Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1806
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Ana Claudia Alves-
dc.contributor.advisor1Santos, Heráclito Júlio Carvalho dos-
dc.date.accessioned2025-05-13T12:04:09Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationLIMA, Ana Claudia Alves. A representação do conflito da criança em "Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias", de Ruth Rocha. 2025. 39 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Português ) - Universidade Estadual do Piauí, Castelo do Piauí, 2024.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1806-
dc.description.resumoEste estudo analisa o desenvolvimento do leitor pré-adolescente crítico por meio da literatura infantojuvenil, com foco no processo de leitura e escrita. A pesquisa destaca a obra Marcelo, Marmelo, Martelo e Outras Histórias, de Ruth Rocha, como um exemplo significativo no estímulo à reflexão sobre linguagem e comunicação. A obra foi escolhida por sua contribuição ao desenvolvimento da expressão e compreensão do mundo pelos estudantes do Ensino Fundamental. O estudo se justifica pela importância da leitura na formação crítica e emocional dos estudantes, propondo a análise de como a literatura pode ser um instrumento pedagógico eficaz, promovendo a construção da identidade e o desenvolvimento das habilidades cognitivas. A pesquisa utiliza a metodologia bibliográfica e a análise da obra, com a referência teórica de autores como Caldin (2003), Barros (2013), Fernandes (2007), Lima (2021), Silva (2016) e Santos (2009). Os resultados indicam que a obra de Ruth Rocha contribui para a formação de leitores críticos, sendo essencial no processo de aprendizagem. Além disso, a utilização de metodologias ativas no ensino da literatura mostra-se eficaz para o desenvolvimento integral dos estudantes.por
dc.description.abstractThis study analyzes the development of the critical pre-adolescent reader through children's literature, focusing on the reading and writing process. The research highlights the work Marcelo, Marmelo, Martelo e Outras Histórias by Ruth Rocha as a significant example in stimulating reflection on language and communication. The book was chosen for its contribution to the development of students' expression and understanding of the world in elementary education. The study is justified by the importance of reading in the critical and emotional formation of students, proposing an analysis of how literature can be an effective pedagogical tool, promoting identity construction and the development of cognitive skills. The research uses a bibliographic methodology and the analysis of the work, with theoretical references from authors such as Caldin (2003), Barros (2013), Fernandes (2007), Lima (2021), Silva (2016), and Santos (2009). The results indicate that Ruth Rocha's work contributes to the formation of critical readers, being essential in the learning process. Moreover, the use of active methodologies in teaching literature proves to be effective for the students' holistic development.por
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Claudia Alves Lima (josealves.ja684@gmail.com) on 2025-05-13T11:26:01Z No. of bitstreams: 2 ilovepdf_merged (1)_organized (1).pdf: 391830 bytes, checksum: aeac806c0b277821ff9ca48734f05c66 (MD5) downloadfile_assinado.pdf: 70409 bytes, checksum: 42508882e6a27d63073b9b1df2ad1fd9 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-05-13T12:04:09Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ilovepdf_merged (1)_organized (1).pdf: 391830 bytes, checksum: aeac806c0b277821ff9ca48734f05c66 (MD5) downloadfile_assinado.pdf: 70409 bytes, checksum: 42508882e6a27d63073b9b1df2ad1fd9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-13T12:04:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ilovepdf_merged (1)_organized (1).pdf: 391830 bytes, checksum: aeac806c0b277821ff9ca48734f05c66 (MD5) downloadfile_assinado.pdf: 70409 bytes, checksum: 42508882e6a27d63073b9b1df2ad1fd9 (MD5) Previous issue date: 2025-01-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Portuguêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteratura Infantojuvenilpor
dc.subjectLeitura Críticapor
dc.subjectRuth Rochapor
dc.subjectMetodologias Ativaspor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleA representação do conflito da criança em "Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias", de Ruth Rochapor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf382,65 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.