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Tipo do documento: Artigo
Título: LIBRAS e o TEA não verbal: um elo possível
Título(s) alternativo(s): BSL and non-vervol ASD: a possible link
Autor: Vilanova, Karen de Sousa Ferreira
Primeiro orientador: Siqueira Cronemberger Freitas, Camila
Resumo: Este artigo investiga o uso da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como estratégia para o desenvolvimento comunicativo de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não-verbal. O presente artigo tem como objetivo explorar, por meio de uma análise bibliográfica, o uso da LIBRAS como uma estratégia eficaz para promover o desenvolvimento comunicativo de crianças com TEA não-verbal. Para isso, busca identificar o que são as línguas de sinais e destacar sua importância para pessoas não falantes, compreender as características do TEA não verbal e descrever como as línguas de sinais podem ser empregadas como uma intervenção adaptativa para crianças com transtorno do espectro autista não-verbal. Este estudo se mostra fundamental diante da urgência em promover estratégias inclusivas que favoreçam a integração desse público à sociedade. Ao investigar formas alternativas de comunicação, busca-se, além de facilitar a interação social, contribuir para a construção de uma identidade sólida e significativa para esses indivíduos. Por meio de uma revisão bibliográfica qualitativa e exploratória, busca-se compreender como a LIBRAS pode contribuir para superar barreiras comunicativas enfrentadas por esses indivíduos. Os resultados apontam que a utilização da LIBRAS facilita a expressão de necessidades, sentimentos e desejos, promovendo a inclusão social, reduzindo frustrações e comportamentos desafiadores. Além disso, a LIBRAS fortalece as interações familiares, educacionais e sociais, mostrando-se uma ferramenta eficaz no desenvolvimento comunicativo e na promoção de qualidade de vida para essas crianças.
Abstract: This article investigates the use of Brazilian Sign Language (BSL) as a strategy for the communicative development of children with non-verbal Autism Spectrum Disorder (ASD). The present article aims to explore, through a bibliographic analysis, the use of BSL as an effective strategy to promote the communicative development of children with non-verbal ASD. To this end, it seeks to identify what sign languages are and highlight their importance for non-speaking individuals, understand the characteristics of non-verbal ASD, and describe how sign languages can be used as an adaptive intervention for children with non-verbal autism spectrum disorder. This study is fundamental in light of the urgency to promote inclusive strategies that facilitate the integration of this group into society. By investigating alternative forms of communication, the goal is not only to facilitate social interaction but also to contribute to the construction of a solid and meaningful identity for these individuals. Through a qualitative and exploratory bibliographic review, the research aims to understand how BSL can help overcome communication barriers faced by these individuals. The results indicate that the use of BSL facilitates the expression of needs, feelings, and desires, promoting social inclusion, reducing frustration, and challenging behaviors. Furthermore, BSL strengthens family, educational, and social interactions, proving to be an effective tool for communicative development and the promotion of quality of life for these children.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista
TEA não verbal
Comunicação
Inclusão
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Autism Spectrum Disorder (ASD)
Nonverbal ASD
Communication
Inclusion
Brazilian Sign Language(BSL)
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias da Saude
Programa: Bacharelado em Psicologia
Citação: VILANOVA, Karen de Sousa Ferreira. LIBRAS e o TEA não verbal: um elo possível. 2025. 21 f. Artigo (Bacharelado em Psicologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2337
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CCS - Bacharelado em Psicologia (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

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