Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1954
Tipo do documento: Artigo
Título: La música como instrumento facilitador de la letracidad crítica en clases de español
Autor: Mesquita, Maria Alves Pereira de
Primeiro orientador: Lima, Cleomir Dantas
Primeiro membro da banca: Mororo, Marcia Cristiane Lima
Segundo membro da banca: Cardoso, Hélia
Resumo: El referido estudio aborda la música como un recurso que facilita la letracidad crítica, donde, a través del análisis de trabajos de autoras como Freitas (2021) y Gobbi (2001), se observó la ausencia de trabajos sobre como este recurso pudiera ayudar a los estudiantes a desarrollar la letracidad crítica. Con esto, esta pesquisa se justifica por saber cómo la música ayuda a los estudiantes en este desarrollo. En general, la investigación pretende identificar cómo la música puede ser un instrumento facilitador de letracidad crítica en clases de español. Más específicamente, analizar autores que hablan sobre la relación de la música con la letracidad crítica; comprender la relación entre la música y la letracidad crítica a partir de los resultados de la pesquisa; y desarrollar un cuadro comparativo analizando el discurso de los autores sobre el tema propuesto. El estudio se desarrolla mediante el método comparativo con autores como: Gomes (2012), Cavalcante (2020), Barbosa (2019) y Bisbo y Capella (2018). A través del análisis de este trabajo, fue posible percibir la importancia de este recurso no sólo para el desarrollo de la letracidad crítica, sino también para la propia formación ciudadana del estudiante.
Abstract: O referido estudo aborda a música como recurso facilitador do letramento crítico, onde, por meio da análise de obras de autores como Freitas (2021) e Gobbi (2001), observou-se a ausência de trabalhos sobre como esse recurso poderia auxiliar os alunos no desenvolvimento do letramento crítico. Com isso, esta pesquisa se justifica por saber como a música auxilia os alunos nesse desenvolvimento. De modo geral, a pesquisa visa identificar como a música pode ser um instrumento facilitador do letramento crítico nas aulas de espanhol. Mais especificamente, analisar autores que falam sobre a relação entre música e letramento crítico; compreender a relação entre música e letramento crítico com base nos resultados da investigação; e desenvolver um quadro comparativo analisando a fala dos autores sobre o tema proposto. O estudo é desenvolvido utilizando o método comparativo com autores como: Gomes (2012), Cavalcante (2020), Barbosa (2019) e Bisbo e Capella (2018). Através da análise deste trabalho foi possível perceber a importância deste recurso não só para o desenvolvimento do letramento crítico, mas também para a própria formação cidadã do aluno.
Palavras-chave: Música
Letramento Crítico
Aluno
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: esp
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Letras Espanhol
Citação: MESQUITA, Maria Alves Pereira de. La música como instrumento facilitador de la letracidad crítica en clases de español. 2024. 20 f. Artigo (Licenciatura em Letras Espanhol) - Universidade Estadual do Piauí, Pedro II, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1954
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Espanhol

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.