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Tipo do documento: Monografia
Título: Langston Hughes e a expressão da experiência afroamericana através da poesia e da prosa
Título(s) alternativo(s): Langston Hughes and the expression of the African American experience through poetry and prose
Autor: Landim, Esther Alves Gomes de Araujo
Primeiro orientador: Sousa, Rafael Francisco de
Primeiro membro da banca: Santos, Luiz Antonio dos
Segundo membro da banca: Maciel, Jaciara Barbosa da Silva
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a poesia de Langston Hughes no contexto da Renascença do Harlem, um movimento cultural e intelectual que floresceu na década de 1920 e que teve um impacto significativo na afirmação da identidade negra nos Estados Unidos. A pesquisa explora como Hughes, como um dos principais expoentes desse movimento, utilizou sua poesia para reescrever a história da diáspora africana, destacando a busca pela reconquista da identidade e das raízes culturais dos negros. A partir de sua obra, Hughes representa uma das vozes mais poderosas na promoção de uma cultura negra autêntica e na denúncia das desigualdades sociais. A pesquisa se fundamenta nas contribuições teóricas de autores como Bernd (2003), que discute a questão da identidade na literatura negra, e Smith e Watson (1998), que abordam a representação cultural de sujeitos marginalizados. Além disso, as reflexões de Alain Locke e W.E.B. Du Bois sobre a negritude e a valorização da cultura afro-americana enriquecem a análise, pois ambos defendem a importância da afirmação cultural negra como forma de resistência à dominação branca. A metodologia utilizada é qualitativa, com foco na análise de poemas-chave de Hughes, como "I, too” para compreender como sua obra dialoga com as questões sociais e políticas de sua época. Conclui-se que a poesia de Langston Hughes, inserida no contexto da Renascença do Harlem, não apenas denuncia as desigualdades raciais e a opressão, mas também afirma a importância da identidade negra e se torna uma forma de resistência cultural.
Abstract: This work aims to analyze the poetry of Langston Hughes in the context of the Harlem Renaissance, a cultural and intellectual movement that flourished in the 1920s and had a significant impact on the affirmation of Black identity in the United States. The research explores how Hughes, as one of the movement's key figures, used his poetry to rewrite the history of the African diaspora, highlighting the search for the reconquest of identity and cultural roots of Black people. Through his work, Hughes represents one of the most powerful voices in promoting authentic Black culture and denouncing social inequalities. The research is grounded in the theoretical contributions of authors such as Bernd (2003), who discusses the issue of identity in Black literature, and Smith and Watson (1998), who address the cultural representation of marginalized subjects. Additionally, the reflections of Alain Locke and W.E.B. Du Bois on Blackness and the valorization of African American culture enrich the analysis, as both advocate for the importance of cultural affirmation as a form of resistance to white domination. The methodology used is qualitative, focusing on the analysis of key poems by Hughes, such as "I, too," to understand how his work engages with the social and political issues of his time. It is concluded that Langston Hughes' poetry, within the context of the Harlem Renaissance, not only denounces racial inequalities and oppression but also affirms the importance of Black identity and becomes a form of cultural resistance.
Palavras-chave: Literatura Afrodescendente
Identidade Negra
Poesia
Literatura de Resistência
Área(s) do CNPq: LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Letras Inglês
Citação: LANDIM, Esther Alves Gomes de Araújo. Langston Hughes e a expressão da experiência afro-americana através da poesia e da prosa. 2025. 34 f. Monografia (Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Corrente, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2169
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Inglês

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