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Tipo do documento: Monografia
Título: Historicidade, espaços e alteridades: uma leitura indiciária de o horror em Red Hook, de H.P. Lovecraft
Autor: Silva, Samuel Levi Gomes da
Primeiro orientador: Brandim, Sergio Romualdo Lima
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso analisa o conto O Horror em Red Hook (1925), de H. P. Lovecraft, sob uma perspectiva interdisciplinar que articula história e literatura. Apoiado no método indiciário de Carlo Ginzburg, que valoriza a leitura dos vestígios de historicidade presentes nas narrativas, o estudo investiga como Lovecraft traz em sua literatura uma historicidade ao representar o subúrbio nova-iorquino. Para aprofundar a análise histórico-literária, dialoga-se com os estudos de Pinto e Turazzi, que discutem esta relação, ressaltando como obras literárias funcionam como documentos simbólicos, que refletem e são influenciadas por processos históricos e culturais específicos do escritor. A partir dessas contribuições, o trabalho articula a leitura do conto com as reflexões anticoloniais de Frantz Fanon sobre a violenta divisão entre cidade do colono e cidade do colonizado, evidenciando como a narrativa lovecraftiana usa da caricaturização e ódio do Outro para compor o horror cósmico. Em uma trama marcada pela exclusão e violência simbólica, ele retrata imigrantes, negros e comunidades marginalizadas como ameaça à ordem social colonizadora. Ao fim, percebemos que O Horror em Red Hook se revela não apenas como uma obra de terror sobrenatural, mas também como um documento histórico, fruto das dinâmicas sociais e urbanas da imigração, da diversidade cultural e dos efeitos do colonialismo em uma metrópole americana no início do século XX.
Abstract: Ce travail de fin d’études analyse le conte L'Horreur de Red Hook (de 1925, trad. fr., titre original : "The Horror at Red Hook"), de H. P. Lovecraft, sous une perspective interdisciplinaire qui articule histoire et littérature. Basée sur la méthode d’indice de Carlo Ginzburg, qui valorise la lecture des traces d’historicité présentes dans les récits, l’étude enquête comment Lovecraft apporte dans sa littérature une historicité en représentant la banlieue new-yorkaise. Pour approfondir l’analyse historique-littéraire, on dialogue avec les études de Pinto et Turazzi, qui discutent cette relation, soulignant comment les œuvres littéraires fonctionnent comme des documents symboliques, qui reflètent et sont influencées par les processus historiques et culturels spécifiques de l’écrivain. À partir de ces contributions, l’ouvrage articule la lecture du conte avec les réflexions anticoloniales de Frantz Fanon sur la violente division entre la ville du colon et la ville du colonisé, montrant comment le récit lovecraftien utilise la caricature et la haine de l’Autre pour composer l’horreur cosmique. Dans une trame marquée par l’exclusion et la violence symbolique, il dépeint les immigrés, les noirs et les communautés marginalisées comme une menace pour l’ordre social colonisateur. À la fin, nous avons réalisé que L'Horreur de Red Hook se révèle non seulement comme une œuvre de terreur surnaturelle, mais aussi comme un document historique, fruit des dynamiques sociales et urbaines de l’immigration, de la diversité culturelle et des effets du colonialisme dans une métropole américaine au début du XXe siècle.
Palavras-chave: Historicidade
História e Literatura
Lovecraft
Horror Cósmico
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em História
Citação: SILVA, Samuel Levi Gomes da. Historicidade, espaços e alteridades: uma leitura indiciária de o horror em Red Hook, de H.P. Lovecraft. 2025. 49 f. Monografia (Licenciatura em História) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2294
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em História (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

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