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Tipo do documento: Monografia
Título: Políticas de assistência estudantil em universidades públicas do município de Picos-PI: comparando estratégias e impactos acadêmicos
Autor: Franco, Otatiana de Sousa
Primeiro orientador: Macedo, Ermínia Medeiros
Primeiro membro da banca: Macedo, Ermínia Medeiros
Segundo membro da banca: Moura, Maria Valdiva Barbosa
Terceiro membro da banca: Soares, Marissol Lopes
Resumo: Esta pesquisa aborda as políticas de assistência estudantil em universidades públicas do município de Picos – PI, a partir de uma análise comparativa entre as estratégias adotadas e os impactos gerados sobre a trajetória acadêmica dos discentes. O objetivo geral foi compreender em que medida essas políticas influenciam na permanência e no desempenho dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para tanto, utilizou-se uma abordagem metodológica de natureza básica, com delineamento descritivo-exploratório e abordagem mista. A coleta de dados empíricos foi realizada por meio da aplicação de questionário semiestruturado a 105 estudantes beneficiários da assistência estudantil nas universidades analisadas. Os resultados evidenciaram que, embora ambas as instituições ofertem ações similares de apoio, há desigualdades significativas na estrutura, na abrangência e no financiamento das políticas. Observou-se que os benefícios, especialmente os de natureza financeira e psicossocial, contribuem de forma significativa para a permanência dos estudantes e mitigam os efeitos das desigualdades educacionais. Conclui-se que a consolidação de uma política de assistência efetiva e equitativa depende da articulação entre financiamento público, gestão institucional qualificada e escuta ativa dos sujeitos envolvidos.
Abstract: This research addresses student assistance policies at public universities in the city of Picos, Piauí, based on a comparative analysis between the strategies adopted and the impacts generated on the academic trajectory of students. The general objective was to understand to what extent these policies influence the retention and performance of students in situations of socioeconomic vulnerability. To this end, a basic methodological approach was used, with a descriptive-exploratory design and mixed approach. Empirical data collection was carried out by applying a semi-structured questionnaire to 105 students who benefited from student assistance at the universities analyzed. The results showed that, although both institutions offer similar support actions, there are significant inequalities in the structure, scope and financing of the policies. It was observed that the benefits, especially those of a financial and psychosocial nature, contribute significantly to the retention of students and mitigate the effects of educational inequalities. It is concluded that the consolidation of an effective and equitable assistance policy depends on the articulation between public financing, qualified institutional management and active listening of the subjects involved.
Palavras-chave: Políticas Públicas
Assistência Estudantil
Ensino Superior
PNAES
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Bacharelado em Administração
Citação: FRANCO, Otatiana de Sousa. Políticas de assistência estudantil em universidades públicas do município de Picos-PI: comparando estratégias e impactos acadêmicos. 2025. 61 f. Monografia (Bacharelado em Administração) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2257
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Bacharelado em Administração (Professor Barros Araújo – PICOS)

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