| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2295Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Alves, Rita de Cássia da Silva | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9880125155962674 | por |
| dc.contributor.advisor1 | Holanda, Lêda Maria de Carvalho Ribeiro | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4640861055278826 | por |
| dc.contributor.referee1 | Carvalho, Ângela Sousa de | - |
| dc.contributor.referee2 | Sá, Rafaella Coêlho | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-15T12:45:30Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | ALVES, Rita de Cássia da Silva. Do afeto à maturação emocional: explorando o vínculo parental e o desenvolvimento emocional na primeira infância. 2025. 60 f. Monografia (Bacharelado em Psicologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina -PI, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://localhost:8080/tede/handle/tede/2295 | - |
| dc.description.resumo | A função parental é essencial na infância, uma vez que tem como objetivo oferecer as condições básicas para a sobrevivência do infante, impactando diretamente o desenvolvimento emocional — fator crucial para a saúde mental. Nesse processo, o ambiente pode representar tanto um fator de proteção quanto de risco. O objetivo geral deste estudo é analisar a importância do estabelecimento de vínculos afetivos parentais para o desenvolvimento emocional na primeira infância. Para tanto, consultou-se a literatura disponível, seguindo os critérios metodológicos de uma revisão bibliográfica, do tipo integrativa, com abordagem qualitativa. Foi consultado o portal Pubmed, que engloba o MEDLINE, a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde BVS e o buscador acadêmico (Google Acadêmico), considerando o recorte temporal de 2019 a 2024. Utilizaram-se os descritores ‘Vínculos Afetivos’, ‘Parentalidade’ e ‘Desenvolvimento Infantil’, combinados com o operador booleano AND. Foram incluídos apenas estudos completos, de acesso gratuito, disponíveis nos idiomas português, inglês e espanhol. Foram excluídos outros formatos de produção acadêmica e estudos em desacordo com o objetivo principal do presente estudo. A seleção dos artigos ocorreu a partir de três etapas: (1) leitura dos títulos e resumos, (2) análise da abordagem metodológica, (3) leitura completa do material. Após a análise minuciosa dos materiais, restaram 16 artigos para compor a amostra final. Os resultados e a discussão estão organizados em quatro categorias de análise, a saber: efeitos positivos dos cuidados parentais; danos decorrentes da ausência dos cuidados parentais; principais impactos dos períodos sensíveis do desenvolvimento na maturação emocional; e sustentação do desenvolvimento emocional primitivo. As três primeiras categorias correspondem aos objetivos específicos da pesquisa, enquanto a última emergiu a partir do olhar analítico da autora. Durante o processo de construção do trabalho, identificou-se a necessidade de incluir possíveis intervenções observadas ao longo da análise, justificando, assim, a criação desta quarta categoria. Com isso, em vista da construção deste trabalho evidenciou-se a importância do vínculo afetivo parental para o desenvolvimento infantil, principalmente do aspecto emocional. | por |
| dc.description.abstract | Parenting is essential during childhood, as it aims to provide the basic conditions for the infant's survival, directly impacting emotional development—a crucial factor for mental health. In this process, the environment can represent both a protective and a risk factor. The overall objective of this study is to analyze the importance of establishing parental bonds for emotional development in early childhood. To this end, the available literature was consulted, following the methodological criteria of an integrative bibliographic review with a qualitative approach. The Pubmed portal was consulted, which includes MEDLINE, the Virtual Health Library of the Ministry of Health (BVS), and the academic search engine (Google Scholar), considering the time frame from 2019 to 2024. The descriptors “Emotional Bonds,” “Parenting,” and “Child Development” were used, combined with the Boolean operator AND. Only complete studies, freely accessible, available in Portuguese, English, and Spanish were included. Other academic formats and studies that did not align with the main objective of this study were excluded. The selection of articles was based on three stages: (1) reading the titles and abstracts, (2) analyzing the methodological approach, (3) reading the material in its entirety. After a thorough analysis of the materials, 16 articles remained to compose the final sample. The results and discussion are organized into four categories of analysis, namely: positive effects of parental care; harm resulting from the absence of parental care; main impacts of sensitive periods of development on emotional maturation; and support for early emotional development. The first three categories correspond to the specific objectives of the research, while the last emerged from the author's analytical perspective. During the process of constructing the work, the need to include possible interventions observed throughout the analysis was identified, thus justifying the creation of this fourth category. With this, in view of the construction of this work, the importance of the parental emotional bond for child development, especially the emotional aspect, was evident. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Rita Alves (ritaalves@aluno.uespi.br) on 2025-07-14T21:13:24Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 1157109 bytes, checksum: 20d3e2800334cfaae23e66e86c6f8304 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 154899 bytes, checksum: 9bf7b14ae9d14152d2612da98b387430 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Cynthia Nascimento (cynthiaosorio@uespi.br) on 2025-07-15T12:45:30Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 1157109 bytes, checksum: 20d3e2800334cfaae23e66e86c6f8304 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 154899 bytes, checksum: 9bf7b14ae9d14152d2612da98b387430 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-07-15T12:45:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 1157109 bytes, checksum: 20d3e2800334cfaae23e66e86c6f8304 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 154899 bytes, checksum: 9bf7b14ae9d14152d2612da98b387430 (MD5) Previous issue date: 2025-06-16 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ciencias da Saude | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Bacharelado em Psicologia | por |
| dc.rights | Acesso Embargado | por |
| dc.subject | Vínculos Afetivos | por |
| dc.subject | Desenvolvimento Infantil. | por |
| dc.subject | Parentalidade | por |
| dc.subject | Child development | eng |
| dc.subject | Parenting | eng |
| dc.subject | Emotional bonds | eng |
| dc.subject | Maturação emocional | por |
| dc.subject | Primeira Infância | por |
| dc.subject | Emotional maturation | eng |
| dc.subject | Early childhood | eng |
| dc.subject.cnpq | PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | por |
| dc.title | Do afeto à maturação emocional: explorando o vínculo parental e o desenvolvimento emocional na primeira infância | por |
| dc.title.alternative | Do afeto à maturação emocional: explorando o vínculo parental e o desenvolvimento emocional na primeira infância | por |
| dc.title.alternative | From affection to emotional maturity: exploring the parental bond and emotional development in early childhood | eng |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | CCS - Bacharelado em Psicologia (Poeta Torquato Neto – TERESINA) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato |
|---|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
