Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2196
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Maria Gabrielly Borges de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Sousa, Luciano de Melo-
dc.date.accessioned2025-07-08T14:50:19Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationLIMA, Maria Gabrielly Borges de Oliveira. Sociologia das deficiências: um olhar sobre o processo de educação inclusiva para crianças com transtornos de neurodesenvolvimento. 2025. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) – Universidade Estadual do Piauí, Campus Torquato Neto, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2196-
dc.description.resumoO estágio é o primeiro momento onde a teoria vai ao encontro com a prática. E é justamente neste momento onde podemos colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e construir novos aprendizados diante da experiência no meio profissional. Este trabalho se justifica pela necessidade de ser trabalhado como ocorre o processo de inclusão quando falamos de transtornos de Neurodesenvolvimento como: TEA , TDAH , Dislexia e Discalculia. O objetivo deste relato de experiência foi: relatar experiências educacionais inclusivas com crianças com transtornos de neurodesenvolvimento, vividas durante período de estágio extracurricular (2020-2023), à luz da Sociologia das Deficiências. A metodologia deste trabalho foi o relato de experiência: além de descrições sobre as vivências desenvolvidas durante o estágio extra curricular, foram construídas reflexões acerca de estigmas e processos de inclusão no universo escolar, os tipos de adopções necessárias de acordo com cada especificação. Com isso percebemos a importância e a necessidade de se falar sobre como ocorre a inclusão, os tipos de adaptações para os Transtornos de Neurodesenvolvimento e a validação da identidade para além do laudo, respeitando as limitações e trabalhando a autonomia das crianças e adolescentes.por
dc.description.abstractThe internship is the first moment where theory meets practice. It is precisely at this moment that we can apply all the knowledge acquired throughout the course and build new learning based on professional experience. This work is justified by the need to address how the inclusion process occurs when discussing Neurodevelopmental Disorders such as ASD, ADHD, Dyslexia, and Dyscalculia. The objective of this experience report was to share inclusive educational experiences with children with neurodevelopmental disorders, lived during an extracurricular internship period (2020-2023), in light of the Sociology of Disabilities. The methodology of this work was the experience report: in addition to descriptions of the experiences developed during the extracurricular internship, reflections were built on stigmas and inclusion processes within the school environment, as well as the types of adaptations required for each specific condition. Through this, we recognize the importance and necessity of discussing how inclusion occurs, the types of adaptations needed for Neurodevelopmental Disorders, and the validation of identity beyond diagnostic labels, respecting limitations and fostering the autonomy of children and adolescents.eng
dc.description.provenanceSubmitted by MARIA GABRIELLY BORGES DE OLIVEIRA LIMA (mariaglima@aluno.uespi.br) on 2025-05-06T18:42:32Z No. of bitstreams: 2 Artigo_Maria_Gabrielly_Borges-.pdf: 390924 bytes, checksum: 21f67f8f45e4f1017ed183ee40bfdfce (MD5) Adobe Scan 6 de mai. de 2025.pdf: 678515 bytes, checksum: 7e556683c4f1c56ba072d33119bd0f8b (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADA, A FICHA CATALOGRÁFICA NÃO FOI FEITA POR UM BIBLIOTECÁRIO E ARTIGO NÃO PRECISA DE FICHA CATALOGRÁFICA. APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES, ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-05-07T11:25:39Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by MARIA GABRIELLY BORGES DE OLIVEIRA LIMA (mariaglima@aluno.uespi.br) on 2025-05-28T19:40:41Z No. of bitstreams: 2 Artigo_Maria_Gabrielly_Borges-_Corrigido_ps_banca.docx: 136784 bytes, checksum: 97d936d0b20088e378fc39a04c7c4146 (MD5) termo de autorização gaby.pdf: 401615 bytes, checksum: 72a37a75589c5bf11343821b9f5148c8 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADA; 1. TODOS OS ARQUIVOS DEVEM SER NO FORMATO PDF; 2. APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES, ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-05-29T10:28:44Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by MARIA GABRIELLY BORGES DE OLIVEIRA LIMA (mariaglima@aluno.uespi.br) on 2025-07-07T19:15:08Z No. of bitstreams: 2 Termo Gabrielly.pdf: 144657 bytes, checksum: a6b0f7d8dd059cad4c9661c25b7e4d67 (MD5) Artigo_Maria_Gabrielly_Borges-_Corrigido_ps_banca - Copia.pdf: 366951 bytes, checksum: b813c5ac2e5c81041f03b9b20a17c2b0 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-08T14:50:19Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo Gabrielly.pdf: 144657 bytes, checksum: a6b0f7d8dd059cad4c9661c25b7e4d67 (MD5) Artigo_Maria_Gabrielly_Borges-_Corrigido_ps_banca - Copia.pdf: 366951 bytes, checksum: b813c5ac2e5c81041f03b9b20a17c2b0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-08T14:50:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo Gabrielly.pdf: 144657 bytes, checksum: a6b0f7d8dd059cad4c9661c25b7e4d67 (MD5) Artigo_Maria_Gabrielly_Borges-_Corrigido_ps_banca - Copia.pdf: 366951 bytes, checksum: b813c5ac2e5c81041f03b9b20a17c2b0 (MD5) Previous issue date: 2025-01-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Sociaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectTranstorno de Neurodesenvolvimentopor
dc.subjectCapacitismopor
dc.subjectSociologia das Deficiênciaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleSociologia das deficiências: Um olhar sobre o processo de educação inclusiva para crianças com transtornos de neurodesenvolvimentopor
dc.typeArtigopor
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Ciências Sociais (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf358,35 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.