Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2233
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Luan Mendes Ribeiro da-
dc.contributor.advisor1Negreiros, Valério Rosa de-
dc.date.accessioned2025-07-10T12:27:59Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSILVA, Luan Mendes Ribeiro da. O uso do cinema como recurso didático nas aulas de história do Ensino fundamental: um estudo no CETI Jacob Demes em Floriano-PI. 2025. 20 f. Artigo Científico (Licenciatura em História) – Universidade Estadual do Piauí, Floriano, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2233-
dc.description.resumoEste artigo investiga o uso do cinema como recurso didático no Ensino de História, tendo como cenário o CETI Jacob Demes, escola de ensino fundamental localizada no município de Floriano-PI. O objetivo foi analisar como os professores utilizam filmes em sala de aula, quais estratégias pedagógicas adotam e os desafios enfrentados. Parte-se da premissa de que o cinema pode estimular o pensamento crítico, permitindo a análise de representações históricas e incentivando reflexões sobre múltiplas narrativas do passado. No entanto, seu uso exige mediação criteriosa para evitar a reprodução acrítica de discursos historiográficos. O referencial teórico inclui Napolitano (2009), que discute formas de utilização do cinema no ensino, e Cerri (2011), que aborda a consciência histórica no aprendizado. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou entrevistas semiestruturadas com três professores de História da escola estudada. Os resultados indicam que, embora reconheçam o potencial pedagógico do cinema, sua aplicação varia. Os principais desafios incluem a limitação da carga horária, a escolha de filmes adequados e a necessidade de planejamento para garantir uma análise crítica. Conclui-se que o cinema pode ser um recurso valioso no Ensino de História, desde que acompanhado de estratégias que promovam a problematização das narrativas cinematográficas. O estudo também destaca a necessidade de formação docente específica e diretrizes institucionais para um uso mais reflexivo do audiovisual, alinhado às diretrizes da BNCC.por
dc.description.abstractmunicipality of Floriano-PI.The aim was to analyze how teachers use films in the classroom, what pedagogical strategies they adopt and the challenges they face. The premise is that cinema can stimulate critical thinking, allowing the analysis of historical representations and encouraging reflection on multiple narratives of the past. However, its use requires careful mediation to avoid the uncritical reproduction of historiographical discourses. The theoretical framework includes Napolitano (2009), who discusses ways of using cinema in teaching, and Cerri (2011), who addresses historical awareness in learning. The research, with a qualitative approach, used semi-structured interviews with three history teachers from the school studied. The results indicate that, although they recognize the pedagogical potential of cinema, its application varies. The main challenges include a limited workload, the choice of suitable films and the need for planning to ensure critical analysis. The conclusion is that cinema can be a valuable resource in History teaching, provided it is accompanied by strategies that promote the problematization of cinematic narratives. The study also highlights the need for specific teacher training and institutional guidelines for a more reflective use of audiovisuals, there aligned with the BNCC guidelines.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Luan Mendes (luanmendes_pampam@hotmail.com) on 2025-07-05T13:41:55Z No. of bitstreams: 2 meu artigo depositorio.docx: 44833 bytes, checksum: 5788ddb03f375fad47749e90b0a47898 (MD5) termo assinado.pdf: 1479222 bytes, checksum: cd3bc42682ea0831e5885e0965be3945 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: O artigo foi mandado em word. envie em PDF O termo de autorização de publicação não esta legível! https://uespi.br/wp-content/uploads/2024/12/Tutorial-para-depositar-TCC-e-Dissertacao.pdf on 2025-07-07T13:09:07Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Luan Mendes (luanmendes_pampam@hotmail.com) on 2025-07-08T13:07:06Z No. of bitstreams: 2 meu artigo depositorio.docx: 44833 bytes, checksum: 5788ddb03f375fad47749e90b0a47898 (MD5) termo assinado.pdf: 1479222 bytes, checksum: cd3bc42682ea0831e5885e0965be3945 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADA, 1. TODOS OS ARQUIVOS DEVEM SER EM PDF; 2. O TERMO DE AUTORIZAÇÃO DEVE ESTÁ LEGÍVEL . APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES, ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-07-08T13:34:41Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Luan Mendes (luanmendes_pampam@hotmail.com) on 2025-07-08T13:41:20Z No. of bitstreams: 2 meu artigo depositorio.docx: 44833 bytes, checksum: 5788ddb03f375fad47749e90b0a47898 (MD5) termo assinado.pdf: 1479222 bytes, checksum: cd3bc42682ea0831e5885e0965be3945 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADOS (A), INFORMAMOS QUE SUA SUBMISSÃO FOI REJEITADA PARA CORREÇÕES. OBSERVAMOS A NECESSIDADE DE CORRIGIR: ( ANEXE O TCC E O TERMO, E DEVEM SER NO FORMATO PDF ) PARA REGULARIZAR A SITUAÇÃO, PEDIMOS QUE SIGA AS ORIENTAÇÕES ABAIXO: CONSULTE O TUTORIAL DISPONÍVEL NO LINK A SEGUIR: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TUTORIAL-PARA- DEPOSITAR-TCC-E-DISSERTACAO.PDF. CERTIFIQUE-SE DE SEGUIR ATENTAMENTE O PASSO A PASSO DESCRITO NO DOCUMENTO. 1. PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE- AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). 2. APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES , ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-07-08T14:06:24Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Luan Mendes (luanmendes_pampam@hotmail.com) on 2025-07-08T14:24:45Z No. of bitstreams: 2 meu artigo depositorio.docx: 44833 bytes, checksum: 5788ddb03f375fad47749e90b0a47898 (MD5) termo assinado.pdf: 1479222 bytes, checksum: cd3bc42682ea0831e5885e0965be3945 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: CORRIJA os seguintes pontos: 1. O TCC deve ser enviado em PDF você nos encaminhou em word. 2. O termo de autorização da publicação está ilegível. A imagem está muito ruim! 3. Na descrição você colocou apenas o título em inglês. Coloque o título do trabalho em português. E se desejar coloque também em inglês (título alternativo). on 2025-07-08T14:59:14Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Luan Mendes (luanmendes_pampam@hotmail.com) on 2025-07-08T15:52:31Z No. of bitstreams: 2 meu artigo depositorio.docx: 44833 bytes, checksum: 5788ddb03f375fad47749e90b0a47898 (MD5) termo assinado.pdf: 1479222 bytes, checksum: cd3bc42682ea0831e5885e0965be3945 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: Boa tarde, Por gentileza, 1. O seu TCC deve ser anexado no formato PDF; 2. Seu termo de autorização não dá ler, faça outro. on 2025-07-08T16:50:07Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Luan Mendes (luanmendes_pampam@hotmail.com) on 2025-07-08T20:50:58Z No. of bitstreams: 2 termo assinado.pdf: 1479222 bytes, checksum: cd3bc42682ea0831e5885e0965be3945 (MD5) tcc_luan_silva_historia_uespi_2025.pdf: 33507 bytes, checksum: 2a633dbbbb942c60b29b085a46de356f (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: ENVIAR O TERMO DE AUTORIZAÇÃO COM LETRAS LEGÍVEIS, NÃO ESQUECER DE COLOCAR O NOME DO TITULO NO TERMO DE AUTORIZAÇÃO on 2025-07-09T14:11:20Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Luan Mendes (luanmendes_pampam@hotmail.com) on 2025-07-09T20:08:38Z No. of bitstreams: 2 ARTIGO COMPLETO.pdf: 339492 bytes, checksum: 00556c80565c5553973d682297e38926 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHO.pdf: 1238373 bytes, checksum: 11690859e0899c94cc15dbcd09d64206 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-10T12:27:59Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ARTIGO COMPLETO.pdf: 339492 bytes, checksum: 00556c80565c5553973d682297e38926 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHO.pdf: 1238373 bytes, checksum: 11690859e0899c94cc15dbcd09d64206 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-10T12:27:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ARTIGO COMPLETO.pdf: 339492 bytes, checksum: 00556c80565c5553973d682297e38926 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHO.pdf: 1238373 bytes, checksum: 11690859e0899c94cc15dbcd09d64206 (MD5) Previous issue date: 2025-06-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Históriapor
dc.subjectCinemaeng
dc.subjectRecursos Didáticospor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO uso do cinema como recurso didático nas aulas de história do ensino fundamental: um estudo no CETI Jacob Demes em Floriano-PIpor
dc.title.alternativeThe use of cinema as a teaching resourse in elementary school history classes: a study at CETI Jacob Demes in Floriano Piauieng
dc.typeArtigopor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em História (Josefina Demes – FLORIANO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo331,54 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.