Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2403
Tipo do documento: Anais e Livros de Resumos
Título: Ensino de História, protagonismo social, modos de vida, identidades e (re)existências
Autor: Vieira, Lêda Rodrigues (org.)
Botton, Fernando Bagiotto (org.)
Resumo: A realização da VI Semana de História em conjunto com o I Simpósio Regional ProfHistória UESPI/Parnaíba foi justificada pela crescente necessidade de promoção do diálogo entre os diferentes níveis de ensino e pesquisa na área de História, especialmente no contexto educacional do estado do Piauí. O evento não só fortaleceu a formação acadêmica de estudantes da graduação e pós-graduação, como também contribuiu para a formação continuada de professores da educação básica, criando um espaço essencial para a atualização de práticas pedagógicas, desenvolvimento de novas estratégias de ensino, bem como, a disseminação e divulgação de produções científicas. A relevância do evento está atrelada à sua capacidade de integrar a formação teórica e prática, unindo diferentes perspectivas sobre a ciência histórica e o ensino de História. Ao longo de sua trajetória, o evento tem se destacado pela promoção de debates atuais, como as discussões sobre Direitos Humanos, identidades culturais e metodologias inovadoras no ensino. Esses temas são cruciais para a formação crítica de educadores e estudantes, considerando o papel da História na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Além disso, o evento tornou-se um espaço consolidado para a divulgação científica, fomentando a pesquisa acadêmica e criando oportunidades para que os participantes compartilhem suas investigações com um público mais amplo. Por meio dos Simpósios Temáticos, Oficinas, Minicursos, palestras e mesas-redondas, o evento contribuiu para a construção e disseminação do conhecimento científico, promovendo a interação entre diferentes instituições de ensino e pesquisa do Brasil. Essa troca é fundamental para o desenvolvimento de inovações educacionais e o fortalecimento da ciência no estado.
Abstract: Holding the 6th History Week in conjunction with the 1st ProfHistória UESPI/Parnaíba Regional Symposium was motivated by the growing need to promote dialogue between different levels of teaching and research in the field of History, especially in the educational context of the state of Piauí. The event not only strengthened the academic development of undergraduate and graduate students but also contributed to the ongoing training of elementary school teachers, creating an essential space for updating pedagogical practices, developing new teaching strategies, and disseminating and disseminating scientific research. The event's relevance is linked to its ability to integrate theoretical and practical training, uniting different perspectives on historical science and History teaching. Throughout its history, the event has stood out for promoting current debates, such as discussions on Human Rights, cultural identities, and innovative teaching methodologies. These topics are crucial for the critical development of educators and students, considering the role of History in building a more just and inclusive society. Furthermore, the event has become a well-established space for scientific dissemination, fostering academic research and creating opportunities for participants to share their research with a wider audience. Through Thematic Symposia, Workshops, Mini-Courses, lectures, and roundtables, the event contributed to the construction and dissemination of scientific knowledge, fostering interaction between different educational and research institutions in Brazil. This exchange is essential for the development of educational innovations and the strengthening of science in the state.
Palavras-chave: Ensino de História
Protagonismo Social
Modos de Vida
Identidades
Reexistências
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: FUESPI
Programa: 
Citação: VIEIRA, Lêda Rodrigues Vieira; BOTTON, Fernando Bagiotto. Ensino de História, protagonismo social, modos de vida, identidades e (re)existências. Teresina: FUESPI, 2025. Disponível em: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2403. Acesso em: [data de acesso].
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2403
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:Anais e Livros de Resumos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Livro Completo.pdf3,52 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.