| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2331| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | A importância dos textos literários no ensino da língua inglesa |
| Autor: | Silva, Josilene Batista |
| Primeiro orientador: | Santos, Luiz Antonio dos |
| Resumo: | Este estudo visa propor um método para a utilização de textos literários no ensino do inglês. A estratégia principal é motivar os estudantes a utilizarem a literatura nas aulas de inglês, incentivando-os a ler e compreender textos literários. Notando que muitos docentes desistem do ensino de literatura por diversos motivos, principalmente pela instabilidade da carga horária definida para as aulas. Portanto, os docentes são forçados a empregar métodos de ensino da gramática que não estimulam os estudantes a se envolverem nas tarefas. Neste cenário, notamos que a efetividade do ensino de literatura em sala de aula não é tão benéfica quanto deveria ser. As nossas observações indicam que a instrução gramatical é mais contextualizada do que a literatura, o que prejudica a capacidade crítica dos estudantes, já que a literatura promove leituras interpretativas. A Teoria Literária envolve a análise e sistematização da Literatura com o campo deestudo, além de abordar os métodos de análise desta área. Da mesma forma que a literatura comparada, é uma área relativamenterecente. Antes da difusão do termo,sua investigação era conduzida no âmbito da Estética, que engloba todas as Artes. Está comprovado que a utilização da literatura nas aulas de inglês tem como principal finalidade o estímulo à leitura. Pesquisas já estabelecidas confirmam que há poucos leitores no Brasil e os obstáculos encontrados pela escola dificultam o estímulo à leitura. Por meio da literatura, podemos incentivar os estudantes a desenvolverem desde cedo uma consciência crítica sobre o gênero textual, a variedade linguística e a cultura, aumentando assim o interesse pela leitura. |
| Abstract: | This study aims to propose a method for using literary texts in teaching English. Motivation is essential for students to be able to use literature in English classes, encouraging them to read and understand literary texts. It is observed that many teachers give up teaching literature for various reasons, mainly due to the instability of the workload defined for classes. Therefore, teachers are forced to employ grammar teaching methods that do not encourage students to get involved in the tasks. In this scenario, we note that there is no acceptable receptivity to the use of literature in the classroom, since students are not familiar with the topic. Our observations indicate that grammar instruction is more contextualized than literature, which harms students' critical capacity, since literature promotes interpretative readings. Literary Theory involves the analysis and systematization of Literature as a field of study, in addition to addressing the methods of analysis in this area. Like comparative literature, it is a relatively recent area. Before the term was disseminated, its investigation was conducted within the scope of Aesthetics, which encompasses all the Arts. It has been proven that the main purpose of using literature in English classes is to encourage reading. Research has already confirmed that there are few readers in Brazil and the obstacles encountered by schools make it difficult to encourage reading. |
| Palavras-chave: | Literatura Ensino Leitura Língua Inglesa |
| Área(s) do CNPq: | LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Letras Inglês |
| Citação: | SILVA, Josilene Batista. A importância dos textos literários no ensino da língua inglesa. 2025. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em letras inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Corrente, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2331 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Inglês |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato |
|---|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
