Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2401
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEvangelista, Yulla Sampaio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7375092770697849por
dc.contributor.advisor1Monte, Patrícia Melo do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5513816870210838por
dc.contributor.referee1Freitas, Camila Siqueira Cronemberger-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7961483459244149por
dc.contributor.referee2Negreiros, Fauston-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6286677749065869por
dc.date.accessioned2025-07-29T12:58:01Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationEVANGELISTA, Yulla Sampaio. A atuação de psicólogos escolares do Piauí diante de comportamentos suicidas em adolescentes. 2025. 92 f. Monografia (Bacharelado em Psicologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/2401-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo principal analisar a atuação dos psicólogos escolares do Piauí ao identificarem comportamentos suicidas em alunos adolescentes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e de campo, cujos participantes foram seis psicólogos escolares com experiência mínima de um ano em instituições de ensino e vivência no manejo de crises suicidas. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, via Google Meet, utilizando a técnica snowball sampling (“bola de neve”). A análise dos dados seguiu a proposta de análise de conteúdo de Bardin (2010). Os resultados indicam que os psicólogos atuam majoritariamente por meio da escuta qualificada, do acolhimento e da articulação com as famílias. Destacam-se também práticas colaborativas com professores, funcionários e até mesmo com os próprios colegas de turma, além do encaminhamento a serviços especializados e da implementação de estratégias educativas e preventivas no cotidiano escolar. Contudo, essa atuação é limitada pela ausência de protocolos estruturados voltados à avaliação do risco de suicídio, sobrecarga de trabalho, fragilidade na articulação com a rede de saúde mental e dificuldade de envolvimento das famílias. Entre os fatores sociais associados ao comportamento suicida em adolescentes, destacam-se conflitos familiares, dificuldades escolares e baixa autoestima, além de elementos estruturais como desigualdade social, pressão por desempenho e padrões idealizados disseminados pelas redes sociais. A pesquisa contribui para a compreensão das práticas psicológicas na escola e para o fortalecimento de estratégias de cuidado mais integradas e efetivas no enfrentamento do suicídio na adolescência.por
dc.description.abstractThis study aims to analyze the role of school psychologists in Piauí when identifying suicidal behaviors in adolescent students. It is a qualitative, exploratory, and field-based research, whose participants were six school psychologists with a minimum of one year of experience in educational institutions and previous involvement in managing suicidal crises. Data collection was conducted through semi-structured interviews via Google Meet, using the snowball sampling technique. Data analysis followed Bardin’s (2010) content analysis approach. The results indicate that psychologists primarily act through active listening, emotional support, and coordination with families. Collaborative practices with teachers, school staff, and even classmates were also highlighted, along with referrals to specialized services and the implementation of educational and preventive strategies in the school context. However, this work is limited by the lack of structured protocols for suicide risk assessment, work overload, weak coordination with the mental health care network, and challenges in engaging families. Among the social factors associated with suicidal behavior in adolescents, family conflicts, academic difficulties, and low self-esteem stand out, in addition to structural elements such as social inequality, performance pressure, and idealized standards spread through social media. This research contributes to the understanding of psychological practices in schools and to strengthening more integrated and effective care strategies for addressing adolescent suicide.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Yulla Evangelista (yullaevangelista@aluno.uespi.br) on 2025-07-28T16:35:52Z No. of bitstreams: 2 Monografia COMPLETA.pdf: 1144426 bytes, checksum: 1745f41f01e26748c26286e1ad7a66b8 (MD5) Termo de Autorização para Publicação.pdf: 174663 bytes, checksum: 92cb954f70caa07c0900553123f23952 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cynthia Nascimento (cynthiaosorio@uespi.br) on 2025-07-29T12:58:01Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monografia COMPLETA.pdf: 1144426 bytes, checksum: 1745f41f01e26748c26286e1ad7a66b8 (MD5) Termo de Autorização para Publicação.pdf: 174663 bytes, checksum: 92cb954f70caa07c0900553123f23952 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-29T12:58:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monografia COMPLETA.pdf: 1144426 bytes, checksum: 1745f41f01e26748c26286e1ad7a66b8 (MD5) Termo de Autorização para Publicação.pdf: 174663 bytes, checksum: 92cb954f70caa07c0900553123f23952 (MD5) Previous issue date: 2025-06-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias da Saudepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programBacharelado em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectPsicologia Escolarpor
dc.subjectComportamento Suicidapor
dc.subjectAdolescênciapor
dc.subjectSchool Psychologyeng
dc.subjectSuicidal Behavioreng
dc.subjectAdolescenceeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleA atuação de psicólogos escolares do Piauí diante de comportamentos suicidas em adolescentespor
dc.title.alternativeThe role of school psychologists in Piauí in addressing suicidal behaviors in adolescentseng
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CCS - Bacharelado em Psicologia (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa1,12 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.