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Tipo do documento: Artigo
Título: Análise da disfunção temporomandibular associada a fatores psicológicos em estudantes de fisioterapia de uma universidade pública
Autor: Conceição, Talita Maria Rodrigues da
Primeiro orientador: Monteiro, Luana de Moura
Resumo: A Disfunção Temporomandibular (DTM) é uma condição de origem multifatorial que compromete a articulação temporomandibular e os músculos mastigatórios, frequentemente associada a fatores psicológicos como estresse e ansiedade. Entre estudantes universitários da área da saúde, a sobrecarga acadêmica pode favorecer o surgimento ou agravamento da DTM. Objetivo: Investigar a associação entre a presença e gravidade da DTM com os níveis de estresse e ansiedade em estudantes de Fisioterapia de uma universidade pública. Métodos: Estudo observacional de delineamento transversal, com amostra composta por 143 estudantes de Fisioterapia, avaliados por meio do Índice Anamnésico de Fonseca (DTM), Inventário de Ansiedade de Beck (BAI) e Teste de Lipp (ISS) para estresse. Os dados foram analisados pelo teste estatístico não paramétrico, qui-quadrado. Resultados: Observouse que 88,1% dos participantes apresentaram algum grau de DTM, e 100% relataram sinais de estresse, com maior prevalência nas fases de exaustão (39,9%) e resistência (30,1%). Todos os estudantes apresentaram ansiedade moderada ou severa. Houve associação significativa entre DTM e níveis de estresse (p < 0,001), e associação estatística positiva entre DTM e ansiedade (χ² = 59,637; p < 0,001). Sexo, idade e período acadêmico não apresentaram associação com a gravidade da DTM. Conclusão: Os achados apontam que o estresse e a ansiedade exercem forte influência sobre a gravidade da DTM entre universitários. A ausência de associação com fatores sociodemográficos sugere que variáveis emocionais têm papel mais relevante no desenvolvimento da DTM. Tais resultados reforçam a importância de estratégias de apoio psicológico e programas de prevenção voltados à saúde mental no ambiente acadêmico.
Abstract: Temporomandibular Dysfunction (TMD) is a condition of multifactorial origin that compromises the temporomandibular joint and masticatory muscles, often associated with psychological factors such as stress and anxiety. Among university students in the health area, academic overload can favor the emergence or worsening of TMD. Objective: To investigate the association between the presence and severity of TMD with stress and anxiety levels in Physiotherapy students at a public university. Methods: Observational study of cross-sectional design, with a sample composed of 143 Physiotherapy students, evaluated through the Fonseca Anamnestic Index (DTM), Beck Anxiety Inventory (BAI) and Lipp Test (ISS) for stress. The data were analyzed with non-parametric statistical tests, including chi-square. Results: It was observed that 88.1% of the participants had some degree of TMD, and 100% reported signs of stress, with a higher prevalence in the phases of exhaustion (39.9%) and resistance (30.1%). All students had moderate or severe anxiety. There was a significant association between TMD and stress levels (p < 0.001), and a positive statistical association between TMD and anxiety (χ² = 59.637; p < 0.001). Sex, age and academic period were not associated with the severity of TMD. Conclusion: The findings indicate that stress and anxiety exert a strong influence on the severity of TMD among university students. The absence of association with sociodemographic factors suggests that emotional variables have a more relevant role in the development of TMD. These results reinforce the importance of psychological support strategies and prevention programs aimed at mental health in the academic environment.
Palavras-chave: Articulação Temporomandibular
Disfunção Temporomandibular
Estresse psicológico
Ansiedade
Estudantes Universitários
Temporomandibular Joint
Temporomandibular Disorder
Psychological Stress
Anxiety
University Students
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias da Saude
Programa: Bacharelado em Fisioterapia
Citação: CONCEIÇÃO, Talita Maria Rodrigues da. Análise da disfunção temporomandibular associada a fatores psicológicos em estudantes de Fisioterapia de uma universidade pública. 2025. 17 f. Artigo (Bacharelado em Fisioterapia) – Universidade Estadual do Piauí, Centro de Ciências da Saúde, Teresina, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2109
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CCS - Bacharelado em Fisioterapia (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

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