Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2396
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMorais, Kelson José da Silva-
dc.creator.Lattes5363077103717440por
dc.contributor.advisor1Santos, Polyhanna Ruth Gomes dos-
dc.contributor.referee1Vieira, Fábio José-
dc.contributor.referee2Rodrigues, Ananda Gonçalves-
dc.date.accessioned2025-07-29T11:12:50Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationMORAIS, Kelson José da Silva. Ensino de botânica em espaços não convencionais: estudo de caso com alunos de escola pública do Piauí. 2025. 33 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2396-
dc.description.resumoO presente trabalho investiga novas formas de ensinar botânica para estudantes do ensino médio, buscando superar a percepção negativa e a falta de interesse pela disciplina. O estudo foi realizado em uma escola pública do município de Inhuma-PI, envolvendo aulas teóricas e práticas em ambientes abertos (aulas de campo). A pesquisa aponta que métodos mais ativos e dinâmicos, como as atividades fora da sala de aula, que podem melhorar a compreensão, o engajamento e a motivação dos alunos, além de combater a chamada “impercepção botânica” — termo relacionado a dificuldade dos estudantes em perceber a importância e o valor das plantas no cotidiano. Foram aplicados questionários antes e depois das atividades práticas, demonstrando que os alunos apresentaram melhor retenção de conteúdo e maior interesse quando participaram de aulas práticas ao ar livre. O trabalho defende a adoção de metodologias ativas e a diversificação dos espaços de ensino para tornar o aprendizado de botânica mais significativo, prazeroso e conectado com a realidade dos estudantes.por
dc.description.abstractThis study investigates new ways of teaching botany to high school students, aiming to overcome the negative perception and lack of interest in the subject. The research was conducted in a public school in the municipality of Inhuma, Piauí, involving both theoretical classes and practical activities in open environments (field classes). The research indicates that more active and dynamic methods, such as activities conducted outside the classroom, can improve students' understanding, engagement, and motivation, in addition to combating what is known as “botanical imperception” — a term related to students’ difficulty in recognizing the importance and value of plants in everyday life. Questionnaires were applied before and after the practical activities, demonstrating that students showed better content retention and greater interest when participating in outdoor practical classes. The study supports the adoption of active methodologies and the diversification of teaching spaces to make botany learning more meaningful, enjoyable, and connected to students’ real-world experiences.por
dc.description.provenanceSubmitted by Kelson José Da Silva Morais (kelsonjosedasm@aluno.uespi.br) on 2025-07-28T12:46:33Z No. of bitstreams: 2 Monografia TCC 2025.pdf: 877167 bytes, checksum: 446ce6ec769255432802af34b9a6a713 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_250102_100447.pdf: 100061 bytes, checksum: 525a510e18f6ff615d2ec94cb13eae2d (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADO, 1. RETIRE AS ASSINATURAS FÍSICAS DO TCC. APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES, ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL on 2025-07-28T14:51:28Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Kelson José Da Silva Morais (kelsonjosedasm@aluno.uespi.br) on 2025-07-28T15:34:43Z No. of bitstreams: 2 Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_250102_100447.pdf: 100061 bytes, checksum: 525a510e18f6ff615d2ec94cb13eae2d (MD5) Monografia TCC 2025.pdf: 853923 bytes, checksum: 1796861796fc5acc6d026fabc3350be0 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-29T11:12:50Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_250102_100447.pdf: 100061 bytes, checksum: 525a510e18f6ff615d2ec94cb13eae2d (MD5) Monografia TCC 2025.pdf: 853923 bytes, checksum: 1796861796fc5acc6d026fabc3350be0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-29T11:12:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_250102_100447.pdf: 100061 bytes, checksum: 525a510e18f6ff615d2ec94cb13eae2d (MD5) Monografia TCC 2025.pdf: 853923 bytes, checksum: 1796861796fc5acc6d026fabc3350be0 (MD5) Previous issue date: 2025-06-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Botânicapor
dc.subjectMetodologias Ativaspor
dc.subjectAulas de Campopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICApor
dc.titleEnsino de botânica em espaços não convencionais: estudo de caso com alunos de escola pública do Piauípor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Ciências Biológicas (Professor Barros Araújo – PICOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf833,91 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.