| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2126Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Santos, Fernanda Alves dos | - |
| dc.contributor.advisor1 | Almeida, Gabriela Berthou de | - |
| dc.contributor.referee1 | Oliveira, Tatiana | - |
| dc.contributor.referee2 | Silva, Gisvaldo | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-03T14:43:12Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | SANTOS, Fernanda Alves dos. História dos povos indígenas no ensino médio: uma análise dos livros didáticos da coleção Moderna Plus (2020-2024). 2025. 24 f. Artigo (Licenciatura em História) - Universidade Estadual do Piauí, Floriano, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2126 | - |
| dc.description.resumo | A inclusão dos conteúdos relacionados à história e cultura indígena nos currículos escolares, conforme previsto na Lei nº 11.645/2008, constitui uma iniciativa voltada à reparação de séculos de invisibilidade e estigmatização dessas populações no contexto educacional brasileiro. Este artigo analisa, partindo desta legislação, os conteúdos referentes aos povos indígenas presentes nos livros didáticos utilizados na escola CETI Bucar Neto, em Floriano, Piauí. Os livros analisados pertencem a coleção Moderna Plus, e estão voltados para o ensino médio, sendo utilizados entre 2020 e 2024, quando esteve em vigor a “reforma do ensino médio”, aprovada e implementada durante o governo de Michel Temer. O estudo identificou que a abordagem dos conteúdos relacionados a temática indígena permanece fragmentada, superficial e com traços do eurocentrismo, não incorporando plenamente as narrativas e resistências históricas dos povos indígenas. O livro didático, enquanto ferramenta pedagógica essencial, deve ser constantemente revisto para refletir a diversidade cultural brasileira. Uma educação mais plural requer o reconhecimento dos povos originários como sujeitos históricos ativos em toda a História do Brasil, bem como a superação dos paradigmas eurocêntricos que ainda predominam em muitos materiais didáticos. | por |
| dc.description.abstract | The inclusion of content related to Indigenous history and culture in school curricula, as established by Law No. 11.645/2008, represents an initiative aimed at addressing centuries of invisibility and stigmatization of these populations within the Brazilian educational context. This article analyzes, based on this legislation, the content concerning Indigenous peoples found in the textbooks used at CETI Bucar Neto school, in Floriano, Piauí. The textbooks analyzed are part of the Moderna Plus collection and are intended for high school education, used between 2020 and 2024, during the implementation of the “high school reform” approved under the government of Michel Temer. The study identified that the treatment of Indigenous-related content remains fragmented, superficial, and marked by Eurocentric perspectives, failing to fully incorporate the historical narratives and resistance of Indigenous peoples. As an essential pedagogical tool, the textbook must be constantly revised to reflect Brazil's cultural diversity. A more pluralistic education requires the recognition of Indigenous peoples as active historical subjects throughout Brazil's history, as well as the overcoming of Eurocentric paradigms that still prevail in many educational materials. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Santos (fernndalvess@outlook.com) on 2025-07-03T01:28:00Z No. of bitstreams: 2 ARTIGO COMPLETO.pdf: 567475 bytes, checksum: 87c9b9ae8fb33c7a7cd22519f93a9b29 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA A PUBLICAÇÃO.pdf: 95381 bytes, checksum: 50c38784b6eff2cb4e94249046c286bd (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-03T14:43:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ARTIGO COMPLETO.pdf: 567475 bytes, checksum: 87c9b9ae8fb33c7a7cd22519f93a9b29 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA A PUBLICAÇÃO.pdf: 95381 bytes, checksum: 50c38784b6eff2cb4e94249046c286bd (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-07-03T14:43:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ARTIGO COMPLETO.pdf: 567475 bytes, checksum: 87c9b9ae8fb33c7a7cd22519f93a9b29 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA A PUBLICAÇÃO.pdf: 95381 bytes, checksum: 50c38784b6eff2cb4e94249046c286bd (MD5) Previous issue date: 2025-06-26 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em História | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Livro Didático | por |
| dc.subject | Ensino de História | por |
| dc.subject | Povos Indígenas | por |
| dc.subject | Ensino Médio | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
| dc.title | História dos povos indígenas no ensino médio: uma análise dos livros didáticos da coleção Moderna Plus (2020-2024) | por |
| dc.type | Artigo | por |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em História (Josefina Demes – FLORIANO) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo Completo.pdf | 554,17 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
