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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2337| Tipo do documento: | Artigo |
| Título: | LIBRAS e o TEA não verbal: um elo possível |
| Título(s) alternativo(s): | BSL and non-vervol ASD: a possible link |
| Autor: | Vilanova, Karen de Sousa Ferreira |
| Primeiro orientador: | Siqueira Cronemberger Freitas, Camila |
| Resumo: | Este artigo investiga o uso da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como estratégia para o desenvolvimento comunicativo de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não-verbal. O presente artigo tem como objetivo explorar, por meio de uma análise bibliográfica, o uso da LIBRAS como uma estratégia eficaz para promover o desenvolvimento comunicativo de crianças com TEA não-verbal. Para isso, busca identificar o que são as línguas de sinais e destacar sua importância para pessoas não falantes, compreender as características do TEA não verbal e descrever como as línguas de sinais podem ser empregadas como uma intervenção adaptativa para crianças com transtorno do espectro autista não-verbal. Este estudo se mostra fundamental diante da urgência em promover estratégias inclusivas que favoreçam a integração desse público à sociedade. Ao investigar formas alternativas de comunicação, busca-se, além de facilitar a interação social, contribuir para a construção de uma identidade sólida e significativa para esses indivíduos. Por meio de uma revisão bibliográfica qualitativa e exploratória, busca-se compreender como a LIBRAS pode contribuir para superar barreiras comunicativas enfrentadas por esses indivíduos. Os resultados apontam que a utilização da LIBRAS facilita a expressão de necessidades, sentimentos e desejos, promovendo a inclusão social, reduzindo frustrações e comportamentos desafiadores. Além disso, a LIBRAS fortalece as interações familiares, educacionais e sociais, mostrando-se uma ferramenta eficaz no desenvolvimento comunicativo e na promoção de qualidade de vida para essas crianças. |
| Abstract: | This article investigates the use of Brazilian Sign Language (BSL) as a strategy for the communicative development of children with non-verbal Autism Spectrum Disorder (ASD). The present article aims to explore, through a bibliographic analysis, the use of BSL as an effective strategy to promote the communicative development of children with non-verbal ASD. To this end, it seeks to identify what sign languages are and highlight their importance for non-speaking individuals, understand the characteristics of non-verbal ASD, and describe how sign languages can be used as an adaptive intervention for children with non-verbal autism spectrum disorder. This study is fundamental in light of the urgency to promote inclusive strategies that facilitate the integration of this group into society. By investigating alternative forms of communication, the goal is not only to facilitate social interaction but also to contribute to the construction of a solid and meaningful identity for these individuals. Through a qualitative and exploratory bibliographic review, the research aims to understand how BSL can help overcome communication barriers faced by these individuals. The results indicate that the use of BSL facilitates the expression of needs, feelings, and desires, promoting social inclusion, reducing frustration, and challenging behaviors. Furthermore, BSL strengthens family, educational, and social interactions, proving to be an effective tool for communicative development and the promotion of quality of life for these children. |
| Palavras-chave: | Transtorno do Espectro Autista TEA não verbal Comunicação Inclusão Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Autism Spectrum Disorder (ASD) Nonverbal ASD Communication Inclusion Brazilian Sign Language(BSL) |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias da Saude |
| Programa: | Bacharelado em Psicologia |
| Citação: | VILANOVA, Karen de Sousa Ferreira. LIBRAS e o TEA não verbal: um elo possível. 2025. 21 f. Artigo (Bacharelado em Psicologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/2337 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CCS - Bacharelado em Psicologia (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Artigo completo | 346,98 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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