| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1872Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Ribeiro, Eliziane Resende | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0276074598418685 | por |
| dc.contributor.advisor1 | Loiola, Rubens Lacerda | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4392212338701924 | por |
| dc.contributor.advisor-co1 | Loiola, Rubens Lacerda | - |
| dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4392212338701924 | por |
| dc.contributor.advisor-co2 | Loiola, Rubens Lacerda | - |
| dc.contributor.advisor-co2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4392212338701924 | por |
| dc.contributor.referee1 | Lacerda, Rubens Loiola | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4392212338701924 | por |
| dc.contributor.referee2 | Lacerda, Natércia Almeida | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6751932448687156 | por |
| dc.contributor.referee3 | Sampaio, Ana Karina Barbosa | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5452163668152574 | por |
| dc.date.accessioned | 2025-05-30T12:17:48Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | RIBEIRO, Eliziane Resende. A multimodalidade em um livro didático do sexto ano do ensino fundamental. 2025. 48 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Floriano-PI, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1872 | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho explora como a multimodalidade é aplicada no ensino de Língua Portuguesa para os anos finais do Ensino Fundamental, conforme os parâmetros fornecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O estudo foca no livro didático de Língua Portuguesa do 6º ano, da coleção Português Linguagens de William Cereja e Carolina Dias Vianna (2022), investigando como textos multimodais são integrados ao material e seu impacto no desenvolvimento de habilidades de leitura crítica e produção textual dos alunos. A pesquisa, de caráter qualitativo e empírico, compara as propostas do livro didático com as diretrizes da BNCC, verificando a conformidade e eficácia da abordagem multimodal. Os resultados destacam a importância da multimodalidade no livro didático e das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem, trazendo uma formação mais completa e alinhada às exigências contemporâneas. | por |
| dc.description.abstract | This paper explores how multimodality is applied in the teaching of Portuguese Language for the final years of Elementary School, based on the National Common Curricular Base (BNCC). The study focuses on the 6th grade Portuguese Language textbook, from the Portuguese Languages collection of William Cereja e Carolina Dias Vianna (2022), investigating how multimodal texts are integrated into the material and their impact on the development of students' critical reading and textual production skills. The research, of a qualitative and empirical nature, compares the textbook's proposals with the BNCC guidelines, verifying the compliance and effectiveness of the multimodal approach. The results highlight the importance of multimodality in textbooks and active methodologies in the teaching-learning process, providing a more complete education aligned with contemporary demands. | por |
| dc.description.provenance | Submitted by Eliziane Resende Ribeiro (eliziane_r_r@aluno.uespi.br) on 2025-05-29T22:45:25Z No. of bitstreams: 2 TCC ELIZIANE VERSÃO 2025.pdf: 2233926 bytes, checksum: 4eec4253701666b3a70dec4d633b6047 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_250102_100447_28729_assinado_signed.pdf: 285784 bytes, checksum: 980558e2569a7d7a20f8baf67876f43f (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-05-30T12:17:48Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC ELIZIANE VERSÃO 2025.pdf: 2233926 bytes, checksum: 4eec4253701666b3a70dec4d633b6047 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_250102_100447_28729_assinado_signed.pdf: 285784 bytes, checksum: 980558e2569a7d7a20f8baf67876f43f (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-05-30T12:17:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC ELIZIANE VERSÃO 2025.pdf: 2233926 bytes, checksum: 4eec4253701666b3a70dec4d633b6047 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_250102_100447_28729_assinado_signed.pdf: 285784 bytes, checksum: 980558e2569a7d7a20f8baf67876f43f (MD5) Previous issue date: 2025-05-21 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Letras Português | por |
| dc.relation.references | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. BRASIL. Ministério da Educação. PNLD. Gov.br: 04/04/2024. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/pnld/programa-nacional-do-livro-e-do-material-didatico-pnld Acesso em: 28/05/2025. BACICH, Lilian. MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. CANI, Josiane Brunetti; COSCARELLI, Carla Viana. Textos multimodais como objetos de ensino: reflexões em propostas didáticas. In: KERSCH, Dorotea Frank et al. Multiletramentros e multimodalidade: ações pedagógicas aplicadas à linguagem. Campinas, SP: Pontes, 2016. COSTA, Estefani Gumiéro; SILVA, Gerson Rodrigues; RODRIGUES, Magda do Nascimento. Linguística textual e ensino de leitura sob a perspectiva multimodal. Rio de Janeiro: Seda, Seropédica, 2020, v. 5, n. 12, p. 87-101. CAVALCANTE, Larissa; DANTAS, Larissa. Lendo obras literárias adaptadas para HQs. In: TEIXEIRA, Elaine et al. Ebook Metodologias Ativas e Multiletramentos no ensino de linguagens. São Carlos: Pedro e João Editores, 2022. CARNEIRO, L. de A.; RODRIGUES, W.; FRANÇA, G.; PRATA, D. N. Use of technologies in Brazilian public higher education in times of pandemic COVID-19. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 8, p. e267985485, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i8.5485. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/5485. Acesso em: 24 oct. 2024. CEREJA, William; VIANNA, Carolina Dias. Português linguagens - 6º ano. 11. ed. São Paulo: saraiva Educação S.A., 2022. FRANCO, Ana Paula Cordeiro Lacerda; CASTRO, Marcelo de; COELHO, Shirlene Ferreira. Variação Linguística e memes. In: TEIXEIRA, Elaine et al. Ebook Metodologias Ativas e Multiletramentos no ensino de linguagens. São Carlos: Pedro e João Editores, 2022. ORNELLAS, Janaína Farias de; SILVA, Luana Cristeinsen. O ENSINO FUNDAMENTAL DA BNCC: proposta de um currículo na contramão do conhecimento. Revista Espaço do Currículo (online), João Pessoa, v.12, n.2, p. 309-325, maio/ago. 2019. PEYNEAU, A. C.; ABREU, C. B. C.; PALCICH, S. da P. P.; CARVALHIDO, W. F. O LIVRO DIDÁTICO:: SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, [S. l.], v. 3, n. 1, 2023. Disponível em: http://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/924. Acesso em: 18 dez. 2024. PEREIRA, A.; NARDUCHI, F.; MIRANDA, M. G. BIOPOLÍTICA E EDUCAÇÃO: os impactos da pandemia do covid-19 nas escolas públicas. Revista Augustus, v. 25, n. 51, p. 219-236, 3 jun. 2020. RAGI, Taísa Rita; BELIZÁRIO, Vanilda Aparecida; SILVA, Letícia Fernanda Carvalho (2022). A leitura em sala de aula: implicações sobre o gênero multimodal. DISCURSIVIDADES, 10(1) e-1012206. Disponível em: https://doi.org/10.29327/256399.10.1-4. Acesso em: 23 de mar. de 2024. ROJO, Roxane Helena Rodrigues; MOURA, Eduardo [orgs]. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. SOARES, Jeanne Maria do Vale (2022). A multimodalidade no eixo da leitura da BNCC para as séries finais do ensino fundamental. 76f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2022. Disponível em: http://localhost:8080/tede/handle/tede/386. Acesso em: 22-03-2024/ UESPI SOUSA, Caio Eder Santiago Lopes de. Os multiletramentos como motivadores da prática de leitura em sala de aula. Fortaleza-CE: SEDUC, 2019. SILVA, Elaine Teixeira da; OLIVEIRA, Jéssica Carvalho de; DIAS, Reinildes. A paisagem semiótica do gênero digital meme à luz da Gramática do Design Visual. In: TEIXEIRA, Elaine et al. Ebook Metodologias Ativas e Multiletramentos no ensino de linguagens. São Carlos: Pedro e João Editores, 2022. TEIXEIRA, Elaine e SILVA, Bárbara Amaral (Orgs.). Ebook Metodologias Ativas e Multiletramentos no ensino de linguagens. São Carlos: Pedro e João Editores, 2022. 210p. VICENTE, R. et al. Desafios da educação infanto-juvenil: os efeitos da Covid-19. Revista Eletrônica Pesquiseduca, [S. l.], v. 13, n. 29, p. 386–398, 2021. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1034. Acesso em: 7 fev. 2025 google acadêmico. | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Multimodalidade | por |
| dc.subject | Livro Didático | por |
| dc.subject | Ensino de Língua Portuguesa | por |
| dc.subject.cnpq | LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | por |
| dc.title | A multimodalidade em um livro didático do sexto ano do ensino fundamental | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Letras Português (Josefina Demes – FLORIANO) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 2,18 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
