Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2198
Tipo do documento: Monografia
Título: Estratégias didáticas para o ensino da botânica em espaço não tradicionais com ênfase nos buritis
Autor: Silva, Paloma Fontes da 
Primeiro orientador: Santos, Polyhanna Ruth Gomes dos
Primeiro membro da banca: Carmo, Mara
Segundo membro da banca: Vieira, Fábio
Resumo: Este trabalho objetivou descrever e refletir sobre as importâncias das aulas em espaços não tradicionais para o ensino da Botânica em uma escola da rede pública do estado, na cidade de Ipiranga do Piauí. O estudo foi realizado com duas turmas do segundo ano: uma delas participou de aula teórica, enquanto a outra realizou aula de campo no Parque Ecológico Olho d’Água, localizado na cidade. O tema para as duas abordagens de aula foi sobre a Mauritia flexuosa L.f, a palmeira buriti, sendo apresentada sua importância ecológica, cultural, econômica, entre outras. As duas metodologias apresentaram um resultado satisfatório, mantendo um empate entre os dois ambientes de estudo. As turmas do segundo ano “A” e “B” se destacaram pelas participações durante as aulas e também pelo questionário aplicado posteriormente, no qual obtiveram média oito. Isso evidenciou um equilíbrio entre os dois métodos de ensino. Em virtude disso, observou-se que a maior parte dos alunos das duas turmas já possuía algum conhecimento sobre os buritis antes da aula, o que colaborou bastante para o estudo. Por outro lado, a parte dos alunos que não tinha conhecimento prévio também conseguiu compreender bem o conteúdo apresentado. Muitos estudantes relataram que conheciam os buritis, mas não sabiam de suas diversas importâncias para os seres vivos, os animais e o ecossistema.
Abstract: This work aimed to describe and reflect on the importance of classes in non-traditional spaces for teaching Botany in a public school in the state, in the city of Ipiranga do Piauí. The study was conducted with two second-year classes: one participated in a theoretical class, while the other engaged in a field class at the Olho d’Água Ecological Park, located in the city. The theme for both teaching approaches was about Mauritia flexuosa L.f, the buriti palm, highlighting its ecological, cultural, and economic importance, among others. Both methodologies presented a satisfactory result, maintaining a tie between the two study environments. The second-year classes "A" and "B" stood out for their participation during classes and also for the questionnaire applied later, in which they achieved an average score of eight. This highlighted a balance between the two teaching methods. As a result, it was observed that the majority of the students from both classes already had some knowledge about the buritis before the lesson, which greatly contributed to the study. On the other hand, the part of the students who had no prior knowledge also managed to understand the content presented well. Many students reported that they knew about the buritis but were not aware of their various importance to living beings, animals, and the ecosystem.
Palavras-chave: Aula de Campo
Ensino de Botânica
Métodos de Ensino
Palmeira Buriti
Feedback dos Alunos
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Ciências Biológicas
Citação: SILVA, Paloma Fontes da. Estratégias didáticas para o ensino da botânica em espaços não tradicionais com ênfase nos buritis. 2025. 38 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2198
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Ciências Biológicas (Professor Barros Araújo – PICOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.