Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2240
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFortunatto, Lorrana dos Santos-
dc.contributor.advisor1Dantas, Wanderson Ramonn Pimentel-
dc.date.accessioned2025-07-10T13:17:32Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationFORTUNATTO, Lorrana dos Santos. Didática de história e a ditadura civil-militar: estudo comparativo dos livros didáticos do terceiro ano do ensino médio (2016–2020). 2025. 28 f. Artigo (Licenciatura Plena em História) – Universidade Estadual do Piauí, Floriano, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2240-
dc.description.resumoEste artigo objetiva realizar uma análise comparativa das representações da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985) em dois livros didáticos destinados ao 3º ano do Ensino Médio: História: Passado e Presente (2016) e Moderna Plus (2020). A metodologia adotada foi fundamentada na História Comparada proposta por José D’Assunção Barros (2007) e no referencial teórico sobre livros didáticos e memória histórica elaborado por Alain Choppin (2002), Cerri (2010) e Halbwachs (2003). Além de Napolitano (2014) e Motta (2018) que também contribuíram com parte teórica sobre o período referente a Ditadura Civil-Militar no Brasil. Os resultados revelam diferenças significativas nas abordagens analisadas, especialmente quanto ao tratamento crítico de 1964, à profundidade na discussão sobre repressão e resistência, à presença de recursos didáticos e à articulação entre memória e direitos humanos.por
dc.description.abstractThis article aims to conduct a comparative analysis of representations of the Brazilian civil-military dictatorship (1964–1985) in two high school textbooks: História: Passado e Presente (2016) and Moderna Plus (2020). The adopted methodology is based on Comparative History, as proposed by José D’Assunção Barros (2007), and on the theoretical framework regarding textbooks and historical memory developed by Alain Choppin (2002), Cerri (2010), and Halbwachs (2003). Additionally, Napolitano (2014) and Motta (2018) contributed theoretical insights on the dictatorship period in Brazil. The results reveal significant differences between the analyzed approaches, particularly concerning the critical treatment of 1964, the depth of discussion on repression and resistance, the presence of didactic resources, and the connection between memory and human rights.por
dc.description.provenanceSubmitted by Lorrana dos Santos Fortunatto (lorranafor@gmail.com) on 2025-07-10T13:00:29Z No. of bitstreams: 2 ARTIGO COMPLETO.pdf: 711894 bytes, checksum: 88f2b40a411c6a37416ee8ac20ffc300 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 5903328 bytes, checksum: 776efc145438152097f5c0cd0e99a2d3 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-10T13:17:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ARTIGO COMPLETO.pdf: 711894 bytes, checksum: 88f2b40a411c6a37416ee8ac20ffc300 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 5903328 bytes, checksum: 776efc145438152097f5c0cd0e99a2d3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-10T13:17:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ARTIGO COMPLETO.pdf: 711894 bytes, checksum: 88f2b40a411c6a37416ee8ac20ffc300 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 5903328 bytes, checksum: 776efc145438152097f5c0cd0e99a2d3 (MD5) Previous issue date: 2025-07-02eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDitadura Civil-Militarpor
dc.subjectLivros Didáticospor
dc.subjectHistória Comparadapor
dc.subjectMemória Históricapor
dc.subjectEnsino de Históriapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleDidática de história e a ditadura civil-militar: estudo comparativo dos livros didáticos do terceiro ano do ensino médio (2016-2020)por
dc.typeArtigopor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em História (Josefina Demes – FLORIANO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf695,21 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.