| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2165| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Vozes do sertão: memórias e histórias de jornalistas em formação |
| Título(s) alternativo(s): | Voices from the backlands: Memories and stories of journalists in training |
| Autor: | Vieira, Thaila Vitória Santos ![]() |
| Primeiro orientador: | Ferreira, Mayara Sousa |
| Primeiro membro da banca: | Oliveira, Thamyres Sousa deThamyres |
| Segundo membro da banca: | Cardoso, Jaqueline da Silva Torres |
| Resumo: | Este trabalho apresenta a construção de um livro-reportagem com base nas histórias de vida de alunos do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Piauí, no campus Professor Barros Araújo. A cidade de Picos, terceira maior do estado, é referência regional no campo educacional. O curso de Jornalismo foi implantado em 2002, a partir da mobilização de profissionais da imprensa local, com o objetivo de formar comunicadores qualificados no sertão piauiense. A pesquisa, de caráter experimental e qualitativo, tem como objetivo principal investigar as narrativas de vida dos discentes nos últimos cinco anos, relacionando suas trajetórias às memórias sociais do curso. A fundamentação teórica está ancorada em três eixos: memória (GERK; BARBOSA, 2018; FERREIRA, 2022; NORA, 1993), narrativas de vida (BOURDIEU, 1996; SILVA, 2007) e livro-reportagem biográfico (CRUZ, 2021; ARAÚJO; FERREIRA, 2021). A metodologia adotada é de abordagem qualitativa, com nível descritivo. O método utilizado é o das histórias de vida, tendo como principal técnica de coleta de dados a entrevista biográfica. A pesquisa envolve três tipos: bibliográfica, documental (com ênfase nos diários e cartas) e de campo, sendo esta última a mais relevante. Os resultados alcançaram plenamente os objetivos propostos. Foram descritas trajetórias de vida marcadas por desafios, afetos e transformações, evidenciando a persistência dos estudantes; Narraram-se acontecimentos que impactaram o percurso acadêmico e a forma de estar no mundo, revelando memórias significativas; e percebeu-se a profunda relação entre as narrativas individuais e as memórias sociais do curso, que, ao serem compartilhadas, tornam-se coletivas. Assim, o livro-reportagem se consolida como um produto que preserva e valoriza essas vozes, constituindo-se como fonte de memória, pesquisa e inspiração para futuras gerações de jornalistas formados no interior do Piauí. |
| Abstract: | This work presents the construction of a reportage book based on the life stories of students from the Journalism course at the State University of Piauí, at the Professor Barros Araújo campus. The city of Picos, the third largest in the state, is a regional reference in the educational field. The Journalism course was implemented in 2002, as a result of the mobilization of local press professionals, with the aim of training qualified communicators in the Piauí hinterland. The research, of an experimental and qualitative nature, has as its main objective to investigate the life narratives of students from the last five years, relating their trajectories to the social memories of the course. The theoretical foundation is anchored in three axes: memory (GERK; BARBOSA, 2018; FERREIRA, 2022; NORA, 1993), life narratives (BOURDIEU, 1996; SILVA, 2007) and biographical reportage book (CRUZ, 2021; ARAÚJO; FERREIRA, 2021). The methodology adopted is a qualitative approach, with a descriptive level. The method used is that of life stories, having the biographical interview as the main data collection technique. The research involves three types: bibliographic, documentary (with emphasis on diaries and letters), and field research, the latter being the most relevant. The results fully achieved the proposed objectives. Life trajectories marked by challenges, affections, and transformations were described, evidencing the persistence of the students; Events that impacted the academic path and the way of being in the world were narrated, revealing significant memories; and the deep relationship between individual narratives and the social memories of the course was perceived, which, when shared, become collective. Thus, the reportage book is consolidated as a product that preserves and values these voices, constituting itself as a source of memory, research, and inspiration for future generations of journalists trained in the interior of Piauí. |
| Palavras-chave: | Curso de Bacharelado em Jornalismo Histórias de Vida Livro-Reportagem Memórias Uespi de Picos |
| Área(s) do CNPq: | COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Bacharelado em Comunicação Social |
| Citação: | VIEIRA, Thaila Vitória Santos. Vozes do sertão: memórias e histórias de jornalistas em formação. 2025. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2165 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Bacharelado em Comunicação Social (Professor Barros Araújo – PICOS) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Trabalho de Conclusão de Curso Completo.pdf | 6,76 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

