| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2076| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | A apropriação da leitura e da escrita em sala de aula com os recursos tecnológicos |
| Autor: | Silva, Mirislene Leite da |
| Primeiro orientador: | Costa, Valmir Nunes |
| Primeiro membro da banca: | Costa, Valmir Nunes |
| Segundo membro da banca: | Araújo, Camélia Sheila Soares Borges de |
| Terceiro membro da banca: | Rodrigues, Janaira Caroline da Silva |
| Resumo: | A leitura e a escrita são práticas sociais que se completam e tem uma grande importância para o desenvolvimento cognitivo e imaginário. E são compreendido como as duas faces da linguagem escrita, sendo a leitura a face receptiva e a escrita a face expressiva, referindo-se a leitura e a escrita não ocorre de maneira voluntaria, dependo de um planejamento que deve ser elaborado na escola com o auxílio de uma equipe pedagógica, então essas duas habilidades é um processo complexo que envolve o domínio do sistema alfabético. Nas escolas o uso dos recursos tecnológicos para auxiliar nas práticas de leitura e escrita pode proporcionar novos entendimentos no ensino, tanto para os docentes como ampliação de conhecimentos para essas novas possiblidades de ensino para os discentes que já nasceram na era da tecnologia é preciso aprender como lidar com esses recursos tecnológicos que sempre fará parte de sua vida, podendo ampliar a relação de mestre e aprendiz. Neste trabalho monográfico é discutido a apropriação da leitura e da escrita em sala de aula com o auxílio das novas ferramentas tecnológica e como essas duas habilidades contribui para a formação do conhecimento dos discentes e como podem melhorar o contexto social e cultural dos alunos. Para a fundamentação teórica elege-se os seguintes autores: Theodoro (2005), Ferreira (2005), Fagundes (1989), Mendes (2003), Marcuschi (2007), Regina (2018), Aparecida (2010), Soares (2012), Martins (2004) entre outros. Realizou se a leitura dos textos sobre o assunto a partir das seguintes categorias: Letramento, paradigma de leitura e escrita, alfabetização, ensino, aprendizagem. Esta pesquisa tem por finalidade compreender como ocorre o processo de leitura e de escrita em sala de aula e como a ausência desses hábitos impacta na vida social do indivíduo. |
| Abstract: | Reading and writing are social practices that complement each other and have a great importance for cognitive and imaginary development. And they are understood as the two faces of written language, with reading being the receptive face and writing the expressive face, so reading and writing do not occur voluntarily, they depend on a plan that must be prepared at school with the help of a pedagogical team, so these two skills is a complex process that involves the mastery of the alphabetic system. In schools, the use of technological resources to assist in reading and writing practices can provide new understandings in teaching, bote for teachers and expansion of knowledge for these new teaching possibilities for students who were born in the age of technology and need to lera how to deal with these technological resources that will always be part of their lives, being able to expand the relationship between master and apprentice. In this monographic work are. This research aims to understand how the reading and writing process occurs in the classroom and how the absence of these habits impacts the individual's social life. To carry out the research, the following works were chosen as sources: Theodoro (2005), Ferreira (2005), Fagundes (1989), Mendes (2003), Marcuschi (2007), Regina (2018), Aparecida (2010), Soares (2012), Martins (2004) among others. The texts on the subject were read from the following categories: Literacy, reading and writing paradigm, literacy, teaching, learning. This research aims to understand how the reading and writing process occurs in the classroom and how the absence of these habits impacts the individual's social life. Keywords: Students, Teachers, Reading, Writing, Technology, Internet. |
| Palavras-chave: | Alunos Docentes Leitura Escrita Tecnologia Internet. |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias Humanas e Letras |
| Programa: | Licenciatura em Letras Português |
| Citação: | SILVA, Mirislene Leite da . A apropriação da leitura e da escrita em sala de aula com os recursos tecnológicos. 2025. 35f. TCC ( Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Floriano - PI, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2076 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Letras Português (Josefina Demes – FLORIANO) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 344,39 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
