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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Eduardo Henrique de Freitas-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8104000627847188por
dc.contributor.advisor1Silva, Glauber Castelo Branco-
dc.contributor.referee1Santos, Ana Kariele da Silva-
dc.contributor.referee2Moura, Ayla de Jesus-
dc.date.accessioned2025-07-28T12:32:04Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSOUSA, Eduardo Henrique. Associação entre atividade física e estresse em professores com alta carga horária de trabalho. 2025. 30 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Piauí, Picos 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2393-
dc.description.resumoOs professores enfrentaram diversos desafios dentro e fora da sala de aula, como o desinteresse dos alunos, indisciplina, episódios de violência, excesso de carga horária e trabalho em múltiplas escolas. Esses fatores contribuíram para o aumento do estresse e de outros distúrbios mentais. A prática de atividades físicas foi indicada por profissionais da saúde e da educação física como uma alternativa eficaz para aliviar esses sintomas. O estudo teve como objetivo principal investigar a associação entre atividade física e estresse em professores com carga horária elevada de trabalho. A amostra foi composta por 32 professores, sendo 75,8% com mais de 35 anos, 82% classificados como ativos, 100% com percepção de saúde boa ou melhor, 81,8% com carga horária igual ou superior a 40 horas semanais, 51% declararam nível de estresse moderado e 66,8% tinham mais de 6 anos de atuação docente. O estudo teve caráter observacional associativo, no qual foram utilizadas medidas de proporção e o teste Exato de Fisher, com valor de p = 0 > 0,05. Não foram encontradas associações entre o nível de atividade física e os níveis de estresse em professores com alta carga horária de trabalho. Concluiu-se que as proporções do nível de atividade física não estiveram relacionadas aos níveis de estresse dos participantes da pesquisapor
dc.description.abstractCurrently, teachers face various challenges both inside and outside the classroom, such as student disengagement, indiscipline, episodes of violence, excessive workloads, and employment at multiple schools. These factors contribute to increased stress and other mental health disorders. The practice of physical activity has been recommended by health and physical education professionals as an effective alternative for alleviating these symptoms. The primary objective of this study is to investigate the positive impacts of physical activity on the management of stress among teachers with high workloads. The sample consisted of 32 teachers, of whom 75.8% were over 35 years old, 82% were physically active, 100% reported good health, 81.8% worked 40 or more hours per week, 51% reported moderate stress, and more than 66.8% had over 6 years of professional experience. This study has an associative observational design, utilizing proportion measures and Fisher’s Exact Test, with a p-value > 0.05. No associations were found between physical activity levels and stress among teachers with heavy workloads. It is concluded that the levels of physical activity are not related to the stress levels among the study participants.eng
dc.description.abstractOs professores enfrentaram diversos desafios dentro e fora da sala de aula, como o desinteresse dos alunos, indisciplina, episódios de violência, excesso de carga horária e trabalho em múltiplas escolas. Esses fatores contribuíram para o aumento do estresse e de outros distúrbios mentais. A prática de atividades físicas foi indicada por profissionais da saúde e da educação física como uma alternativa eficaz para aliviar esses sintomas. O estudo teve como objetivo principal investigar a associação entre atividade física e estresse em professores com carga horária elevada de trabalho. A amostra foi composta por 32 professores, sendo 75,8% com mais de 35 anos, 82% classificados como ativos, 100% com percepção de saúde boa ou melhor, 81,8% com carga horária igual ou superior a 40 horas semanais, 51% declararam nível de estresse moderado e 66,8% tinham mais de 6 anos de atuação docente. O estudo teve caráter observacional associativo, no qual foram utilizadas medidas de proporção e o teste Exato de Fisher, com valor de p = 0 > 0,05. Não foram encontradas associações entre o nível de atividade física e os níveis de estresse em professores com alta carga horária de trabalho. Concluiu-se que as proporções do nível de atividade física não estiveram relacionadas aos níveis de estresse dos participantes da pesquisapor
dc.description.provenanceSubmitted by Eduardo Sousa (eduardohenriquedefsousa@aluno.uespi.br) on 2025-07-24T19:18:11Z No. of bitstreams: 2 TCC_de_Eduardo1_EDU_merged_organized2.pdf: 774747 bytes, checksum: 8e4008f7a47fe9582d8f23ed970402de (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_signed_signed.pdf: 180649 bytes, checksum: 9e207d57c5a809b5c902cee3aaa018a4 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: Boa tarde, coloque os nomes da autoria e banca por completo. O titulo deve ser em maiúsculo e minúsculo conforme a regra gramatical. Assim, reveja a referência... on 2025-07-24T19:36:41Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Eduardo Sousa (eduardohenriquedefsousa@aluno.uespi.br) on 2025-07-28T12:23:44Z No. of bitstreams: 2 TCC_de_Eduardo1_EDU_merged_organized2.pdf: 774747 bytes, checksum: 8e4008f7a47fe9582d8f23ed970402de (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_signed_signed.pdf: 180649 bytes, checksum: 9e207d57c5a809b5c902cee3aaa018a4 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-28T12:32:04Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC_de_Eduardo1_EDU_merged_organized2.pdf: 774747 bytes, checksum: 8e4008f7a47fe9582d8f23ed970402de (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_signed_signed.pdf: 180649 bytes, checksum: 9e207d57c5a809b5c902cee3aaa018a4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-28T12:32:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC_de_Eduardo1_EDU_merged_organized2.pdf: 774747 bytes, checksum: 8e4008f7a47fe9582d8f23ed970402de (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_signed_signed.pdf: 180649 bytes, checksum: 9e207d57c5a809b5c902cee3aaa018a4 (MD5) Previous issue date: 2025-06-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Educação Físicapor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectAtividade Físicapor
dc.subjectEstressepor
dc.subjectProfessorespor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.titleAssociação entre atividade física e estresse em professores com alta carga horária de trabalhopor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Educação Física (Professor Barros Araújo – PICOS)

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