| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2349Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Cruz, Francisca Wanderlania Nascimento da | - |
| dc.contributor.advisor1 | Silva Junior, João Vieira da | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-21T12:02:27Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | CRUZ, Francisca Wanderlania Nascimento da. Metodologias e estrátegias para o ensino de língua inglesa no ensino fundamental . 2025. 60 f. Monografia (Licenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Monsenhor Gil, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | Página do item: | - |
| dc.description.resumo | O ensino de língua inglesa no Ensino Fundamental representa um dos pilares para a formação de estudantes capazes de interagir em contextos globais, promovendo não apenas habilidades comunicativas, mas também competências interculturais. À luz das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), novas demandas surgem para tornar o aprendizado mais significativo, inclusivo e alinhado às realidades sociais e educacionais do país. Nesse contexto, tornase essencial investigar as metodologias e estratégias adotadas nas escolas brasileiras e sua efetividade no desenvolvimento da aprendizagem e da inclusão. Por isso a problemática que norteou a pesquisa foi: Frente às exigências da BNCC e às diversas realidades educacionais do Brasil, quais metodologias e estratégias têm se mostrado eficazes para o ensino de língua inglesa no Ensino Fundamental, e como podem ser ajustadas para promover maior engajamento e inclusão dos alunos? Este estudo tem como objetivo geral identificar estratégias eficazes para o ensino de inglês no Ensino Fundamental. Os objetivos específicos incluem: revisar as principais abordagens teóricas e metodológicas utilizadas; avaliar o impacto de ferramentas tecnológicas no aprendizado e na inclusão; identificar os desafios enfrentados pelos professores e gestores na aplicação das diretrizes da BNCC; e propor práticas pedagógicas inovadoras e adaptáveis às diferentes realidades educacionais, considerando fatores estruturais e metodológicos. Os resultados indicaram que metodologias comunicativas, quando adaptadas às realidades locais, promovem maior engajamento e competências interculturais, mas sua eficácia depende de formação docente, recursos pedagógicos adequados e apoio estrutural. Concluiu-se que a implementação de práticas pedagógicas alinhadas à BNCC pode transformar o ensino de inglês, desde que sustentada por políticas públicas consistentes e colaborativas. | por |
| dc.description.abstract | The teaching of English in elementary school is one of the pillars for educating students capable of interacting in global contexts, promoting not only communicative skills but also intercultural competencies. In light of the guidelines set forth by the Common National Curriculum Base (BNCC), new demands arise to make learning more meaningful, inclusive, and aligned with the country’s social and educational realities. In this context, it becomes essential to investigate the methodologies and strategies adopted in Brazilian schools and their effectiveness in enhancing learning and inclusion. Therefore, the research problem that guided this study was: Given the requirements of the BNCC and the diverse educational realities of Brazil, which methodologies and strategies have proven effective for teaching English in elementary education, and how can they be adjusted to foster greater student engagement and inclusion? The general objective of this study is to identify effective strategies for teaching English at the elementary level. The specific objectives include: reviewing the main theoretical and methodological approaches used; evaluating the impact of technological tools on students' learning and their contribution to engagement and inclusion; identifying the challenges faced by teachers and school administrators in applying the BNCC guidelines to English teaching; and proposing innovative pedagogical practices that are adaptable to the different educational realities of Brazil, considering both structural and methodological aspects. The results indicated that communicative methodologies, when adapted to local contexts, promote greater engagement and intercultural competencies, but their effectiveness depends on continuous teacher training, adequate teaching resources, and institutional support. It was concluded that the implementation of pedagogical practices aligned with the BNCC can transform English language teaching in Brazil, provided they are supported by consistent and collaborative public policies | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Francisca Wanderlania Nascimento da Cruz (wanderlaniaecledson@gmail.com) on 2025-07-19T17:28:49Z No. of bitstreams: 2 REPOSITORIO_INSTITUCIONAL_assinado_assinado.pdf: 170413 bytes, checksum: dee9a25b3c4a2671ce944d03fadb2bb3 (MD5) TCC - Francisca Wanderlania_finalapresentação.pdf: 401631 bytes, checksum: 30a7634582267ba32ad4ad6d7d16cf5a (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-21T12:02:27Z (GMT) No. of bitstreams: 2 REPOSITORIO_INSTITUCIONAL_assinado_assinado.pdf: 170413 bytes, checksum: dee9a25b3c4a2671ce944d03fadb2bb3 (MD5) TCC - Francisca Wanderlania_finalapresentação.pdf: 401631 bytes, checksum: 30a7634582267ba32ad4ad6d7d16cf5a (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-07-21T12:02:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 REPOSITORIO_INSTITUCIONAL_assinado_assinado.pdf: 170413 bytes, checksum: dee9a25b3c4a2671ce944d03fadb2bb3 (MD5) TCC - Francisca Wanderlania_finalapresentação.pdf: 401631 bytes, checksum: 30a7634582267ba32ad4ad6d7d16cf5a (MD5) Previous issue date: 2025-02-22 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Letras Inglês | por |
| dc.rights | Acesso Embargado | por |
| dc.subject | Metodologias de Ensino | por |
| dc.subject | Língua Inglesa | por |
| dc.subject | BNCC | por |
| dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | por |
| dc.title | Metodologias e estrátegias para o ensino de língua inglesa no ensino fundamental | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Inglês | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato |
|---|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
