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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2099| Tipo do documento: | Artigo |
| Título: | Nível de conhecimento de gestantes sobre a relação prematuridade e desenvolvimento neuropsicomotor no primeiro ano de vida |
| Título(s) alternativo(s): | Conhecimento sobre Prematuridade e DNPM |
| Autor: | Lima, Ainoã Alencar ![]() |
| Primeiro orientador: | Falcão, Laysa Monte Aguiar |
| Resumo: | Introdução: Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nascimento prematuro é definido quando o parto ocorre antes de 37 semanas de gestação. A falta de reconhecimento da prematuridade como fator de risco para comprometimentos neuromotores e cognitivos pode levar ao monitoramento inadequado. O desenvolvimento do pré-termo, nos primeiros meses de vida, ocorre de forma diferente. Portanto, se reconhece que neonatos pré-termo apresentam maior risco de atraso neuropsicomotor. A família é considerada influenciadora direta no desenvolvimento infantil, pois na infância os principais vínculos, bem como os cuidados e estímulos necessários ao desenvolvimento são fornecidos por ela, além de ser a mediadora entre o lactente e a sociedade, possibilitando a sua socialização. Objetivo: Analisar o nível de conhecimento de gestantes sobre as possíveis alterações neuropsicomotoras em neonatos pré-termo no primeiro ano de vida. Metodologia: Estudo transversal, de caráter analítico, realizado com 153 gestantes em acompanhamento pré-natal em uma maternidade pública de Teresina, Piauí. Utilizou-se um questionário estruturado, com posterior análise estatística descritiva e inferencial. Resultados: A variável escolaridade apresentou associação estatisticamente significativa com o nível de conhecimento (p = 0,041). Conclusão: Concluiu-se que o nível de conhecimento das gestantes acerca das possíveis alterações no desenvolvimento neuropsicomotor do pré-termo é baixo. Ações educativas sistemáticas e acessíveis devem ser implementadas no pré-natal, com ênfase nos riscos da prematuridade e na importância do acompanhamento multiprofissional. Estratégias como cartilhas ilustradas, rodas de conversa e uso de linguagem acessível podem ser úteis nesse contexto |
| Abstract: | Introduction: According to the World Health Organization (WHO), premature birth is defined as delivery occurring before 37 weeks of gestation. The lack of recognition of prematurity as a risk factor for neuromotor and cognitive impairments can lead to inadequate monitoring. The development of preterm infants in the first months of life occurs differently. Therefore, it is recognized that preterm neonates are at a higher risk of neuropsychomotor delay. The family is considered a direct influencer in child development, as in childhood the main bonds, as well as the care and stimuli necessary for development, are provided by it, in addition to being the mediator between the infant and society, enabling their socialization. Objective: To analyze the level of knowledge of pregnant women about possible neuropsychomotor alterations in preterm neonates in the first year of life. Methodology: Cross-sectional, analytical study conducted with 153 pregnant women receiving prenatal care at a public maternity hospital in Teresina, Piauí. A structured questionnaire was used, followed by descriptive and inferential statistical analysis. Results: The variable education level showed a statistically significant association with the level of knowledge (p = 0.041). Conclusion: It was concluded that the level of knowledge of pregnant women regarding possible alterations in the neuropsychomotor development of preterm infants is low. Systematic and accessible educational actions should be implemented in prenatal care, with an emphasis on the risks of prematurity and the importance of multidisciplinary follow-up. Strategies such as illustrated booklets, discussion circles, and the use of accessible language can be useful in this context. |
| Palavras-chave: | Recém-Nascido Prematuridade Desenvolvimento Neuropsicomotor Infantil Pré-Termo |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias da Saude |
| Programa: | Bacharelado em Fisioterapia |
| Citação: | LIMA, Ainoã Alencar. Nível de conhecimento de gestantes sobre a relação prematuridade e desenvolvimento neuropsicomotor no primeiro ano de vida. 2025. 31f. Artigo (Bacharelado em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2099 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CCS - Bacharelado em Fisioterapia (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
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