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Tipo do documento: Monografia
Título: O psicólogo como mediador do processo de humanização em Unidades de Terapia Intensiva
Título(s) alternativo(s): O psicólogo como mediador do processo de humanização em unidades de terapia intensiva
Autor: Reis, Laura Gabryelle Silva 
Primeiro orientador: Cunha, Valquíria Pereira da
Primeiro membro da banca: Melo, Jessyca Rodrigues
Segundo membro da banca: Carvalho, Ângela Sousa de
Resumo: O ambiente de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), marcado por alta complexidade técnica e intenso sofrimento emocional, apresenta desafios significativos para pacientes, familiares e profissionais. Embora a Política Nacional de Humanização (PNH) enfatize o cuidado integral, o modelo biomédico ainda predomina, frequentemente negligenciando a dimensão subjetiva do cuidado. Esta monografia teve como objetivo investigar o papel do psicólogo como facilitador da humanização em UTIs, analisando estratégias de atuação e seus impactos. Realizou-se uma revisão integrativa qualitativa em bases de dados (BDTD, PubMed, EBSCOhost, BVS), utilizando os descritores "Psicologia Hospitalar", "Humanização" e "Unidade de Terapia Intensiva", com análise de conteúdo dos 14 artigos selecionados (2019-2024). Os resultados revelaram seis eixos principais de atuação psicológica: mediação da comunicação (71,4% dos estudos), suporte emocional (50%), cuidados paliativos (35,7%), capacitação da equipe (42,9%), intervenções institucionais (28,6%) e apoio pós-alta (21,4%). As estratégias mais eficazes incluíram comunicação humanizada, visitação flexível, programas educativos e intervenções ambientais. Conclui-se que o psicólogo desempenha papel fundamental na humanização das UTIs, atuando como mediador entre as dimensões técnica e emocional do cuidado, com impactos significativos no bem-estar de pacientes, famílias e equipes. Recomenda-se maior integração desse profissional nas UTIs e desenvolvimento de protocolos padronizados para avaliação sistemática das intervenções.
Abstract: The Intensive Care Unit (ICU) environment, characterized by high technical complexity and intense emotional distress, presents significant challenges for patients, families, and healthcare professionals. Although the National Humanization Policy (PNH) emphasizes comprehensive care, the biomedical model still predominates, often neglecting the subjective dimension of care. This monograph aimed to investigate the role of psychologists as facilitators of humanization in ICUs by analyzing intervention strategies and their impacts. An integrative qualitative review was conducted across databases (BDTD, PubMed, EBSCOhost, BVS) using the descriptors "Hospital Psychology," "Humanization," and "Intensive Care Unit," with content analysis of the 14 selected articles (2019–2024). The results revealed six main areas of psychological intervention: communication mediation (71.4% of studies), emotional support (50%), palliative care (35.7%), staff training (42.9%), institutional interventions (28.6%), and post-discharge support (21.4%). The most effective strategies included humanized communication, flexible visitation policies, educational programs, and environmental interventions. It was concluded that psychologists play a fundamental role in humanizing ICUs, acting as mediators between the technical and emotional dimensions of care, with significant impacts on the well-being of patients, families, and staff. Greater integration of psychologists in ICUs and the development of standardized protocols for systematic evaluation of interventions are recommended.
Palavras-chave: Psicologia Hospitalar
Humanização
Unidade de Terapia Intensiva
Cuidado Integral
Saúde Mental
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias da Saude
Programa: Bacharelado em Psicologia
Citação: REIS, Laura Gabryelle Silva. O psicólogo como mediador do processo de humanização em unidades de terapia intensiva. 2025. 53 f. Monografia ( Bacharelado em Psicologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2191
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CCS - Bacharelado em Psicologia (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

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