| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2397Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Maciel, Roziene Ferreira | - |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Michel Augusto Carvalho da | - |
| dc.contributor.referee1 | Maciel, Jaciara Barbosa da Silva | - |
| dc.contributor.referee2 | Santos, Luiz Antonio dos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-29T11:20:06Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | MACIEL, Roziene Ferreira. Os temas transversais no ensino-aprendizagem de língua inglesa: uma prática educativa. 2025. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Corrente, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2397 | - |
| dc.description.resumo | A aprendizagem de Língua Estrangeira contribui para o processo educacional como um todo, indo muito além da aquisição de um conjunto de habilidades linguísticas. Leva a uma nova percepção da natureza da linguagem, aumenta a compreensão de como a linguagem funciona e desenvolve maior consciência do funcionamento da própria língua materna. (PCNs, 1998, p.38). O ensino de língua inglesa vem ao encontro do propósito desta pesquisa, ao instante em que essa se propõe a observação e compreensão de como se dá a relação entre os Temas Transversais, no caso especifico deste trabalho, e o ensino-aprendizagem de língua inglesa. Em meio às explanações sobre o assunto, a aprendizagem de LE, contribui para o desenvolvimento do indivíduo como um todo, então, sendo necessário inserir o que está no seu cotidiano, assim, facilitando o desempenho do estudante. Contudo, este trabalho de conclusão de curso (TCC), caracterizado pela temática “os temas transversais no ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: uma prática educativa”, teve como objetivo trabalhar a importância da temática da cultura social, costumes, crenças morais, entre outras, no contexto educacional. A Proposta visa contribuir para o processo educacional, despertando a curiosidade, o respeito e o interesse pela busca desse conhecimento. Para tanto, este trabalho contou com o suporte teórico da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2018); Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) (1997/1998); Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) (1996); Além de autores como Andrade (2010), Amaral (2020), Fonseca (2002), Gomes (2012), Gil (2002), Lima (2011), Pallú (2013), Totis (1991), dentre outros. Portanto, este estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica, com análises e propostas que pretendem contribuir com sugestões para aulas de Língua Inglesa mais desenvolvidas e comunicativas, nos moldes da abordagem qualitativa. Então, neste trabalho aponta-se e defende-se um ensino e aprendizagem voltados para a compreensão e para a construção da realidade social, da diversidade cultural e racial que se fazem presentes como princípio metodológico curriculares. Dessa forma, propondo o confronto do aluno com situações e contextos que exijam que ele manifeste opiniões, assuma posições, elabore argumentos, exercite a autonomia e a colaboração durante as atividades pedagógicas. Entende-se que desta maneira a escola contribuirá para que os estudantes possam viver e conviver de forma harmoniosa com a língua inglesa. Palavras-chave: Os Temas Transversais; Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa; Cultura social. | por |
| dc.description.abstract | Learning a foreign language contributes to the educational process as a whole, going far beyond the acquisition of a set of linguistic skills. It leads to a new perception of the nature of language, increases the understanding of how language works and develops greater awareness of how one's own mother tongue works (PCNs, 1998, p.38). Teaching English meets the purpose of this research, as it proposes the observation and understanding of how the relationship between the Cross-Cutting Themes, in the specific case of this work, and the teaching-learning of the English language occurs. Amidst the explanations on the subject, learning a foreign language contributes to the development of the individual as a whole, so it is necessary to include what is in their daily lives, thus facilitating the student's performance. However, this final course work (TCC), characterized by the theme "cross-cutting themes in the teaching-learning of the English language: an educational practice", aimed to work on the importance of the theme of social culture, customs, moral beliefs, among others, in the educational context. The Proposal aims to contribute to the educational process, arousing curiosity, respect and interest in the pursuit of this knowledge. To this end, this work had the theoretical support of the National Common Curricular Base (BNCC) (2018); National Curricular Parameters (PCNs) (1997/1998); Law of Guidelines and Bases of Education (LDB) (1996); In addition to authors such as Andrade (2010), Amaral (2020), Fonseca (2002), Gomes (2012), Gil (2002), Lima (2011), Pallú (2013), Totis (1991), among others. Therefore, this study consists of a bibliographic research, with analyses and proposals that aim to contribute with suggestions for more developed and communicative English language classes, along the lines of the qualitative approach. Therefore, this work points out and defends a teaching and learning focused on the understanding and construction of social reality, cultural and racial diversity that are present as a methodological principle for curricular activities. In this way, proposing the confrontation of the student with situations and contexts that require him to express opinions, assume positions, elaborate arguments, exercise autonomy and collaboration during pedagogical activities. It is understood that in this way the school will contribute so that students can live and coexist harmoniously with the English language. Keywords: Cross-Cutting Themes; English Language Teaching and Learning; Social Culture. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Roziene Ferreira Maciel (roseferreiramaciel@gmail.com) on 2025-07-28T21:49:02Z No. of bitstreams: 3 TRABALHO DE CONCLUSÃO - TCC - ROZIENE FERREIRA MACIEL.pdf: 1010887 bytes, checksum: 207bf1e10b1e7361bcc26788a1c2025c (MD5) CamScanner 27-07-2025 16.20_5.pdf: 171309 bytes, checksum: dbbba5ad6929e064048e9a1617a8e52b (MD5) CamScanner 27-07-2025 16.20_3 (4).pdf: 77280 bytes, checksum: 567f16cb2f69847190f6a8b546a0bd93 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-29T11:20:06Z (GMT) No. of bitstreams: 3 TRABALHO DE CONCLUSÃO - TCC - ROZIENE FERREIRA MACIEL.pdf: 1010887 bytes, checksum: 207bf1e10b1e7361bcc26788a1c2025c (MD5) CamScanner 27-07-2025 16.20_5.pdf: 171309 bytes, checksum: dbbba5ad6929e064048e9a1617a8e52b (MD5) CamScanner 27-07-2025 16.20_3 (4).pdf: 77280 bytes, checksum: 567f16cb2f69847190f6a8b546a0bd93 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-07-29T11:20:06Z (GMT). No. of bitstreams: 3 TRABALHO DE CONCLUSÃO - TCC - ROZIENE FERREIRA MACIEL.pdf: 1010887 bytes, checksum: 207bf1e10b1e7361bcc26788a1c2025c (MD5) CamScanner 27-07-2025 16.20_5.pdf: 171309 bytes, checksum: dbbba5ad6929e064048e9a1617a8e52b (MD5) CamScanner 27-07-2025 16.20_3 (4).pdf: 77280 bytes, checksum: 567f16cb2f69847190f6a8b546a0bd93 (MD5) Previous issue date: 2025-02-08 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Letras Inglês | por |
| dc.relation | Base Nacional Comum Curricular - BNCC; Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Temas Transversais | por |
| dc.subject | Ensino-Aprendizagem | por |
| dc.subject | Cultura Social | por |
| dc.subject | Ensino de Inglês | - |
| dc.subject.cnpq | LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | por |
| dc.title | Os temas transversais no ensino-aprendizagem de língua inglesa: uma prática educativa | por |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | por |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Inglês | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Trabalho de Conclusão de Curso Completo.pdf | 987,19 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
