| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1819Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Nascimento, Maria Ferreira do | - |
| dc.creator | Silva, Maria Niula Mendes da | - |
| dc.contributor.advisor1 | Albornoz, Omar Mario | - |
| dc.contributor.referee1 | Albornoz, Omar Mario | - |
| dc.contributor.referee2 | Oliveira Lins, Demócrito | - |
| dc.contributor.referee3 | Cardoso, Hélia | - |
| dc.date.accessioned | 2025-05-22T11:06:36Z | - |
| dc.date.issued | 2024 | - |
| dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Maria Ferreira do; SILVA, Maria Niula Mendes da. La comprensión lectora en la enseñanza/aprendizaje de español como lengua extranjera. 2024. 20 f. Artigo (Licenciatura em Letras Espanhol) - Universidade Estadual do Piauí, Pedro II, 2025 . | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1819 | - |
| dc.description.resumo | Este estudo tem como objetivo analisar e propor estratégias pedagógicas eficazes para fomentar e melhorar a compreensão leitora em estudantes de ensino médio que aprendem espanhol como língua estrangeira. A pesquisa busca identificar práticas educativas exitosas, considerando fatores como o nível de proficiência linguística dos estudantes, a seleção de materiais didáticos e as possíveis barreiras culturais. A partir dos resultados, pretende-se oferecer recomendações concretas para otimizar o processo de ensino-aprendizagem da compreensão leitora no contexto do ensino de espanhol como língua estrangeira. | por |
| dc.description.abstract | El presente estudio tiene como objetivo analizar y proponer estrategias pedagógicas efectivas para promover y mejorar la comprensión lectora en estudiantes de educación secundaria que aprenden español como lengua extranjera. La investigación se centra en identificar prácticas exitosas, considerando factores como el nivel de competencia lingüística del alumnado, la selección de materiales didácticos y las posibles barreras culturales. A partir de los resultados obtenidos, se pretende ofrecer recomendaciones concretas para optimizar el proceso de enseñanza-aprendizaje de la comprensión lectora en el contexto de la enseñanza del español como lengua extranjera. | spa |
| dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo analisar e propor estratégias pedagógicas eficazes para fomentar e melhorar a compreensão leitora em estudantes de ensino médio que aprendem espanhol como língua estrangeira. A pesquisa busca identificar práticas educativas exitosas, considerando fatores como o nível de proficiência linguística dos estudantes, a seleção de materiais didáticos e as possíveis barreiras culturais. A partir dos resultados, pretende-se oferecer recomendações concretas para otimizar o processo de ensino-aprendizagem da compreensão leitora no contexto do ensino de espanhol como língua estrangeira. | por |
| dc.description.provenance | Submitted by Maria Nascimento (marinascimentosp@gmail.com) on 2025-05-21T13:16:18Z No. of bitstreams: 2 TCC MARIA FERREIRA e MARIA NIULA- 18-02-2025.pdf: 225265 bytes, checksum: 3eebd689f8758c41c56010c8f6b5bc6b (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO REPOSITÓRIO - UESPI- MARIA NASCIMENTO E MARIA NIULA.pdf: 748308 bytes, checksum: 21173dbbba3ef39c3e761e9c45c1a4f6 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-05-22T11:06:36Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC MARIA FERREIRA e MARIA NIULA- 18-02-2025.pdf: 225265 bytes, checksum: 3eebd689f8758c41c56010c8f6b5bc6b (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO REPOSITÓRIO - UESPI- MARIA NASCIMENTO E MARIA NIULA.pdf: 748308 bytes, checksum: 21173dbbba3ef39c3e761e9c45c1a4f6 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-05-22T11:06:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC MARIA FERREIRA e MARIA NIULA- 18-02-2025.pdf: 225265 bytes, checksum: 3eebd689f8758c41c56010c8f6b5bc6b (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO REPOSITÓRIO - UESPI- MARIA NASCIMENTO E MARIA NIULA.pdf: 748308 bytes, checksum: 21173dbbba3ef39c3e761e9c45c1a4f6 (MD5) Previous issue date: 2024-12-07 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Letras Espanhol | por |
| dc.relation.references | ANDERSON, N. J. The role of metacognition in second/ foreign language teaching and learning. Washington: ERIC Digest, 2002. ARAGÃO, Rodrigo; CAJAZEIRA, Roselma. Reflexões sobre a formação de professores: relatos sobre o uso de tecnologias educacionais na experiência docente. In: JESUS, Dánie Marcelo de; MACIEL, Ruberval Franco. (orgs.). Olhares sobre tecnologias digitais: linguagens, ensino, formação e prática docente. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015, p. 301-324. BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1981. BRASIL. Secretaria de Educação Básica (2006). Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC CARVALHO, A. A. A. “Revista Portuguesa de Educação”. ISSN 0871-9187. 6:2 (1993) 117-124. https://hdl.handle.net/1822/518 Acesso em: 27 oct. 2024. CARRELL, P. L. Metacognitive awareness and second language reading. The Modern Language Journal, Oxford, v. 73, n. 2, p. 121-134, 1989. https://doi. org/10.1111/j.1540 4781.1989.tb02534.x CRESWELL, J. W. (2010). Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Trad. Magda França Lopes. Consultoria, supervisão e revisão técnica. Dirceu da Silva. 3 ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 39. DURÃO, A.B. de A. B. Análisis de errores en la interlengua de brasileños aprendices de español y de españoles aprendices de portugués. 2ª Ed. Mod. Londrina: Eduel, 2004. ESCH, Kees Van. La comprensión lectora del español como lengua extrajera: necesidades comunicativas, objetivos y métodos de enseñanza-aprendizaje. Universidade de Nimega (Holanda) 2010. GABRIEL, R. Compreensão em leitura: como avaliá-la? In: Leitura e cognição: uma abordagem transdisciplinar. OLMI, A. y PERKOSKI, N. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2005. INSTITUTO CERVANTES. Las competencias clave del profesorado de lenguas segundas y extranjeras. Dirección Académica, 2012. JIMÉNEZ PÉREZ, E. Comprensión lectora VS Competencia lectora: qué son y qué relación existe entre ellas. Investigaciones Sobre Lectura, [S. l.], n. 1, p. 65–74, 2014. DOI: 10.24310/revistaisl.vi1.10943. Disponível em: https://revistas.uma.es/index.php/revistaISL/article/view/10943. Acesso em: 26 oct. 2024. KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura 5ª ed. Campinas SP: Pontes, 1997 KLEIMAN, Â. B. Compreensão leitora. In: Frade, I. C. A. S.; Costa Val, M. G.; Bregunci, M. G. C. (Orgs.). Glossário CEALE: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014. p. 61-62. LEFFA, Vilson J. Transdisciplinaridade no ensino de línguas: a perspectiva das teorias da complexidade. Revista Brasileira de Linguísticas Aplicada, Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, v. 6, n. 1, p. 27-49, 2006. LEFFA, V. J. O ensino de línguas no Brasil e a formação do professor. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016. MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. 26 ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. p. 21. MOKHTARI, K.; REICHARD, C. Assessing students’ metacognitive awareness of reading strategies. Journal of Educational Psychology, Washington, v. 94, n. 2, p. 249- 259, 2002. https://doi.org/10.1037/0022-0663.94.2.249 QUESADA, Lina Hamel, Simón, Yessy Villavicencio, Cathcart Mercedes Causse. A estratégia de inferência na compreensão do leitor. Estúdio exploratório no contexto do ensino do espanhol como língua estrangeira. Revista Educação & Formação [en linea]. 2021, 6(3), [fecha de Consulta 13 de Diciembre de 2024]. ISSN:. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=585868284004 SHEOREY, R.; MOKHTARI, K. Differences in the metacognitive awareness of reading strategies among native and non-native readers. System, Atlanta, v. 29, n. 4, p. 431-449, Dec. 2001. https://doi.org/10.1016/ S0346-251X(01)00039-2 SPECHT, L. B.; KIRCHNER GUIMARÃES, S. R. Comprensión de lectura en español por aprendices brasileños. Revista Diálogo Educacional, [S. l.], v. 13, n. 38, p. 385–407, 2013. DOI: 10.7213/dialogo.educ.7632. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/8072. Acesso em: 26 out. 2024. STAKE, Robert E. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Tradução de Karla Reis. Revisão técnica de Nilda Jacks. Porto Alegre: Penso, 2011. SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre, RS: Artmed, 1998. ZANELLA, L. C.H. Metodologia de pesquisa. 2. ed. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração – UFSC, 2013. | por |
| dc.rights | Acesso Embargado | por |
| dc.subject | Comprensión Lectora | spa |
| dc.subject | Estrategias Didácticas | por |
| dc.subject | Lengua Extranjera | por |
| dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | por |
| dc.title | La comprensión lectora en la enseñanza/aprendizaje de español como lengua extranjera | por |
| dc.type | Artigo | por |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Espanhol | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato |
|---|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
