Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2387
Tipo do documento: Monografia
Título: O ensino sobre a cidade no primeiro ano do ensino médio em Teresina/PI
Autor: Morais, Antonio Rodrigues de
Primeiro orientador: Alencar, Maria Tereza de
Primeiro membro da banca: Paula, Maria
Segundo membro da banca: Lima, Francisca
Resumo: O presente trabalho intitulado o ensino sobre a cidade em geografia no primeiro ano do ensino médio em Teresina-PI, surgiu pela necessidade de um estudo sobre como o conceito de cidade é abordado no ensino médio, especificamente, na primeira série das escolas públicas estaduais de Teresina. Nesse sentido, em relação aos fins metodologicos a pequisa é de natureza aplicada e baseou-se em uma análise quali-quantitativa, além de ser descritiva e ter como procedimentos técnicos a análise bibliogáfica e documental, diante disso, foi realzada entrevistas estruturadas e pesquisa de campo. Já os objetivos se constituem da seguinte forma, o geral: Identificar como o conceito de cidade está sendo trabalhado no ensino de geografia na educação básica pública, e específicos: verificar como está sendo trabalhado o conteúdo sobre cidade nas aulas de Geografia no primeiro ano do ensino médio; descrever como a cidade é abordada em dois livros didáticos do primeiro ano do ensino médio nas aulas de Geografia e sugerir estratégias sobre como trabalhar o ensino sobre cidade nas aulas de Geografia. Portanto, a pesquisa identificou que o ensino sobre cidade nas duas escolas se dá de forma diferente. Enquanto em uma escola o professor é mais conteudista, ficando restrito praticamente ao livro didático, e este não apresenta um bom conteúdo devido ao novo ensino médio, o segundo professor tem uma abordagem mais “livre”, ou seja, vai além do livro, pois o mesmo relata que não é suficiente e que complemeta o que está lá, pois o conteúdo sobre cidade ser algo bastente vago. Como sugestão de trabalhar o conteúdo de cidade no ensino médio, pode ser usada aulas de campo, a realização de croquis feita pelos discentes da sua rua ou bairro de onde eles moram e que possam ser apresentados em feiras na escola, e o professor pode apresentar aos alunos a evolução da cidade de Teresina-PI por meio de fotografias e evidenciando as mudanças ocorridas ao logo do tempo.
Abstract: The present study, entitled Teaching About the City in Geography Classes in the First Year of High School in Teresina-PI, emerged from the need to examine how the concept of the city is addressed in high school education, specifically in the first-year classes of state public schools in Teresina. Methodologically, this is an applied research project grounded in a qualitative-quantitative analysis. It is descriptive in nature and utilizes bibliographic and documentary research as technical procedures. Additionally, structured interviews and fieldwork were conducted. The general objective of this study is to identify how the concept of the city is being addressed in geography teaching within public basic education. The specific objectives are as follows: to examine how urban content is being taught in firstyear high school geography classes; to describe how the notion of the city is approached in two geography textbooks used in the first year of high school; and to propose strategies for teaching about the city in geography classes. The research findings revealed that approaches to teaching about the city vary between the two schools studied. In one school, the instructor adopts a more contentcentered approach, relying heavily on the textbook, which—due to recent changes in the national high school curriculum—provides inadequate coverage of urban topics. In contrast, the second instructor employs a more flexible methodology, going beyond the textbook, which they consider insufficient and in need of supplementation, particularly because the material on urban content is notably vague. As a pedagogical suggestion for improving the teaching of urban topics in high school geography, the study recommends the use of field trips, the creation of hand-drawn maps or croquis by students of their streets or neighborhoods—presented, for example, at school fairs—and the use of photographic archives to illustrate the historical development and spatial transformation of the city of Teresina-PI
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Conceito de Cidade
Ensino Médio
Teresina-PI
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Geografia
Citação: MORAIS, Antônio Rodrigues de. O ensino sobre a cidade no primeiro ano do ensino médio em Teresina/PI. 2025. 35 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2387
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Geografia (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf1,09 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.