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dc.creatorVeras, Aira Lua Leite-
dc.contributor.advisor1Freitas, Camila Siqueira Cronemberguer-
dc.date.accessioned2025-07-21T11:57:13Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationVERAS, Aira Lua Leite. Estratégias de enfrentamento das famílias atípicas diante do diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças. 2025. 32 f. Artigo (Bacharelado em Psicologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/2348-
dc.description.resumoEste trabalho aborda as estratégias de enfrentamento utilizadas por famílias atípicas diante do diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças. O estudo tem como objetivo principal investigar as estratégias de enfrentamento da família diante do diagnóstico de TEA. Busca também caracterizar o transtorno em crianças, descrever o processo diagnóstico e discutir a perspectiva familiar. A pesquisa utilizou abordagem qualitativa, de caráter exploratório. As informações foram obtidas por meio de questionário sociodemográfico e entrevistas semi estruturadas com oito cuidadoras principais de crianças diagnosticadas com TEA entre 3 e 7 anos. A análise dos dados seguiu a técnica de análise de conteúdo, conforme Bardin (2016). Os resultados evidenciaram alterações significativas na rotina e dinâmica familiar, além de impactos emocionais e financeiros. Ademais, identificaram-se estratégias de enfrentamento como a busca por informação, apoio espiritual, rede de apoio e autocuidado. Conclui-se que o diagnóstico do TEA impõe desafios à dinâmica familiar, mas também estimula a criação de mecanismos adaptativos que auxiliam a família a se reorganizar frente às demandas do cuidado. O suporte social e institucional é essencial para fortalecer essas famílias e garantir melhor qualidade de vida para a criança com TEA e seus cuidadores.por
dc.description.abstractThis study addresses the coping strategies used by atypical families when facing the diagnosis of Autism Spectrum Disorder (ASD) in children. The main objective is to investigate the coping strategies employed by families following an ASD diagnosis. It also aims to characterize the disorder in children, describe the diagnostic process, and discuss the family’s perspective. The research used a qualitative and exploratory approach. Data were collected through a sociodemographic questionnaire and semi-structured interviews with eight primary caregivers of children diagnosed with ASD, aged between 3 and 7 years. The data analysis followed the content analysis technique proposed by Bardin (2016). The results revealed significant changes in family routines and dynamics, as well as emotional and financial impacts. Furthermore, coping strategies such as seeking information, spiritual support, social support networks, and self-care were identified. It is concluded that the ASD diagnosis poses challenges to family dynamics, but also encourages the development of adaptive mechanisms that help families reorganize themselves in response to caregiving demands. Social and institutional support is essential to strengthen these families and ensure a better quality of life for children with ASD and their caregivers.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Aira Veras (airaveras@aluno.uespi.br) on 2025-07-18T17:08:53Z No. of bitstreams: 2 Artigo completo.pdf: 732318 bytes, checksum: 6e30129417148950fabd6fb156a69935 (MD5) Termo_de_Autorizacao_para_publicacao.docx_assinado_assinado.pdf: 196590 bytes, checksum: 09ef82cd2b5af7e85e28ed913c0f155b (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cynthia Nascimento (cynthiaosorio@uespi.br) on 2025-07-21T11:57:13Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo completo.pdf: 732318 bytes, checksum: 6e30129417148950fabd6fb156a69935 (MD5) Termo_de_Autorizacao_para_publicacao.docx_assinado_assinado.pdf: 196590 bytes, checksum: 09ef82cd2b5af7e85e28ed913c0f155b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-21T11:57:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo completo.pdf: 732318 bytes, checksum: 6e30129417148950fabd6fb156a69935 (MD5) Termo_de_Autorizacao_para_publicacao.docx_assinado_assinado.pdf: 196590 bytes, checksum: 09ef82cd2b5af7e85e28ed913c0f155b (MD5) Previous issue date: 2025-06-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias da Saudepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programBacharelado em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)por
dc.subjectfamíliapor
dc.subjectenfrentamento.por
dc.subjectAutism Spectrum Disorder (ASD)eng
dc.subjectfamilyeng
dc.subjectcopingeng
dc.subject.cnpqPSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANOpor
dc.titleEstratégias de enfrentamento das famílias atípicas diante do diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em criançaspor
dc.title.alternativeCoping Strategies of Atypical Families Facing the Diagnosis of Autism Spectrum Disorder (ASD) in Childreneng
dc.typeArtigopor
Aparece nas coleções:CCS - Bacharelado em Psicologia (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

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