Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2148
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira Júnior, Bernardo Garcia-
dc.contributor.advisor1Passarinho, Cornelia Janayna Pereira-
dc.contributor.advisor-co1Carvalho Filha, Francisca Rosa de-
dc.date.accessioned2025-07-04T14:33:29Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationFERREIRA JÚNIOR, Bernardo Garcia. Ferramenta Scratch: uma proposta educacional no ensino de Libras para crianças surdas. 2022. 25 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual do Piauí, Piripiri, 2022.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2148-
dc.description.resumoA utilização de tecnologias pode minimizar as dificuldades e melhorar o ensino aprendizagem do aluno surdo. Dessa forma, o presente trabalho tem o intuito propor um aplicativo educacional para auxiliar o professor no ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para crianças surdas, Scratch uma linguagem de programação visual baseada em blocos, bastante utilizada por professores e alunos. Onde houve a produção de jogos utilizando essa ferramenta e a busca por trabalhos relacionados, a fim de reforçar a ideia que deseja-se passar com a produção dos jogos. A partir dos jogos criados e dos trabalhos estudados, pode-se perceber que programar no ambiente Scratch não é difícil e que o Scratch pode contribuir bastante no ensino de crianças surdas.por
dc.description.abstractThe use of technologies can minimize difficulties and improve teaching and learning for deaf students. In this way, the present work aims to propose an educational application to assist the teacher in teaching the Brazilian Sign Language (Libras) for deaf children, Scratch is a visual programming language based on blocks, widely used by teachers and students. Where there was the production of games using this tool and the search for related works, in order to reinforce the idea that you want to pass with the production of games. From the games created and the works studied, it can be seen that programming in the Scratch environment is not difficult and that Scratch can contribute greatly to the teaching of deaf children.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Bernardo Junior (bernardojunior@aluno.uespi.br) on 2025-07-04T13:53:47Z No. of bitstreams: 2 ARTIGO COMPLETO.pdf: 3498157 bytes, checksum: 99f17c9a0232080d376854bde5ded02e (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 627155 bytes, checksum: 687accf2d118d879885dcbb2a64a1821 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-04T14:33:29Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ARTIGO COMPLETO.pdf: 3498157 bytes, checksum: 99f17c9a0232080d376854bde5ded02e (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 627155 bytes, checksum: 687accf2d118d879885dcbb2a64a1821 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-04T14:33:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ARTIGO COMPLETO.pdf: 3498157 bytes, checksum: 99f17c9a0232080d376854bde5ded02e (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 627155 bytes, checksum: 687accf2d118d879885dcbb2a64a1821 (MD5) Previous issue date: 2022-08-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programBacharelado em Ciências da Computaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectScratchpor
dc.subjectLibraspor
dc.subjectEducação de Surdospor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleFerramenta scratch: uma proposta educacional no ensino de Libras para crianças surdaspor
dc.typeArtigopor
Aparece nas coleções:CIES - Bacharelado em Ciências da Computação (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf3,42 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.