytes, checksum: 2adecedc0f9da66e31feaca5979fcb6b (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_3333_assinado 2 (1).pdf: 1472327 bytes, checksum: eda6f9106411fd76ec07e1d01239fab9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-09T10:38:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monografia completa (1).pdf: 252202 bytes, checksum: 2adecedc0f9da66e31feaca5979fcb6b (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_3333_assinado 2 (1).pdf: 1472327 bytes, checksum: eda6f9106411fd76ec07e1d01239fab9 (MD5) Previous issue date: 2025-04-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJogospor
dc.subjectEnsino da Matemáticapor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApor
dc.titleO uso dos jogos matemáticos como ferramentas na educação infantilpor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf246,29 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.