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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2351| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | A neurobiologia do TOC e sua implicações no neurodesenvolvimento do sujeito: uma revisão integrativa |
| Título(s) alternativo(s): | The neurobiology of OCD and its implications for the subject's neurodevelopment: an integrative review |
| Autor: | Silva, Ana Valéria Matos ![]() |
| Primeiro orientador: | Rodrigues, Eleonardo Pereira |
| Primeiro membro da banca: | Holanda, Lêda Maria de Carvalho Ribeiro |
| Segundo membro da banca: | Monte, Patrícia Melo do |
| Resumo: | Introdução: O presente trabalho apresenta uma revisão integrativa sobre a neurobiologia do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), com foco nas alterações neurobiológicas e suas implicações nas fases do desenvolvimento humano. Objetivo: Apresentar a produção científica da última década acerca da neurobiologia do TOC e descrever o impacto que os componentes neurobiológicos provocam nas fases do desenvolvimento humano. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada a partir de buscas sistemáticas nas bases de dados PubMed, Google Acadêmico e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando os descritores “transtorno obsessivo-compulsivo”, “neurobiologia” e “etiologia” em português e inglês. Foram incluídos artigos gratuitos, publicados entre abril de 2014 e abril de 2024, nos idiomas português e inglês, que atendessem aos critérios de relevância para as perguntas da pesquisa. Após triagem e análise crítica, 14 estudos compuseram a amostra final. Resultados: Os achados evidenciam que o TOC compreende funções cognitivas como inibição de respostas, memória e flexibilidade mental, além de afetar o desenvolvimento psicossocial, especialmente quando o início ocorre na infância ou adolescência. O trabalho também explorou a influência de fatores ambientais e estressores precoces na modulação da gravidade dos sintomas, reforçando a necessidade de intervenções precoces e individualizadas. Conclusão: Conclui-se que a integração entre neurociência, clínica e desenvolvimento humano é fundamental para aprimorar o diagnóstico e o tratamento do TOC. |
| Abstract: | Introduction: This study presents an integrative review on the neurobiology of Obsessive-Compulsive Disorder (OCD), focusing on neurobiological alterations and their implications across different stages of human development. Objective: To present the scientific production from the last decade concerning the neurobiology of Obsessive-Compulsive Disorder (OCD) and describe the impact of neurobiological components on the phases of human development. Additionally, the review aims to describe the contributions from cognitive neuroscience studies that help explain the etiology of the disorder. Method: This is an integrative literature review, based on systematic searches conducted in the PubMed, Google Scholar, and Virtual Health Library (BVS) databases, using the descriptors "obsessive-compulsive disorder," "neurobiology," and "etiology" in both Portuguese and English. The inclusion criteria comprised open-access articles published between April 2014 and April 2024, in Portuguese or English, that addressed the research questions. After screening and critical analysis, 14 studies were selected for the final sample. Results: The findings show that OCD involves cognitive functions such as response inhibition, memory, and mental flexibility, as well as affecting psychosocial development, especially when onset occurs during childhood or adolescence. The study also explored the influence of environmental factors and early stressors in modulating symptom severity, reinforcing the need for early and individualized interventions. Conclusion: It is concluded that the integration of neuroscience, clinical practice, and human development is essential to improve the diagnosis and treatment of OCD. |
| Palavras-chave: | Transtorno Obsessivo-Compulsivo Obsessive-Compulsive Disorder Neurobiologia Etiologia Neurobiology Etiology |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias da Saude |
| Programa: | Bacharelado em Psicologia |
| Citação: | SILVA, Ana Valéria Matos. A neurobiologia do TOC e sua implicações no neurodesenvolvimento do sujeito: uma revisão integrativa. 2025. 38 f. Monografia (Bacharelado em Psicologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/2351 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CCS - Bacharelado em Psicologia (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MONOGRAFIA COMPLETA.pdf | 711,1 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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