Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1817
Tipo do documento: | Monografia |
Título: | O uso do chatgpt como ferramenta pedagógica na produção de redações modelo ENEM |
Autor: | Viana, Karen Lorena de Araujo |
Primeiro orientador: | Silva, Franklin Oliveira |
Resumo: | A Inteligência Artificial (IA) tem ganhado destaque nas discussões contemporâneas, sendo amplamente utilizada em diversas áreas. Nesta pesquisa, o foco recai sobre o ChatGPT, uma ferramenta que tem se mostrado um aliado na educação, especialmente como recurso pedagógico no ensino de redações no formato exigido pelo Enem, facilitando o aprendizado. Assim, este trabalho buscou responder ao seguinte questionamento: De que maneira é possível utilizar o ChatGPT como uma ferramenta pedagógica para o aprimoramento das redações modelo Enem no Ensino Médio? O objetivo central desta investigação é analisar se a ferramenta pode desempenhar esse papel, contribuindo com a educação por meio da tecnologia. A partir do qual foram elencados os seguintes objetivos específicos: identificar as principais dificuldades de escrita na redação do Enem com base na literatura; investigar propostas de uso de Inteligência Artificial no ensino de língua portuguesa e apresentar sugestões de uso do ChatGPT como ferramenta pedagógica. Fundamentou-se em uma base teórica que inclui Marcuschi (2008), Koch (2005), Bakhtin (2016), Cavalcante (2012), Beaugrande e Dressler (1981), Halliday e Hasan (1976), Geraldi (2011[1984]), entre outros autores. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica descritiva. Para tanto, foram selecionadas três redações disponibilizadas na Cartilha do Participante Enem 2022, acessível no site oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Realizou se uma análise comparativa entre a avaliação oferecida pelo ChatGPT, ao inserir essas redações na ferramenta, e a avaliação feita pela banca examinadora do Enem. Os resultados indicaram que o ChatGPT pode ser utilizado como uma ferramenta pedagógica eficaz, fornecendo avaliações similares às realizadas por humanos. Isso demonstra seu potencial para contribuir com o ensino, facilitando o estudo e o aprimoramento das redações modelo Enem no contexto educacional. |
Abstract: | Artificial Intelligence (AI) has gained prominence in contemporary discussions and is widely used in various areas. In this research, the focus is on ChatGPT, a tool that has proved to be an ally in education, especially as a pedagogical resource for teaching essays in the format required by Enem, facilitating learning. Thus, this work sought to answer the following question: is it possible to use ChatGPT as a pedagogical tool for improving Enem model essays in high school? The central objective of this investigation is to analyze whether the tool can play this role, contributing to education through technology. From this, the following specific objectives were drawn up: to identify the main difficulties in writing Enem essays based on the literature; to investigate proposals for using Artificial Intelligence in Portuguese language teaching and to present suggestions for using ChatGPT as a teaching tool. It was based on a theoretical foundation that includes Marcuschi (2008), Koch (2005), Bakhtin (2016), Cavalcante (2012), Beaugrande and Dressler (1981), Halliday and Hasan (1976), Geraldi (2011[1984]), among other authors. The research adopted a qualitative, descriptive bibliographical approach. To this end, three essays were selected from the Enem 2022 Participant's Booklet, available on the official website of the Anísio Teixeira National Institute for Educational Studies and Research (INEP). A comparative analysis was carried out between the assessment offered by ChatGPT, when these essays were inserted into the tool, and the assessment made by the Enem examining board. The results indicated that ChatGPT can be used as an effective pedagogical tool, providing assessments similar to those carried out by humans. This demonstrates its potential to contribute to teaching, facilitating the study and improvement of Enem model essays in the educational context. |
Palavras-chave: | ChatGPT Redação Enem Ferramenta Pedagógica |
Área(s) do CNPq: | LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciencias Humanas e Letras |
Programa: | Licenciatura em Letras Português |
Citação: | VIANA, Karen Lorena de Araujo. O uso do ChatGPT como ferramenta pedagógica na produção de redações modelo ENEM. 2025. 53 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1817 |
Data de defesa: | 2025 |
Aparece nas coleções: | CCHL - Licenciatura em Letras Português (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato |
---|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.